Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->PURO ESTRANGEIRISMO... -- 29/06/2009 - 21:53 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PURO ESTRANGEIRISMO...
(Por Germano Correia da Silva)


Querendo ou não, vivemos os efeitos das mudanças que nos foram introduzidas “goela abaixo”, no dia-a-dia de um mundo globalizado e, por conta disso, e também por uma questão de sobrevivência natural, os povos de todos os cantos e recantos do nosso universo tentam se virar da melhor forma que lhes convém.

Os centros comerciais das pequenas e grandes cidades, visando atrair a atenção de sua clientela, usam e abusam do estrangeirismo quando da criação dos nomes exóticos para seus estabelecimentos comerciais.

As grandes imobiliárias têm se juntado às grandes construtoras e tramado a criação de nomes “belíssimos“ para apelidarem os seus novos empreendimentos imobiliários. Quanto mais exótico for esse nome, maior será o sucesso de vendas das unidades construídas e a construir.

Os nomes de pessoas em todo o mundo, inclusive no nosso mundo emergente, estão cada vez mais estrangeirados. Os pais novatos têm usado e abusado das “homenagens” que são feitas aos estrangeiros no momento de dar um nome “oficial” para o seu rebento.

Dia desses, sem se aperceber do que realmente estava fazendo, um cidadão decente de origem humilde e muito benquisto na sua comunidade, quase entrou numa fria. Imaginemos, aqui, a situação constrangedora vivida por aquela pessoa inocente, acusada de fazer algo que não tencionava fazê-lo, justamente por não entender ao certo o que era aquilo que lhe mandaram fazer.

Por conta desse estrangeirismo desregrado aquele cidadão bem-intencionado fora detido por um dia, suspeito de tentar maltratar um idoso de origem estrangeira, o qual de uma hora para outra fora parar na frente de sua humilde casinha.

De acordo com o depoimento dele e eu acredito nas suas palavras, ele não fizera nada demais, apenas cumprira uma parte das ordens dadas por aquele senhor bem grande e forte, que metia medo a qualquer pessoa. Disse, ainda, que ele falava com a língua enrolada e que após deixar aquele senhor idoso aos seus cuidados, ao sair, teria dito em alto e bom som, com se estivesse esbravejando:

Sou longo! Sou longo! Oquei! Oquei! Tranque o velho e mate...!

Pelo que fora apurado após o exame de corpo de delito, aquele idoso recém-chegado só dormiu desacompanhado e em nenhum momento fora maltratado. Ele fora apenas “trancado” no humilde aposento que lhe fora reservado pelo dono da casa que lhe deu abrigo, a fim de que ele pudesse dormir aquela noite, conforme ordem dada pelo homem alto e forte...

Culpa do estrangeirismo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui