Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1988 - As Brumas de Avalon -- 02/01/2018 - 22:48 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.988 - As Brumas de Avalon

Hoje tirei o dia para limpar e reorganizar o meu escritório doméstico, que é o lugar aonde vou guardando o que me interessa no momento, até eu não me interessar mais, daí a necessidade de um, ou mais dias para remover os não "interessados". É de dar dó, mas fazer o quê, é assim e se é assim, assim é. Começo pelas contas pagas, pelos textos, pelos etc e por último os livros. Introdução só para dizer que iria descartar quatro volumes da série As Brumas de Avalon, um presente meu para a Edna, já que na época eles estavam na crista da onda. Continuando a introdução, longa não, As Brumas de Avalon (em inglês: The Mists of Avalon) é uma obra de mil novecentos e setenta e nove da escritora estadunidense Marion Zimmer Bradley feita em quatro volumes.
É ambientada durante a vida do lendário Rei Artur e seus cavaleiros e tem por escopo narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas, tais como Guinevere, Morgana e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama. Pra variar tirei do Wikipédia e tem mais: A obra foi dividida pela autora em quatro momentos (ou tomos). São estas as divisões: A Senhora da Magia; A Grande Rainha; O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore.
Na versão estadunidense, encontramos todos os volumes num único livro. O romance, além de narrar cerca de setenta anos ou mais (inicia-se quatro anos após o nascimento de Morgana e narra fatos dela já em idade bem avançada), explora fatos históricos preenchendo as lacunas ignoradas sobre a influência do paganismo e das mulheres na formação da Bretanha. A homossexualidade, tanto a feminina quanto a masculina, também é superficialmente abordada na obra. Lancelot declara explicitamente seu amor e desejo por Arthur e, em algumas passagens do livro, é feita uma insinuação de que Morgana mantém relações com a sacerdotisa Raven.
Segundo o livro, Avalon se localiza ao sul da Bretanha, atual Inglaterra, que era uma província do Império Romano. Vários autores citam a atual cidade de Glastonbury (Somerset) como sendo a ilha sagrada. Avalon era conhecido também como o País do Verão. É nesse ambiente fictício que, por volta do século V, passa-se a história do lendário Rei que teria papel fundamental na Bretanha, no momento em que o paganismo estava começando a perder terreno para o cristianismo.
Também tem filme e é um filme estadunidense, tcheco e alemão de dois mil e um, feito especialmente para a televisão, dirigido por Uli Edel, com roteiro baseado nos livros e foi exibido no formato de minissérie pelo canal TNT e as locações ocorreram em Praga, capital da República Tcheca. Participação de Anjelica Huston, como Viviane; Julianna Margulies, Morgana; Joan Allen, Morgause; Samantha Mathis, Guinevere e Caroline Goodall, Igraine mais outros atores.
Já dando o significado de Bruma, substantivo feminino, nevoeiro; nebulosidade causada por gotículas de água que ficam suspensas e diminuem a visibilidade. Dependendo do contexto pode ser escuridão, mistério e incerteza. A introdução quase que comeu o meu espaço todo e o que eu queria escrever mesmo era o poema que eu fiz para a Edna, quando dei os livros de presente. Ei-lo:
"Edna, que seria de mim, sem você a dissipar as brumas do meu coração! Espero que as de Avalon mostrem um pouco daquilo, que por ti eu sinto: Uma enorme paixão!".
Foi inspirado em dezesseis de cinco de oitenta e oito e continua valendo quase trinta anos depois, chegando nesta terça de ano novo, dois de um de dezoito. Evidente que nunca mais descartarei os quatro volumes das Brumas, eles representam o que escrevi até o fim dos tempos. Encerrando e aproveitando para pedir licença à autora para usar o título que ela deu ao livro, que recomendo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui