Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Corrupção e impunidade -- 28/12/2009 - 14:50 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esta noticia saiu dia 28/06/09 no jornal virtual rua judaica, em Israel
Daniela Kresch - DIRETO DE TEL AVIV-ISRAEL

CRIME E CASTIGO

A semana por aqui foi marcada pela condenação à cadeia de dois ex-ministros israelenses. No mesmo dia, por coincidência, os dois receberam a punição em cortes separadas. O caso mais grave diz respeito ao ex-ministro das Finanças Avraham Hirschzon, de 68 anos, que pegou 5 anos e meio de prisão (além de uma multa de mais de US$ 100 mil) por ter roubado nada menos do que 1,8 milhões de shekalim (quase meio milhão de dólares) da Histadrut, o maior sindicado nacional.

Hirschzon, que era um dos homens de confiança do ex-primeiro-ministro Ehud Olmert, enfiou a bufunfa no bolso na época em que era presidente da Histadrut. Ele recebia envelopes com dinheiro vivo ou cheques mensalmente. Descoberto, alegou que o dinheiro era sua aposentadoria. Mas a desculpa não colou. Não havia recibos ou anotações provando a alegação. O ex-ministro acabou devolvendo todo o dinheiro, mas isso não impediu os juízes de condená-lo a prisão.

Uma das juízas escreveu, no parecer, que o veredicto é uma mensagem clara aos funcionários públicos que abusam de suas posições e passam a povo para trás. Segundo ela, o ex-ministro ficou intoxicado com o poder.

O segundo caso diz respeito ao ex-ministro do Trabalho Shlomo Benizri, de 48 anos, que pegou quatro anos de prisão por corrupção e suborno. Ele ainda vai ter que pagar US$ 60 mil de multa. Benizri, entre outras coisas, recebeu de um empresário US$ 25 mil em troca da emissão de vistos de trabalho para estrangeiros em Israel.

Os dois condenados não são jovens. Mas nem isso fez com que escapassem da cadeia. Amizades no alto escalão e conexões com empresários também não ajudaram os ex-ministros.

Se, por um lado, é triste ver duas figuras públicas caírem em desgraça, por outro é bom ver como a Justiça em Israel funciona.

Enquanto isto, por aqui, a corrupção avança porque quem rouba sabe que ficará impune.

Até quando abusarão da nossa paciência?

Pedro Paulo Rocha
Eng./MSc/Econ./Prof. aposentado



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui