Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SOBRE A ORIGEM DAS RELIGIÕES -- 14/12/2003 - 11:47 (Discípulo de Zaratustr@ >>>>>) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOBRE A ORIGEM DAS RELIGIÕES



As verdadeiras invenções dos fundadores de religiões é, por um lado fixar uma determinada espécie de vida e costumes cotidianos, que atuam como disciplina da vontade e afastam, ao mesmo tempo, o tédio; e por outro lado, dar a essa vida uma interpretação, através da qual ela pareça iluminada pelo mais alto valor, de modo que se torne um bem pelo qual a pessoa luta e, às vezes, até com o sacrifício da própria vida. Na verdade destas duas invenções, a segunda é a mais importante; pois a primeira já existia, mas ao lado de outros modos de vida, mas sem que se tenha consciência de seu valor. A importância e originalidade de um fundador de religião manifesta-se geralmente pelo fato de que ele sabe como ver o modo de vida, na sua capacidade de escolher, e no fato de adivinhar para que serve e como pode ser interpretado esse modo de vida. Jesus (ou São Paulo), por exemplo, encontrou em torno de si a vida das pessoas numa província romana (Judéia), uma vida modesta, cheia de virtudes, atribulada: ele a interpretou, introduzindo nela um sentido e valor superior e, com isso, a coragem para desprezar qualquer outro modo de vida, a secreta e subterrânea confiança em si que não para de crescer até está prestes a “sobrepujar o mundo” (isto é, Roma e as classes dominantes de todo o império). Buda também encontrou esse tipo de pessoas espalhadas em todas as classes do seu povo, que por preguiça são boas e brandas (e sobretudo inofensivas) e que, também por preguiça, vivem na abstinência e quase sem necessidades: ele compreendeu como inevitavelmente esse tipo de pessoas, com toda a preguiça, teria de cair numa fé que prometia evitar o retorno das misérias terrestres( isto é, do trabalho e da ação em geral) -- ele compreendeu isto de forma genial. Para fundar uma religião é necessário infalibilidade psicológica da descoberta de uma categoria de almas, determinadas e médias, almas que ainda não reconheceram que são da mesma espécie. É o fundador de religiões que as reúne; portanto a fundação de uma determinada religião é apenas uma longa festa de reconhecimento.




antonio.macedo.moraes@zipmail.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui