Usina de Letras
Usina de Letras
594 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A Fogueira do Capataz -- 04/08/2017 - 19:40 (LEANDRO TAVARES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

Um homem, capataz de uma fazenda, nos seus oitenta e nove anos, contemplava a fogueira da vida.

Quando estava prestes a ser acesa, lembrou-se da noite de amor de seus pais.

Quando o fogo pegou, lembrou-se do parto, do dia em que veio ao mundo.

Quando as chamas tomavam os gravetos, lembrou-se de seus dias engatinhando.

Quando as toras começaram a ser tomadas pelo fogo, lembrou-se de sua infância.

Quando as chamas tomaram por completo as toras, recordou-se de sua adolescência.

Quando o fogo atingiu seu ápice, lembrou-se do auge de sua puberdade, e de seus dias dourados.

Quando começou a diminuir, lembrou-se dos quarenta.

E, a partir deste momento, as chamas foram perdendo força e intensidade.

Quando a primeira tora de brasa foi ao chão, lembrou-se de seus cinquenta anos.

Quando o primeiro quarto das toras desabou, lembrou-se dos sessenta.

Quando metade delas já eram brasas espalhadas pelo chão, veio à sua mente o setuagenário de seus dias.

Quando três quartos já eram brasas ao solo, os oitenta vieram à sua memória.

Restava apenas um quarto das toras abrasadas.

No dia seguinte, o capataz de 100 anos despertou. Apoiado em sua bengala, foi caminhando lentamente até o local aonde fora montada a fogueira.

Com olhar reflexivo, mirou o que dela havia restado.

Muitas cinzas; poucas brasas já apagadas.

Agachou-se com dificuldade.

Trêmulo, uniu suas mãos em concha e encheu-as de cinzas.

De joelhos, arrastou-se até a beira do açude que ladeava a fogueira, erguendo em seguida suas mãos na altura de sua boca.

Vagarosamente, plenou de ar seus pulmões.

Olhou para o sol que surgia por detrás do monte verde que lhe defrontava.

Num suspiro leve e sereno, assoprou as cinzas, as quais se foram com o vento.

E, enrijecido pelo cessar abrupto das batidas de seu coração, caiu para trás.

E, da fogueira, só restaram as cinzas, e algumas brasas que se converteram em carvão.

O vento soprou sobre ela, levando consigo suas cinzas.

E, o que restou do carvão, a chuva, o vento e o tempo encarregaram-se de despachá-los.

E a fogueira se decompôs, tal qual o capataz.

E assim é a fogueira da vida. E assim é a vida do capataz.

 

Sítio do Colmeia, Pirapitinga-MG, 29 de julho de 2017

 

Por Leandro Tavares

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui