Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->8018 - Dia das Mães Continua Todo Dia -- 13/05/2018 - 13:00 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
8.018 - Dia das Mães Continua Todo Dia

Bom dia Mãe, tudo bem? Tudo, tó aqui e quase não dormi; o Mike bagunçou a noite inteira, mas tá tudo bem e vocês aí como estão... Conversamos mais um pouco e quando ela perguntou como iria usar um presente que levei na quinta passei para a Edna, a Mãe aqui de casa. Oie Dona Cida, ah não ligue não, é fácil de usar faça assim e pronto. Tchau fique bem e o Inho vai falar, tchau Mãe, agora na função de Pai também.
Ontem almocei com os meus filhos, quando eles abraçaram a Mãe aqui de casa e, hoje, eles vão abraçar as Mães que compõem a família, a Magali e a Kiyomi, não sem antes trocarem mensagens com o nosso grupo de WhatsApp, chique não. Uma das mensagens, da Lígia, diz: "Vou levar minha Mãe na loja e falar `Escolhe o presente que você quiser´; quando ela escolher, eu falo `Na volta a gente compra´.". Qual filho, ou qual filha, já não ouviu isso de sua Mãe.
Ou esta: "Coma tudo. Aqui em casa não se joga comida fora. Se não comer tudo agora, vai comer na janta.". Estas: "Quando você trabalhar vai saber dar valor às coisas."; "Não me peça nada na rua, não ganho dinheiro na esquina". Da minha Mãe, quando eu era criança - Na semana santa, no sábado, eu tiro a sua aleluia; a varinha de marmelo já está comigo e você vai ver o que é bom pra tosse.
Numa das páginas do Facebook chamada Língua Portuguesa tem uma pergunta - Cite uma frase muito usada pela sua Mãe na sua infància. Com licença da página copiarei algumas aqui, aliás, a Coma tudo acima já é dela. Vamos lá: "Seus morféticos"; "Deveria ter abandonado quando tive a chance"; "Imprestáveis não servem para nada"; "Porque não morre desgraça"; "Não te suporto!"; "Tenho que aguentar até quando?"; "Não sou sua Mãe, sua burra!".
Ei Edna, você se lembra de alguma frase que dizia às crianças? Não me lembro de nenhuma, dizia as iguais de toda Mãe. Dizia sim, principalmente quando ela trabalhando recebia um chamado de que a Lígia estava aprontando - "Você vai ver, quando eu chegar em casa" e a pior: "Estou indo aí, me aguarde".
Eu não tive frases, só me lembro de uma chinelada dada, que até ficou a marca Rider; arrependi-me, mas como não sou Mãe deixemos pra lá e voltando à página: "Procure no pai-dos-burros, pois você não vai me ter sempre à mão"; "Tirou dez? Não fez mais que sua obrigação"; "Cresce antes de querer aparecer"; "Quer aparecer, amarra uma melancia no pescoço"; "Quando eu sumir, vocês vão me dar valor".
"Vou contar tudo pro seu pai, quando ele chegar você vai ver só.". Dona Cida tentando nos fazer melhor. Ela contava, mas o Seu Jairo não fazia ver só e chamava para engraxar o caminhão, contudo, às vezes, era uma correria só, sem frase alguma, somente a cinta, ou uma varinha daquelas bem doloridas. Depois carregar batata e comer a marmita gostosa.
Uma das Mães, comentando -"Abra a mão! Abraaaaa aaaaa mããããoooo!!! E tome chinelada nas mãos. Hahahaha tó vivinha e feliz (só não tenho coragem de bater na minha filha).". Ela está vivinha e feliz e sua filha, talvez não venha abrir a mão, ficando com mimimi a vida inteira. Os psicóligos e os prisiquiátricos terão trabalho, que a psicologia de uma Mãe das antigas evitaria.
Como não sou Freud, nem Piaget, não sei o que é certo, hoje somos o resultado da vivência com as nossas Mães e a vivência das presentes e futuras Mães ditará o que as crianças serão, ou poderão ser. Tirando este papo cabeça, me parece que uma boa chinelada até agora não mandou ninguém para o limbo da falta de educação. Nenhuma lei, ou um estatuto qualquer, poderá tirar o poder de uma Mãe, com a sua dureza e a sua moleza; este poder tem nome, Amor de Mãe!
Mais da página: - "Pode parar de chorar... eu nem te bati, AINDA". Detalhe deste ainda, porque a gente sabe que vai apanhar de qualquer jeito, mas não pode nem chorar. "Na tua idade, pulava miudinho". Vejam este comentário altamente esclarecedor - "Lena, quem tu pensas que és... criança é criança, quando tu cresceres tudo bem; por enquanto eu mando e tu obedeces... psiuuu... cale a boca!". Neste domingo das Mães, treze de cinco de dezoito, quero mandar um beijão a todas Elas e dizer que eu não vejo a hora do meu neto nascer, fazendo da minha filha mais uma Mãe que continua todo dia e para todo o sempre. Feliz Dia das Mães!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui