Usina de Letras
Usina de Letras
196 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Agravo aos torcedores do Remo -- 31/07/2001 - 08:34 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perdoem-me os leitores se o assunto em questão não é tão interessante. Contudo, como a Usina é um espaço democrático, creio que ser justo que eu, um paraense que torce pelo Clube do Remo, sentindo o gosto da discriminação, manifeste minha indignação pelo desrespeito

contra os nortistas, em particular aos torcedores do Clube do Remo, explicitado na forma com a elite do futebol se esforçou para barrar as legítimas pretensões do clube em disputar a 1ª divisão, um direito conquistado em campo, em campanhas marcantes nos campeonatos passados, e também com base no próprio ranking da CBF no qual o Remo está em 25º lugar.



Clubes como Botafogo-SP, América-MG, não têm a tradição e a torcida do clube do Remo; porém contaram com a "ajuda" de pessoas influentes, cujo critério em termos de justiça é definido nos bastidores. Outros clubes tradicionais como Fluminense e Bahia "desconquistaram" o direito de disputar a 1ª Divisão, e entraram pela janela. O Gama, antes inimigo feroz da CBF, comprado por ela, defendeu com unhas e dentes a realização do campeonato sem o Remo.



O presidente do Flamengo, Edmundo Silva (?), disse que seria injusto jogar contra uma equipe que não conquistou em campo o direito de participar do campeonato. Eu pergunto a esse cínico: Fluminense e Bahia conquistaram esse direito em que edição do campeonato brasileiro? Eles foram convidados para a copa João Havelange, à semelhança do amigo que é convidado para passar uma temporada na casa de outro e lá se julga no direito de permanecer pra sempre!



Todos esses fatos mostram tão somente que as elites desse país, e no caso particular do futebol, desprezam e não admitem conviver no mesmo espaço com “os pobres”, "os pequenos". Pequeno, aliás, ínfimo, é o caráter dos cartolas do futebol brasileiro, que, como mágicos, sempre tiram da cabeça (da cartola...) uma explicação para suas incoerências, como a última, a de conseguir na Justiça do Rio, com argumentos fortíssimos, a manutenção do campeonato brasileiro nos moldes estabelecidos pela CBF.



O detalhe é que esssa exigência se restringiu à não inclusão de nenhum outro time (o Remo, o Náutico), porque, descaradamente, um dia depois, alteraram o regulamento da competição! Para esses dirigentes e boa parte dos torcedores dos times da Elite do futebol, o Brasil é da Bahia pra baixo. O Norte... Ué, o Brasil tem uma região com esse nome?!!!



Aos amantes do futebol tudo isso é nauseante.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui