Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10387)

Erótico (13574)

Frases (50675)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->MAR DE LAMA -- 05/11/2009 - 15:41 (Roberto Stavale) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta publicada em 15 de Outubro de 2009 no Portal do Fórum dos Leitores do Jornal - O Estado de São Paulo



MAR DE LAMA

Muito se fala sobre as carências políticas e culturais do presidente Lula, do passado terrorista da ministra Dilma e de todas as inconveniências encontradas na família Sarney, convergindo assim a acreditar que, a corrupção atinge a todos os políticos. Devido a esse caos vivemos em uma republiqueta de bananas. Concordo, e às vezes escrevo sobre esses acontecimentos. Mas, devemos lembrar sempre dos nossos Títulos de Eleitores guardados nas gavetas! Somos nós os causadores desse mar de lama que varre a nação. Não adianta dizer - eu não voltei nele, nem naquele. Vai saber? O voto ainda é secreto, e os candidatos vencedores são conduzidos aos cargos executivos e legislativos pelas nossas mãos. Temos um ano pela frente. Vamos refletir e nos preparar para exercer a cidadania, segundo a cartilha petista. Depois não adianta chorar. Também espero que, para melhorar as atuais condições políticas da nação, a reforma política seja feita o mais breve possível. E, com ela venha: o voto distrital. Eleitores só depois dos dezoito anos. E o principal, prefeitos de cidades com mais de um milhão de habitantes, governadores, senadores e presidente da República, com diploma universitário reconhecido pelo MEC. De praxe o máximo de dois mandados para cada cargo eletivo. Temos que acabar com a profissão chamada política. Não vamos continuar confundindo liberdades com libertinagens e nem democracia com demagogia. Chega! A reforma política só vencerá nesses termos, se a camarilha do Congresso Nacional votar a reforma, em um referendum popular. O povo deverá decidir como eleger os seus candidatos e não por intermédio de seus representantes, que só sabem legislar em causas próprias e se apoderarem do erário do país. Vamos ver se os congressistas têm coragem, brio e vergonha na cara para tanto!

Roberto Stavale bobstal@dglnet.com.br
São Paulo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui