Usina de Letras
Usina de Letras
55 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1939 - Farvéstis -- 14/01/2018 - 16:29 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.939 - Farvéstis

Ontem, quase hoje, peguei um restinho do filme Bravura Indómita, western dos bons e com John Wayne, no papel de Rooster Cogburn, xerife gordo, bêbado e falastrão, usando um tapa-olho, tão perfeito que ganhou o único Oscar da sua carreira. Quando foi receber o seu prêmio, John disse - "Se eu soubesse, teria usado o tapa-olho há quarenta anos!" e obviamente o velho Duke, como era conhecido voltou a fazer mais filmes sobre o velho oeste. Ele começou a carreira em westerns B, mais de trinta, sendo guindado a astro somente com seu papel de Ringo Kid em No Tempo Das Diligências, de mil novecentos e trinta e nove e que foi filmado em Monument Valley, no estado americano de Utah. Depois, acho que todo mundo já ouviu falar, ou assistiu John Wayne. Se não viu, corra ver.
Bravura Indómita, refilmado em dois mil e dez, também deu um Oscar ao ator Jeffrey Leon Bridges, mais conhecido por Jeff Bridges, pelo mesmo papel e este ator nasceu quarenta e dois anos depois daquele. Com relação ao filme, eu prefiro o anterior, com o John Wayne, que, quando criança, eu chamava de Jão Vaine e, claro, os faroestes eram os farvéstis.
Faroeste vem do inglês far-west, o oeste distante, região longe do leste americano, por onde começou a colonização em caminho ao oeste e Oceano Pacífico. São tantos os filmes de faroestes que já assisti, com artistas inesquecíveis e esquecíveis, passando pelos spaghetti-westerns, aqueles filmados na Itália e na Espanha, até na Alemanha, esses chamados de chucrute-westerns. Não me lembro de ter assistido alguns desses, só de ter comido joelho de porco com chucrute.
Marlon Brando, Spencer Tracy, Gary Cooper, Katy Jurado, Frank Sinatra, Elvis Presley, olha só, Dustin Hoffman, Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, Joan Crawford, Jane Russel, Marilyn Monroe, olha só, Barbara Stanwyck, Veronica Lake, Claudia Cardinale, Gina Lollobrigida, Norma Benguel, nossa são tantos, que não terei espaço para citá-los, mas Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Eli Wallach, Giuliano Gemma, Yul Brynnei, Steve McQueen, Charles Bronson, Lee Marvin, Joel McCrea, Randolph Scott, Grace Kelly, Burt Lancaster, James Stewart, Maureen O´Hara, Anthony Quinn, Paul Newman, Kirk Douglas, William Holden, Alan Ladd, Van Heflin, Jean Arthur, Jack Palance, Ben Johnson, Kim Darby, Natalie Wood, Robert Redford, Katharine Ross e muito mais, mas muito mais, que peço desculpas a vocês por não ter como citá-los, ou citá-las aqui, dá até dor no coração.
Se puderem vejam esses filmes inesquecíveis: Sete Homens e Um Destino, Pistoleiros do Entardecer, O Homem Que Matou o Facínora, Quando Um Homem É Homem, Por um Punhado de Dólares, Shenandoah, Por Uns Dólares a Mais, Nas Trilhas da Aventura, Três Homens em Conflito, Os Profissionais, Hombre, Gigantes em Luta, Era Uma Vez no Oeste, Meu Ódio Será Tua Herança, Shane, O Dólar Furado, Matar ou Morrer, Rio Vermelho, Os Filhos de Katie Elder e agora pegou, porque tem muito mais e não vai dar para colocá-los, desculpa aí gente.
Vindo para mais perto assisti um filme do ano passado, muito bom com um imigrante dinamarquês, no meio de colonos e foras da lei, que em mil oitocentos e setenta sofre pra caramba. Podem ver e trata-se de The Salvation - A Salvação por aqui. Com Mads Mikkelsen, o homem mais sexy da Dinamarca, com Eva Green, uma linda Bond Girl e Jeffrey Dean Morgan, ator que a Edna gosta muito. Não vou contar mais nada, porém o filme está no nível, para mim, dos outros mencionados. É produção da Netflix e dela mesmo assisti uma série chamada Godless, duração de sete horas e meia, em sete capítulos que eu vi em duas etapas, fiquei até zonzo, mas só parei no fim. É a história de um bandido implacável, que aterroriza o oeste, procurando um desertor de seu bando. Mata muito, até ser derrotado por mulheres, habitantes de uma cidadezinha e que o enfrentam na última esperança. Jeff Daniels é o maluco bandido e Michelle Dockery lidera as mulheres e eu, neste domingo, quatorze de um de dezoito, encerro indo à tevê buscar um filme de John Wayne, lógico!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui