Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A FALA QUE EXPLICA TAMBÉM COMPLICA -- 21/11/2003 - 20:26 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Caminhar sobre dois pés já foi suficiente para separar o gênero “homo” dos outros animais. Porém o que mais o distanciou e possibilitou todos os avanços que temos hoje foi a fala, essa linguagem complexa e completa que só nós temos. Todavia, com ela, o humano se aprofundou mais também no sentido de enganar a si próprio.



Quando aquele primata aprendeu a andar sobre dois pés, teve uma grande vantagem: poder utilizar os membros dianteiros para arremessar objetos, atingindo seus adversários a distância.



Além do arremesso, foi possível criar gestos, formas de transmitir mensagens aos companheiros.



E, no decorrer de muitos e muitos milhares de anos, a espécie aprendeu a passar informações também através da imitação dos sons, criando aos poucos o que chamamos de ONOMATOPÉIA. Até hoje, quando se diz “um bum”, entende-se falar de uma explosão; e assim foi no começo. Hoje, já perdemos as raízes onomatopéicas da grande maioria das palavras, porque as linguagem se transformou demais de lá até aqui.



Mas a linguagem aperfeiçoada não espantou os fantasmas dos fenômenos da natureza. Ao contrário, em lugar de desmistificar aquela idéia de um ser ameaçador invisível visto no vento, no trovão, no raio, etc., o homem quis explicar o inexplicável, e complicou ainda mais o desconhecimento: criou deuses.



Continue em A CRIAÇÃO DOS DEUSES E DA ALMA IMATERIAL



A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui