Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Chimarrão -- 13/10/2003 - 20:53 (((((EU SOU DO SUL))))) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Chimarrão



A história do chimarrão ou mate-amargo acompanha a evolução do nosso pampa. Embora ingerido de forma rudimentar , seu uso vem quarteando a nossa cavalgada histórica. A erva mate foi descoberto pelos espanhóis 54 anos depois do descobrimento do Brasil. Em Guaíra a erva mate era silvestre. Assim continuou por longos anos. Seu cultivo foi tentado vários anos, sem sucesso. Foi em Inhembuí, hoje Santa Maria, que os missioneiros conseguiram o primeiro pé de erva mate cultivada.O processo natural, da ingestão das sementes pelos pássaros,sofrendo metábolismo organico deveria ser substituído.O chimarrão, inicialmente, foi servido num pequeno porongo,com um canudinho de taquara, contendo uma trança de fibras silvestre com base para evitar os fragmentos da erva.No começo, as folhas eram tostadas pelo fogo e fragmentadas por utensílios domésticos. Posteriormente a erva eram cancheada e após levada ao soque. Hoje existem processos modernos de fabricação, numa continuidade, desde a folha verde, até o empacotamento da erva pronta.O Uso do chimarrão, mate-amargo, mate-chimarrão, nasceu sob signo da hospitalidade.

No Rio Grande do Sul, quando se deixou brotar a tradicional hospitalidade gaúcha, sempre esteve uma mão amiga estendida,alcançando símbolo desse gesto - um chimarrão.Embora usado como digestivo, alimento, estimulante, etc..

o hábito do chimarrão sempre representou o gesto da hospitalidade do anfitrião, ao receberum visitante. Nas estâncias o consumo da carne bovina, inicialmente meio crua e sem sal, não dispensava o chimarrão, para uma boa disgestão. Hoje o chimarrão é bebida preferida dos gaúchos. O chimarrão e o churrasco são indispensável na vida de qualquer gaúcho.Há quem afirme que pode faltar uma refeição, amas jamais um chimarrão.No Rio Grande do Sul a tradição hospitaleira levam a todos a reberem os visitantes com um chimarrão.Nos mesmos moldes que outras regiões utilizam aperitivos, chás, vinhos, doces, etc.,Nossa saboreia um bom amargo.com uma cuia de porongo, casco grosso, uma bomba chupeta de prata e uma cevadura de erva.Água morna, aquecida em chaleira de ferro ,chiando e sem ferver, o chimarrão é um ato desagradável o de " rebocar" a bomba do chimarrão,ou seja; deslocar a bomba quando do chupões, fazendo melecar a erva.

Quando a erva estiver com seu "topete" já desmoranando, diz-se que o m ate já está lavado. Renova-se o chimarrão,pondo mais erva , o que o gaúcho chama de encilhar o mate, sem tirar o já existente da cuia.O último mate antes de partir chama-se " mate de estribo".



Como fazer um bom chimarrão:



- Para o chimarrão,coloque água no fogo para aquecer (não ferver).

- Coloque uma cevadura de erva-mate aproximadamente 2/3 da capacidade cuia.

- Acomode a erva de um lado da cuia, deixando um espaço vazio para que venha desde o fundo.

- Para cevar a erva, coloque água morna ou fria, não fervendo, pois pode dar um gosto amargo ao chimarrão.Não molhe o topete.

- Deixe a erva recostada por alguns minutos atá a erva inchar.

- Pra colocar a bomba,voce deve manter o bocal da mesma fechado,com o auxílio do dedo polegar.

- O topete do chimarrão,deve sempre permanecer do lado esquerdo da cuia.

- Por fim, é só saborear o chimarrão a vontade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui