Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->ODE ABUNDA -- 01/06/2009 - 23:15 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Outro dia deparei-me com uma crônica do Artur da Távola, chamada Ode ao Gato. Excelente. Penso que Artur criava gatos e era grande conhecedor desses bichanos, do contrário não poderia escrever com tanta propriedade. Como gostei, pensei o seguinte: quantas outras odes foram escritas com semelhante qualidade?



Antes de prosseguir, convém lembrar que ode é uma composição poética originária da Grécia. Desde Homero, era cantada e acompanhada pela lira. Em grego, ode significa canto. Na literatura portuguesa, Camões e Pessoa foram alguns dos que aderiram a essa forma de escrita. Mais recentemente, Miguel Torga fez o mesmo. Contudo, a ode de que falo, assim como a do Artur, nada mais é do que uma crônica ou algo do gênero, em que se exalta alguém ou alguma coisa. Tornou-se habitual chamar de ode esse tipo de texto. Então, pensando na deliciosa Ode ao Gato, passei a procurar por outras.



A pesquisa me confunde logo de saída. Aparece outra Ode ao Gato, esta atribuída a Pablo Neruda. Não é o texto do Artur, mas fala dos bichanos. Logo, percebo que a Neruda se atribuem dezenas de odes. Pergunto-me se Neruda se inspiraria no nosso Artur...



Depois, vi Ode à Amizade, um poema legal! Ode à Árvore e Ode ao Ator Feio, no blog do Ricardo Calil. Em Ode ao Burguês, Mário de Andrade não homenageia, mas tritura o bom burguês. Também encontrei Ode à Bohemia, Ode ao Canalha, Ode à Felicidade, Ode à Paz, Ode ao Prozac, Ode ao Trabalho e vai por aí...



Quando a pesquisa é na internet, tem algo que irrita mais do que a conexão lenta e a mediocridade de certos textos. São as reproduções de bons textos sem citação do autor. Isso é intolerável. Há, ainda, textos indevidamente atribuídos a nomes consagrados... Quanta coisa está circulando com a falsa autoria de Érico Veríssimo, Fernando Pessoa e até Shakespeare...



Bem, apesar de tudo, é um passeio interessante. Vi algumas letras de música, como a Ode ao Gaúcho e a Ode aos Ratos, de Chico Buarque e Edu Lobo.



Vi coisas tão variadas quanto criativas, como um blog chamado Big Ode. E, obviamente, não falta quem se ocupe de inventar algum modo diferente de meter um F antes de ode.



Enfim, encontrei odes de todo gênero e para todos os gostos. Foi aí que me dei conta: se tem para todos os gostos, onde está a ode ao conhecido gosto brasileiro? Como podem abundar as odes sem que haja ao menos uma dedicada à preferência nacional? Se ode abunda, por que não? Certamente, muitos terão talento e disposição para escrevê-la. Quem quer começar?


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui