Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta ao general Santa Rosa -- 01/05/2009 - 16:13 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TOA - Teatro de Operações da Amazônia

Defesanet 20 Setembro 2007

Defesa @ Net

Reserva Indígena Raposa Serra do Sol

Carta ao General-de-Exército Maynard Marques de Santa Rosa


Prezado General Santa Rosa,

Tive o imenso prazer de conhecê-lo e assistir as suas palestras que são um voto de amor ao Brasil. Mais que isso, instigantes obrigam os assistentes à profunda reflexão sobre vários pontos, em especial sobre a estratégia de defesa da Amazônia.

O nobre General viajou por todo o Brasil levando a sua mensagem de pensar o Brasil e a Amazônia em especial.

Assim também foram suas apresentações nas audiências públicas realizadas na Câmara e Senado onde o senhor trouxe de forma incontestável o problema das ONGs.

Quando perguntei ao senhor General Santa Rosa se não tinha receio de ter mexido com um problema tão polêmico, o senhor de pronto repeliu a idéia com o argumento de que sua apresentação tanto na Câmara como no Senado deu a motivação para a criação da CPI das ONGs, há muito tempo pleiteada e nunca implementada.

Pena ver que o seu desprendimento seja agora obstruído nos desvãos da política como o próprio Senador Papaléo Paes (PSBD-AP), que alertou da tribuna, nesta terça-feira (18 Set), dos trabalhos de obstrução na criação de CPI por muitas sombras, que se locupletam nos recursos fantásticos que são desviados em seu apoio. E mais ainda, estão muito longe de qualquer sentimento público e nacional sendo bem o contrário a norma.

Caro general Santa Rosa os motivos de sua saída da Secretaria de Política e Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI), do Ministério da Defesa (MD) expostos pelo próprio ministro, em uma reunião à tarde no MD, são um orgulho para nós brasileiros.

Alegado pela atual administração do MD foi o seu posicionamento no depoimento no Congresso Nacional em defesa da Amazônia e de discordar do emprego do Exército Brasileiro em ação de força ou apoiando com, muitos meios, cerca de 700 homens da Polícia Federal contra os posseiros e residentes da Reserva Raposa Serra do Sol.

Sim meu caro general, o senhor não tem em seu currículo roubar o sino da sua escola e transplantar na calada da madrugada artigos da constituição, que não foram votados em plenário. Por em risco toda a Carta Constitucional de 1988.

Ou misturar seus interesses pessoais e profissionais com os do governo ao longo de relevantes postos, que foram ocupados em sua carreira. Um posicionamento menor e pífio onde os recursos e glórias são o maior objetivo que o real desenvolver da sua função em prol de realizações para o Brasil.

Ou a grande farsa montada, no dia 12 de Setembro, quando a atenção da imprensa era deslocada para um factóide político, no Palácio do Planalto, acontecia um fato indigno e de verdadeira traição ao Brasil.

Meu caro general. realmente estamos em um novo ciclo no nosso país. Pensar o Brasil passou a ser demérito um item menor dentro do atual quadro nacional.

Como a atitude apócrifa de afastar, no dia 06 Setembro, o Gen Ex R1 Rômulo Bini Pereira, que era o Secretário de Estudos e Cooperação do MD, quando extinguiu esta Secretaria no MD, para transformá-la em Secretaria de Aviação Civil (SAC) e colocar uma civil na função para servir de escalada para a ANAC.

A imprensa não publicará o seu nome e nem ele será reverenciado pelos brasileiros, nós do Defesa@Net queremos prestar-lhe a nossa digna homenagem, um grande brasileiro que levou a sua mensagem baseada com fatos, análises e em especial substanciado em números. Mais que isso o seu amor ao Brasil.

Ao final queremos deixar uma pergunta aos nossos leitores. Será que o espírito de nacionalismo e pensar o Brasil passou a ser crime nesta república?

A irracionalidade do momento só teve um momento de lucidez, não dos doutos da república mas na carta da comunidade Ianomani frente a recentes invasões por forças estrangeiras:

“O pessoal (Ianomami) de Xitei vive na terra do Brasil. Quando os habitantes da Venezuela entram no Brasil vocês do Exército Brasileiro não falam nada? Vocês estão presente na terra-floresta yanomami, mas por que não mostram sua valentia? Por esses motivos, nós Ianomami estamos muito preocupados, pelo fato do Exército não falar nada. “

O senhor general Maynard Marques de Santa Rosa falou, falou pelo Brasil, pelos brasileiros reais e cidadãos silenciosos, que fazem esse país no seu dia a dia.

Um grande abraço

Nelson Francisco During
nelson_during@defesanet.com.br

Editor


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
util - acesso certo Error na query - UPDATE Cartas SET ult_hora ='2024-04-19', contador = (contador+1) WHERE codigo = 26526 - Unknown MySQL server host 'usinadeletras.vpshost4958.mysql.dbaas.com.br' (2)
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui