Usina de Letras
Usina de Letras
306 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Mensagem do senador Álvaro Dias -- 09/12/2008 - 20:31 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De: Sen. Alvaro Dias (ALVARODI@senado.gov.br)
Enviada: terça-feira, 9 de dezembro de 2008 16:09:19
Para: ttacitus@hotmail.com

Prezado Senhor Felix Maier,

Eu não tenho duvida de que houve atentado à soberania do pais com a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol nos moldes como foi feito.Mas não acredito,também, que vá acontecer qualquer punição ao Presidente Lula pela transcrição à lei.Eu considero um absurdo a reserva com uma faixa continua de 1,7 milhão de hectares, abocanhando quase 50% do território do Estado de Roraima tornando inviável o Estado como unidade autônoma da Federação, devendo Roraima retornar à condição de território, dependente de Brasília. Só o Lula não vê que a reserva significa a desestabilização da agricultura de Roraima, fortemente baseada no cultivo de arroz,praticado há décadas naquelas terras.A ação é tão absurda que até mesmo os índios são contra,pois se beneficiam das fazendas produtivas no local.Não nego aos índios o direito à reservas,mas não nos moldes desta feita em Roraima de áreas continuas.E tem mais: a extensão da terra da raposa Serra do Sol é,por todos os títulos, injustificável. São muito poucos os índios a ocupar tão vasta extensão de terra. Estudos do governo de Roraima mostram, por exemplo, que no subsolo da Raposa Serra do Sol há um verdadeiro tesouro. As minas de ouro - o maior veio do mundo em quantidade -, diamantes, minerais radioativos e úteis para as indústrias bélicas e de informática (nióbio, molibdênio, tântalo e titânio), formam uma das maiores penínsulas minerais do planeta. Há ainda em abundância cassiterita, cobre, calcário e fosfato. Tudo isso justifica mais ainda a necessidade de preservação da área da Raposa Serra do Sol em poder exclusivo do Estado. Mas o governo do PT, a titulo de reparar injustiças históricas de índios e de supostos herdeiros de quilombolas, não hesita em pisar nos direitos constitucionais dos que ocupam legalmente a terra por mais de 100 anos, sem a menor preocupação com a viabilidades destes atos, tanto do ponto de vista econômico, quanto daquele que é mais importante, a segurança nacional. È,realmente, um governo irresponsável.Felizmente, está havendo reação aqui no Senado,com a qual eu concordo e que está na noticia abaixo da “Agência o Senado”.

Cordialmente,

Alvaro Dias

Email : alvarodias@senador.gov.br

Visite nossa página na internet www.senadoralvarodias.com

Blog : www.blogalvarodias.com


DEMARCAÇÃO E CONFLITOS NA RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL GERAM DEBATES EM PLENÁRIO, COM DURAS CRÍTICAS À POLÍTICA INDIGENISTA DO GOVERNO FEDERAL

O apoio do governo aos índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, poderá resultar na morte de algum índio e no conseqüente surgimento de um mártir da causa indígena. Exatamente como se deu com Chico Mendes, o líder dos seringueiros assassinado há 20 anos em Xapuri (AC). Foi a advertência que o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) fez ontem, em discurso no qual criticou a demarcação da reserva e pediu que os brasileiros entendam a razão pela qual os fazendeiros que têm atividades na área demarcada "podem perder a cabeça e matar um índio".

– O nível de provocação é muito alto. Não dá para perder um trabalho de 60 anos. Ficam fomentando os índios e aí alguém perde a cabeça e dá um tiro, uma facada, atropela um índio – comentou o parlamentar.

No entender de Papaléo, personalidades como Chico Mendes e a irmã Dorothy Stang, assassinada em 2005 no município de Anapu (PA), devem ser questionadas para se averiguar o que de fato representam.

– Um dia precisamos ver se o Chico Mendes era tudo isso mesmo. A gente não sabe o que essas pessoas ficam fustigando – observou o senador.

Ele também se referiu com desconfiança aos responsáveis por muitas organizações não-governamentais, que estariam por trás de manobras para a exploração do valioso subsolo das reservas indígenas.


REPERCUSSÃO

O discurso de Papaléo levou a uma série de intervenções sobre o conflito na reserva e sobre a questão indígena de uma maneira geral. Apenas o senador José Nery (PSOL-PA) defendeu a demarcação da reserva e a retirada de fazendeiros e outros moradores não-índios do local. Na opinião do parlamentar, os índios foram atacados violentamente na segunda-feira por defenderem seus direitos constitucionais, que estariam sendo desrespeitados.

De acordo com Jefferson Péres (PDT-AM), a demarcação da reserva em área contínua é um equívoco, uma vez que ali se encontram quatro etnias diferentes, e já exercendo atividade econômica similar à dos não-índios. Uma reserva só se justificaria, argumentou, no caso de índios vivendo em estado primitivo e em locais não-agricultáveis, a exemplo do que ocorreu com os ianomâmis.

– Na Raposa Serra do Sol deveriam ter criado quatro ilhas distintas. Eles são aculturados. Não têm direito àquele espaço todo, não.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou que o melhor que se faz para os índios é tentar integrá-los ao restante da nação. Ele mesmo apresentou projeto estipulando quota para índios em concursos públicos,comentou.

– Os ianomâmis vivem na Idade da Pedra. Comem piolho e pulga de cachorro – comenta Augusto Botelho (PT-RR),que disse concordar com o alerta de Papaléo Paes, prevendo também que a situação de confronto na reserva "vai levar a uma desgraça".

O senador Mão Santa (PMDB-PI) foi taxativo:

– Não tem esse negócio de índio, preto e branco. Só existe a pátria brasileira.

70218


AUGUSTO APONTA EQUÍVOCOS EM DEMARCAÇÃO

Do modo como foi decretada, a criação da reserva Raposa Serra do Sol configurou um erro, segundo Augusto Botelho (PT-RR). Na opinião do senador, mesmo respeitando o direito dos índios à terra, teria sido possível abrigar na região os produtores rurais de pequeno e grande portes que há muitos anos desenvolvem ali suas atividades.

O senador disse lamentar que a demarcação da reserva em área contínua tenha ocorrido apesar dos alertas que ele e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) vêm fazendo há anos. Afirmou que nem a maioria dos indígenas da Raposa Serra do Sol queria a atual forma de demarcação.

Em apartes, apoiaram o discurso de Augusto Botelho os senadores Mozarildo Cavalcanti, Gilberto Goellner (DEM-MT), Gerson Camata (PMDB-ES), Cristovam Buarque (PDT-DF), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), César Borges (PR-BA), Carlos Dunga (PTB-PB) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).


PARA MOZARILDO, PT IMPÕE "VERDADE DISTORCIDA"

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou que mais de 300 homens da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança estejam sendo "usados pelo governo do Brasil contra brasileiros honestos que estão em Roraima há gerações" e que "estão sendo desterrados na marra". Afirmou que o ministro da Justiça, Tarso Genro, foi a Roraima "só pra ser xerife" e considerou a visita "uma atitude arbitrária".

Para o senador, "alguns setores do PT" estão querendo impor "uma verdade distorcida" aos brasileiros. Ele disse que há oito grandes plantadores de arroz na região – algumas dessas famílias, lembrou, estão lá há mais de cem anos –, mas há também 488 pequenos proprietários nas quatro vilas dentro da reserva Raposa Serra do Sol: Mutum, Socó, Água Fria e Surumu.

– Há ainda gente pobre que mora nas vilas, funcionários públicos, casados com índios, filhos de índios, que agora estão sendo desterrados na marra – afirmou


--------------------------------------------------------------------------------

De: Félix Maier [mailto:ttacitus@hotmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 11:54
Para: Sen. Alvaro Dias - Imprensa
Assunto: RE: Resumo da Semana

Prezado Assessor,

Gostaria que o senhor repassasse ao Senador Álvaro Dias a apreensão que todos nós brasileiros estamos passando com o desfecho a ser dado nesta semana pelo STF a respeito da questão Raposa Serra do Sol.

Gostaria que encaminhasse a cópia da carta que enviei aos ministros do STF (Cfr. abaixo).

Atenciosamente,

Félix Maier


Carta aos ministros do STF

Excelentíssimos Srs. Ministros do STF,

Venho por meio desta mensagem manifestar minha preocupação com os destinos do Brasil, face à enorme quantidade de criações de guetos ("bantustões") raciais e sociais no Brasil, que são as reservas indígenas, as terras reivindicadas por quilombolas e os assentamentos do MST.

Se toda a comunidade internacional era contra o sistema do Apartheid de triste memória, em que a África do Sul confinava populações de negros em "reservas" conhecidas como bantustões, de onde só podiam sair com permissão do governo racista, por que no Brasil se permite que se estabeleça esse Apartheid de índios, negros e sem-terra?

Concito todos os senhores ministros da Alta Corte a pensar nos destinos do Brasil Grande, decantado pelo Conde Affonso Celso, Por que me ufano de meu país, e frear essa criação alucinada de bantustões brasileiros, que poderá balcanizar todo o território nacional em inúmeras nações. Seria a transformação do Brasil num imenso Brasilistão, uma mistura de Brasil com Afeganistão, onde irão prosperar os novos mandatários, especialmente os indígenas, tranformados em senhores de novos servos - uma volta à Idade da Pedra e dos sacrifícios humanos dos tempos pré-colombianos.

Caso os senhores compactuem com a ideologia predominante, de viés esquerdista, de transformar o Brasil em inúmeros kolkhoses (antigas fazendas coletivas soviéticas), serão todos co-responsáveis por esse crime de lesa-pátria. O destino que terá Raposa Serra do Sol, cujo processo está nas mãos dos senhores ministros do STF, será o indicativo de que país queremos ter: o Brasilistão sonhado pelos esquerdistas, ou o Brasil "solidário, homogêneo e compactado", decantado por Affonso Celso:

"No Brasil, não há antagonismos entre as partes que o compõem. Cimenta-as, ao contrário, forte solidariedade. O Brasil é perfeitamente homogêneo, material e moralmente, pelo lado social e pelo lado étnico, pois nele se cruzam e se fundem todas as raças. Lucraremos, sem exceção, em permanecer um vasto conjunto intimamente ligado e compactado. Exigem-no, imopõem-no poderosos interesses. Ainda quando, por desgraça geral antipatriótica e cega política determinasse a cisão, ela seria forçosamente passageira.

Erguer-se-ia incontinente um valente partido com a bandeira da junção e, em breve prazo, triunfaria, como triunfou em outras regiões de vínculos menos sólidos. A unificação se realizaria em nome de um passado quatro vezes secular". (Affonso Celso de Assis Figueiredo, o Conde Affonso Celso, in Por que me ufano do meu país, Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1998, pg. 225 e 226.)

Brasilistão: o Brasil não merece este destino!

Atenciosamente,

Félix Maier

Militar aposentado do Exército e escritor


--------------------------------------------------------------------------------

From: gsadia@senado.gov.br
To: ttacitus@hotmail.com
Subject: Resumo da Semana
Date: Sun, 7 Dec 2008 02:10:38 -0200

Senador ALVARO DIAS

INFORMATIVO SEMANAL

De 29 de novembro a 05 de dezembro de 2008

DESTAQUE

Alvaro Dias recebe troféu de melhor senador do País

"Ele foi o vencedor do Prêmio em 2006 e já mostrou que é imbatível em votações pela internet". Foi assim que os apresentadores Cristina Serra e Heraldo Pereira, da TV Globo, convidaram o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) para subir ao palco do auditório e receber o troféu de melhor senador do País.

Valorização da Instituição

A festa do Prêmio Congresso em Foco 2008 foi na noite da segunda-feira (01/12), na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. No auditório lotado, Alvaro Dias recebeu o troféu das mãos do presidente da OAB, Cezar Britto, e do diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa. ...
Leia mais

VEJA TAMBÉM

Excesso de homenagens prejudica trabalho do Legislativo, diz Alvaro DiasO senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o excesso de sessões especiais para homenagear personalidades e instituições e marcar datas comemorativas realizadas durante o horário do expediente, que oficialmente vai das 14h às 16h. Na opinião do senador, isso está prejudicando o funcionamento do Legislativo, impedindo o início da ordem do dia e estendendo demasiadamente os trabalhos. ...
Leia mais

Alvaro Dias diz que Previdência Social é superavitáriaO senador Alvaro Dias afirmou que o governo federal faz um cálculo incorreto para dizer que a Previdência Social é deficitária. O parlamentar citou dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), segundo os quais a Previdência Social teve superávit de R$ 60,9 bilhões ano passado, R$ 50,8 bilhões em 2006 e R$ 62,6 bilhões em 2005. ...
Leia mais

Alvaro Dias homenageia aposentados presentes em PlenárioAo presidir parte da sessão de vigília em defesa de aposentados e pensionistas, o senador Alvaro Dias saudou a presença nas galerias no Plenário de vários representantes dessa parcela da população, que receberam aplausos dos presentes. ...
Leia mais

Alvaro Dias diz que outros países podem seguir o Equador no "calote" ao BNDESO senador Alvaro Dias alertou, em discurso na segunda-feira (1º), para o risco de o Brasil sofrer um calote gigantesco aos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de questionamentos do governo do Equador sobre contratos firmados com o banco. ...
Leia mais

Senado Blog

Proposto por Alvaro Dias, Fundo de Recuperação de Foz é aprovado no projeto dos sacoleirosO plenário do Senado aprovou, na noite de quarta-feira (03/12), o Fundo de Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu (Funref), proposto pelo senador Alvaro Dias (PSDB/PR). O Fundo foi incorporado ao projeto que transforma sacoleiros em microempresários. ...
Leia mais

O cabrito pode cuidar da horta
O Caso Infraero virou literalmente uma novela. Não bastasse o PMDB atiçado atrás da vaga do presidente demissionário Sérgio Gaudenzi, a surpresa vem agora: o ministro da Defesa, Nelson Jobim, riscou o novo plano de vôo da estatal na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Está praticamente acertada a posse de Guilherme Lagger para janeiro. E daí? ...
Leia mais

Artigo

Aposentados: prontidão cívica

A Previdência foi a maior conquista do homem no século XX, concebida para assegurar a todos uma vida digna na velhice. O marco da Previdência Social brasileira foi a publicação, em 24 de janeiro de 1923, da Lei Eloy Chaves, que determinou a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

Nesses 85 anos, a Previdência passou por várias fases, como a das caixas de aposentadorias e pensões, a dos institutos de aposentadorias e pensões, a do INPS, até chegar aos atuais Ministério da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). ...Leia mais

SENADOR NA IMPRENSA

Senado aprova MP que autoriza Banco Central a socorrer bancosO Senado aprovou na terça-feira, em votação simbólica, a medida provisória 442, que autoriza o Banco Central a adquirir carteiras de crédito de bancos no país por meio de operações de redesconto. ...
O Globo

Repercussão positiva no Congresso Nacional
Parlamentares receberam com animação a condenação do empresário Daniel Dantas na tarde de ontem. Para deputados e senadores, contudo, este foi só mais um capítulo da novela que se transformou os desdobramentos da operação Satiagraha, e muitos ainda virão, envolvendo principalmente as cortes superiores do país. ...
Jornal do Brasil

Contraponto

Mário Couto (PSDB-PA) ocupou ontem a tribuna do Senado para anunciar uma nova "vigília" contra a resistência do governo em aceitar alterações nas regras previdenciárias. Essa modalidade de protesto virou rotina desde que o tucano assumiu a liderança da oposição na Casa. ...
Folha de S. Paulo

Acusação de terrorismo

O Palácio do Planalto resolveu comprar briga com a oposição devido à polêmica criada em torno do empréstimo de R$ 2 bilhões da Caixa à Petrobras. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros do chamado núcleo duro do governo acusaram PSDB e DEM de "terrorismo" por usarem a operação para levantar suspeitas sobre a saúde financeira da empresa. ...
Correio Braziliense

Contragolpe

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, começou ontem a percorrer os corredores do Congresso na tentativa de neutralizar apoios à criação de uma CPI contra a organização. ...
Correio Braziliense / Folha de São Paulo

Panorama Político - A escolha

Desde o início da crise internacional, o governo Lula tem anunciado medidas para garantir liquidez para os bancos e crédito para as empresas. Amanhã, seis centrais sindicais pretendem reunir 40 mil trabalhadores, em Brasília, na 5ª Marcha da Classe Trabalhadora. As entidades têm duas reivindicações básicas para enfrentar a crise ...
Jornal O Globo

Alvaro Dias recebe o Prêmio Congresso em Foco 2008Depois de consultar jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo, registrar 1,2 milhão de votos durante 60 dias de votação na internet e acompanhar uma emocionante disputa pelas primeiras colocações, o site congressoemfoco.ig.com.br entregou ontem (1º) aos melhores parlamentares do ano o Prêmio Congresso em Foco 2008. ...
Gazeta de Novo / Jornale-PR / Documento Reservado / Diário Popular-PR / Jornale-PR

Alvaro Dias recebe troféu de melhor senador do País"

Ele foi o vencedor do Prêmio em 2006 e já mostrou que é imbatível em votações pela internet. Foi assim que os apresentadores Cristina Serra e Heraldo Pereira, da TV Globo, convidaram o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) para subir ao palco do auditório e receber o troféu de melhor senador do País. ...
Rádio Independência

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Senador Alvaro Dias
Jornalista responsável: Cristiane Salles
E-mail: gsadia@senado.gov.br

Mais informações no site: www.alvarodias.com.br Veja as opiniões de Alvaro Dias sobre os temas do dia e faça comentários noBlog do Alvaro Dias
Você está cadastrado em nosso site para receber este informativo.

Para cancelar sua assinatura, envie um email para gsadia@senado.gov.br com o assunto "Remover".

Caso não queira mais receber este informe, clique aqui. Siga este link para ter seu e-mail retirado da lista de distribuição de mensagens.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui