Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10387)

Erótico (13574)

Frases (50676)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA AOS BRASILEIROS -- 09/07/2010 - 12:36 (Roberto Stavale) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Julho é de real significância para a história dos paulistas e paulistanos. Mas infelizmente o cidadão brasileiro sempre foi mal informado em relação aos acontecimentos históricos. Assim, quando se celebra o feriado, muitos descansam ou vão passear sem saber o porquê da regalia. É o caso do nosso nove de Julho, quando se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932. Quantos paulistas, principalmente estudantes, que além de desconhecerem datas como nove de Julho, não sabem que em Julho de 1924, eclodiu um violento conflito bélico, entre irmãos brasileiros, dentro da cidade de São Paulo? Não é à-toa que ela é conhecida como a “Revolução Esquecida”. Era mais uma Revolução Tenentista, que começou na madrugada de cinco de julho de 1924 e terminou no dia vinte e oito, com a fuga dos revoltosos pelas estradas de ferro em direção ao interior de São Paulo, Mato Grosso e Paraná. Anos mais tarde remanescentes dessas revoluções formaram a Coluna Prestes, culminando com a Revolução de 1930, levando Getulio Vargas ao poder como ditador. O sangue paulista derramado na Revolução Constitucionalista de 1932 criou sementes para uma nova Constituição Brasileira. Debaixo do Obelisco do Ibirapuera, monumento em homenagem ao MMDC e outros heróis tombados pela ditadura Vargas, existe uma enorme cripta, onde está enterrada a maioria dos paulistas mortos em batalhas da chamada a “Guerra Paulista”. Vale a pena conhecer! Pois é outro detalhe histórico, que poucos conhecem. Brasileiros conheçam a história das suas cidades, Estados e principalmente do Brasil!

Roberto Stavale
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui