Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1982 - Chester -- 19/03/2017 - 17:29 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.982 - Chester
Conheço um grupo de jovens participantes de uma dinàmica na Sadia, que escreveu sobre o Chester, produto da Perdigão. Isso quando as duas ainda eram separadas. Fechei a crónica passada com essa colocação e agora as duas empresas estão juntas numa mesma holding, a BRF, ou Brasil Food, que está enrolada com a Operação Carne Fraca - A maior operação já organizada pela Polícia Federal, que desmascarou um esquema mantido por grandes empresas de carne para vender produtos adulterados e fora do prazo de validade.
A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de trinta marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Dánica e seus produtos são comercializados em mais de cento e cinquenta países, mantém cinquenta e quatro fábricas em sete países e tem mais de cento e cinco mil funcionários. Não preciso defendê-la, pois ela talvez saiba se defender sozinha, o que já vem fazendo. Um de seus slogans é "A BRF trabalha para alimentar o mundo.". Entre seus principais acionistas está Abílio Diniz e para leitura sobre a empresa recomendo o site brf-global.com, extenso e cheio de informações.
Mas não quero falar da Operação, já que todos estão falando e com mais propriedade; quando falei na semana passada do Chester, essa tal operação ainda não havia sido deflagrada. A dinàmica foi verdadeira e meu filho participou dela, foram bem e bem foram dispensados pelo motivo que eu já disse. Eles estavam na Sadia e tinham que escrever sobre o Fiesta, o frangão da Sadia.
Agora que estão todos juntos, não importa mais, se Fiesta, ou se Chester. Eu nunca vi nenhum, nem outro e não conheço ninguém que tenha visto. Portanto, me parece que esses frangões existem somente em granjas e não existe um chester caipira. A título de esclarecimentos, transcrevo material que encontrei na Revista SUPERINTERESSANTE - "Desde oitenta e dois, quando chegou à fama, que o Brasil fala de suas coxas e seu peito, mas, diferentemente de outras beldades, o Chester não atrai só admiração, mas desconfiança. Culpa da própria Perdigão, que cria os bichos em segredo, dando margem a teorias da conspiração e que fique claro: o Chester é só um frango; grande, fruto de doze anos de seleção artificial e meio desengonçado, mas um frango.
Essa história começou em setenta e nove, quando Sadia e Perdigão nem imaginavam que um dia seriam a mesma empresa. Coube a um executivo da última, Saul Brandalise Jr., a missão de criar uma alternativa para o peru de Natal da concorrente, um sucesso de vendas. Brandalise enviou aos EUA dois técnicos, que voltaram com onze linhagens de uma galinha escocesa. Elas foram direto para a avícola Passo da Felicidade, em Tangará, no interior catarinense. A granja ficava no meio de uma reserva de araucárias, protegendo as aves de contaminação e garantindo sigilo.
Em oitenta e dois, após três anos de desenvolvimento, surgiu no mercado o Chester - marca registrada que vem do inglês chest (peito). Anos depois, apareceu o "Chester da Sadia", o Fiesta, outro superfrango. O Chester é alimentado à base de milho e soja, é selecionado para ter cada vez mais peso com menos gordura. Tudo, diz a marca, sem qualquer tipo de medicamento, antibiótico ou hormónio anabolizante.".
Um Chester tem altura de sessenta centímetros e peso de quatro quilos, com abate nos cinquenta dias para os machos e trinta e cinco dias para as fêmeas, que são vendidas como frango comum. Achar um Chester é fácil, difícil é achar um ovo de Chester, pois sua produção é controlada e a venda é proibida, para manter exclusividade da marca Perdigão, hoje também Sadia.
Eu não gosto do Chester, nem do Fiesta e, portanto, não como; raramente um pedacinho, ou outro e neste domingo, dezenove de três de dezessete, confesso que prefiro um franguinho comum, no arroz, ou bem fritinho, como minha mãe fez ontem para mim, nem dispenso aqueles de padaria.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui