Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Meira Penna: O Brasil na II Guerra Mundial -- 09/06/2009 - 12:55 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De: José Osvaldo de Meira Penna (jo.meirapenna@...)
Enviada: terça-feira, 9 de junho de 2009 11:51:49
Para:

Caro amigos,

O Estado de São Paulo de domingo passado, 7 de Junho, pag. A16. publica um artigo assinado por Wilson Tosta, afirmando que O PAIS FOI CHAMADO A OCUPAR A ÁUSTRIA, ao final da IIª Guerra Mundial. Alega que a informação é do historiador Frank McCann, da Universidade de New Hamshipre, USA. E será debatida num seminário promovido pelas Universidades do Rio e de Londrina.

Creio que o professor McCann desconhece inteiramente o que se passou ou, talvez, sua alegação não tenha fontes seguras. Em princípios de 1945, com a guerra chegando ao fim, a Áustria era o objetivo dos exércitos russos do Marechal Zukhov que, após a ocupação da Romênia e da Hungria, se achavam às portas de Viena. Após o fim das hostilidades, a Áustria foi ocupada pelos soviéticos com a representação simbólica de tropas aliadas ocidentais. Os soviéticos não queriam largar o osso, o que fizeram com muita má vontade por força dos acordos de Yalta e de Potsdam. Além disso, o Brasil não obteve um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU por objeção da URSS, uma vez que não mantínhamos relações diplomáticas com Moscou.

Na fotografia dos oficiais brasileiros condecorados na Itália, o segundo da primeira fila me parece ser o então coronel Castello Branco, futuro Presidente da República.

Um abraço cordial do Meira Penna


Obs.: Castello Branco foi promovido a tenente-coronel em 1943. Mais dados sobre o grande presidente brasileiro, consulte http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_de_Alencar_Castelo_Branco (F. Maier).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui