Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os perfis profissionais (nível "C") - por Janete Dias -- 18/11/2003 - 01:17 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os perfis profissionais



Janete Dias*



Vem se tornando comum encontrarmos nas chamadas de vagas, expressões em inglês que, por vezes, nos deixam um pouco confusos sobre seu verdadeiro significado.



Desta forma, faremos aqui, um exercício de esclarecimento em relação a alguns dos cargos mais badalados no momento e as possíveis competências necessárias para o desempenho de cada um deles.



CEO (Chief Executive Officer)

É o principal executivo de uma organização. Equivale ao cargo de presidente, superintendente ou diretor geral. Em algumas estruturas, pode estar vinculado a um chairman, que é o presidente de um Conselho Gestor.

Para este cargo, acreditamos que é necessário ao profissional apresentar como características muita habilidade estratégica, aguçada visão de futuro, ampla visão sistêmica, excelente habilidade em negociar, forte espírito de liderança, capacidade empreendedora, entusiasmo, dinamismo, automotivação e autocontrole, além de boa capacidade para tomar decisões eficazes em situações de extrema pressão.



COO (Chief Operating Officer)

O executivo chefe de operações é o profissional que auxilia, diretamente, o CEO, em questões relativas à rotina do negócio. Como competências principais, neste caso, encontramos a organização, o dinamismo, a capacidade para planejar suas atividades, buscando atingir os resultados estabelecidos, através da definição de metas, boa habilidade para interagir com pessoas.

São necessárias também, flexibilidade e criatividade, para a busca de alternativas, sempre que a situação ideal para a realização das rotinas estiver comprometida.



CFO (Chief Financial Officer)

É o principal executivo de finanças. Para este cargo, competências fundamentais são a visão sistêmica, flexibilidade, a capacidade de trabalhar sob pressão, planejamento, habilidade negocial, criatividade, ética e excelente competência técnica no campo das finanças.



CHRO (Chief Human Resources Officer)

Este profissional é o principal executivo de Recursos Humanos. Seu desafio é apresentar habilidades no relacionamento interpessoal, excelência no planejamento, habilidade para negociação, motivação, criatividade, boa comunicação, flexibilidade, visão sistêmica, conhecer profundamente o negócio da empresa, liderança, capacidade de tomar decisões eficazes, em situações de muita pressão.



CIO (Chief Information Officer)

Este executivo cuida das decisões estratégicas relacionadas à tecnologia, sendo responsável pelo planejamento e pela implementação de tecnologia na organização. É importante que possua experiência internacional, mantendo o intercâmbio com as mais recentes inovações no campo tecnológico. Deve possuir competência técnica, planejamento estratégico e perfil de gestor.

Este profissional deve primar pelo cumprimento de prazos e procurar desenvolver a habilidade para entender os verdadeiros interesses da Organização, alinhando ações para sempre contribuir com outras áreas, no aproveitamento das boas oportunidades comerciais que surjam para a empresa. Deve apresentar facilidade para desenvolver um relacionamento mais integrado com as outras áreas da organização, a fim de oferecer suporte técnico a todas elas.



CTO (Chief Technology Officer)

A este profissional cabe cuidar da arquitetura e infra-estrutura dos sistemas. Às vezes, é escolhido pelo CIO, mas não significa que seja subordinado a ele. Pode ser que, algumas vezes, também responda diretamente ao CEO, dependendo da importância dada a esta função na estrutura da organização.

Tem perfil semelhante ao CIO, porém seu foco principal é a visão clara de todos os processos e negócios da empresa, enfatizando sua competência técnica.



CKO (Chief Knowledge Officer) ou CLO (Chief Learning Officer)

Este é o executivo que administra o capital intelectual da empresa. Cabe a ele reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização. Entende de tecnologias, processos e pessoas.

Neste caso, é fundamental atentar para a habilidade de se comunicar, capacidade de ouvir, processar e compreender mensagens nos mais diversos canais de comunicação. Saber interagir com públicos diversos, com facilidade, ter uma postura orientada para a busca contínua do aprendizado e do aperfeiçoamento, seu e de todos os colaboradores da empresa, apresentando flexibilidade para rever suas convicções, frente a realidades diferentes.



CRO (Chief Risk Officer)

Profissional ligado à administração de riscos. Avalia questões financeiras, aspectos estratégicos do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais. Para desempenhar bem este cargo, o profissional precisa apresentar um perfil voltado para a percepção da interdependência dos diversos aspectos que compõem o cenário da organização, demonstrando poder de visualizar os possíveis impactos das ações a serem implementadas pela empresa e as tendências e influências destas nos resultados da Organização, em termos de futuro.



CMO (Chief Marketing Officer)

Este é o executivo chefe de Marketing; a ele cabe cuidar, também, dos novos negócios da empresa e de aspectos referentes à internet. Em seu perfil não devem faltar interesse, curiosidade, tenacidade, persistência, capacidade para atuar de forma proativa e arrojada frente a situações diversas, capacidade para conceber soluções inovadoras viáveis e adequadas para as situações apresentadas, atitude receptiva a inovações, complementado por um apurado senso de honestidade e ética.



Para finalizar, é importante ressaltar que, seja qual for o cargo que o profissional ocupe na organização, é imprescindível que ele possa estar disposto a desenvolver a sua habilidade de interagir com as pessoas de outras áreas, diferentes da sua. É esta habilidade que há de lhe proporcionar os subsídios necessários para entender melhor e mais profundamente o negócio da empresa e poder fornecer sugestões de soluções bem mais adequadas às reais necessidades da organização.





* Janete Dias é coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP- Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo. É Mestre em Psicologia Social, especialista em Psicologia Organizacional/

Trabalho, Psicóloga, Psicodramatista, graduada em Administração, professora de cursos de pós-graduação e consultora organizacional.



Data: 17/11/2003



Source:

http://job.idg.com.br/AdPortalv3/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=25663&Area=590
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui