Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2017 - A Lista -- 16/04/2017 - 15:58 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


2.017 – A Lista

Estive ontem em São Miguel para visitar e almoçar com Dona Cida, aproveitando para apresentar meu genro André para todos e mostrar a cidade, com uma breve volta pela Praça e adjacências, não sem antes passar pela Igreja, onde pedi por nós e pela empresa, para que ela sobreviva nessa tempestade toda e que, certamente, vai sofrer mais ainda pela divulgação dessa famigerada Lista.

O André sentiu-se bem com a nossa cidade, com o movimento das lojas e da loteria do Robertinho, que eu nunca deixo de entrar para arriscar os meus palpites, justo nesse sábado, quando as loterias estavam bem acumuladas. Claro que não ganhei nenhuma delas e já estou separando um valor para a próxima semana, visto que a Mega-sena acumulou mais, incluindo a Timemania e a Quina no pacote da esperança. Só assim para pensar num futuro melhor, pois trabalhar e trabalhar não está sendo fácil não, haja vista a economia estar caminhando a passos de tartaruga e das mais devagar.

Falei para o André que São Miguel está mais para o agronegócio e, agora, vem buscando o turismo ecológico, com as reservas naturais do seu entorno, o que para suprema vergonha de minha parte não as conheço e não pude dar maiores detalhes a ele. Disse também do trabalho da nossa Igreja de São Miguel Arcanjo, com a criação do Santuário e do esforço para atrair os fiéis.

Voltando à Lista, famigerada Lista, é a do Ministro Luiz Edson Fachin, o Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, que autorizou a abertura de inquéritos solicitados pela Procuradoria-Geral da República e no total, noventa e oito pessoas devem ser investigadas. Só de São Paulo, dezessete pessoas, o maior em número e Mato Grosso ficando com um, passando por Bahia, doze, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, sete cada, Pernambuco, seis e Santa Catarina e Minas Gerais com cinco cada um; seguem demais Estados com dois, três cada um e me parece que o Amapá sem nenhum.

Após nossa volta pela cidade, fomos ao almoço muito gostoso, com algumas lembranças do meu pai e do passado familiar, aliás, ao André também comentei do passado da cidade, de sua evolução, de sua cultura e das culturas que recebeu das pessoas que aqui viveram e hoje, sem dúvidas, São Miguel está mais cosmopolita do que já foi, mas ainda sem indústrias, que talvez não seja sua vocação.

Na Lista temos um Ministro do TCU, um Deputado Estadual, três Governadores, oito Ministros, vinte e quatro Senadores, trinta e nove Deputados Federais e vinte e dois Outros, mas não menos importantes, que não mereçam a investigação. Dos partidos, temos o PT com vinte nomes, o PMDB, com dezoito nomes, o PSDB, com treze nomes, o PP, com nove nomes e os demais nomes se distribuem por outros treze partidos, com sete deles com um nome só. De São Miguel não tem nenhum nome, porém um dos citados na lista do Fachin é frequentador da cidade, pelo menos nas campanhas eleitorais, já que ele é Deputado Federal há um tempão.

As investigações foram baseadas em depoimentos de quarenta dos setenta e oito delatores e os principais crimes são corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Da Lista, sete são mulheres e noventa e um são homens, o que me leva a pensar que nenhum dos gêneros irá pleitear a inclusão de mais nomes, ou reclamar que não está bem representado; também não estou vendo movimentos de adesão, ou de greve, ou de passeata na Paulista para solicitar participação, nem uma entidade sequer fechando ruas e avenidas.

Hoje domingo, dezesseis de quatro de dezessete, depois de um lanche na padaria, comendo sorvete Mega e ouvindo The Rolling Stones - You Can`t Always Get What You Want, começo a pensar no dia de amanhã segunda, que não será fácil, já que a Lista vai pegar e causar um estrago no andamento das obras de engenharia, das quais precisamos muito e o meu sobrenome não é Odebrecht. Ainda bem e que eles vão para onde merecerem...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui