Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Lula quer adiar a crise -- 09/12/2008 - 22:44 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lula quer adiar a crise.

Crédito, para Lula, virou a única chave para desligar o Brasil da crise. Dinheiro fácil e abundante sempre foi música para os ouvidos do lambari ao tubarão. Cá entre nós, que não somos economistas, adianta oferecer crédito para um consumidor que não tem patrimônio e nem poupança para garantir o pagamento da dívida? Adianta oferecer crédito para o empresário transformar em produto ou serviço que não está sendo demandado? Adianta financiar o adiamento da crise? Vejam este caso: a Vale, para não demitir mais 1.000 funcionários de duas empresas que desativou no Espírito Santo por falta de pedidos, colocou os mesmos a fazer a manutenção das instalações, o que normalmente era contratado de uma empresa terceirizada. Com isso, a Vale está economizando e mantendo a sua força de trabalho por algum tempo. Mas e a empresa terceirizada que fazia o trabalho antes poderá manter os empregos garantidos pelo atendimento à Vale? Provavelmente, não. Crise é isso. É queda da atividade econômica, é queda do consumo, é queda da renda e por aí vai. Atinge a todos, sem exceção, restando saber apenas quem vai pagar a maior parcela da conta. Hoje Lula reúne os bancos públicos para falar sobre crédito. Se decidir baratear o crédito com uma canetada, Lula vai gerar mais deficit público, aumentando a conta de juros pagos aos bancos privados que financiam o seu governo perdulário. A chave para vencer a crise não é crédito. O crédito fácil de hoje é o calote garantido de amanhã ou não foi isso que gerou toda esta crise mundial? Não foi excesso de crédito? A única saída sem riscos é cortar custos. Cortar propaganda. Cortar cargos de confiança. Cortar doações a países vizinhos. Cortar cafezinho. Cortar aumentos de salários. Cortar custos. Cortar bolsa-anistia. Cortar capacitação. Cortar diárias. Cortar Brasil 2014. Cortar Rio 2016. Cortar cartão corporativo. Cortar na carne gorda e vermelha da companheirada, aboletada em quase 40 ministérios. Lula, em vez de enfrentar com o peito aberto, está querendo empurrar a crise de barriga, à custa dos cofres públicos. Só não enxerga quem não quer.

POSTADO POR CORONEL


Obs.: Não é só Lula que quer adiar a crise, mandando todo mundo se endividar. O mesmo está fazendo Bush nos EUA, ao conceder empréstimos bilionários a empresas diversas. O mesmo fará Obama quando assumir a presidência. Todos vão empurrar com a barriga até onde der. Me parece que ninguém está querendo resolver o problema principal: acabar com a alavancagem estratosférica do crédito. Pelo visto, a bolha vai só murchar, com milhões de desempregados, mas explodir... bem, isso fica pra mais adiante... quem sabe com consequências ainda piores do que as atuais (F. Maier).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui