Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1979 - Ansiedade -- 09/04/2016 - 23:17 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mesmo não ganhando nada saí de uma ansiedade, que é a espera pelos números da mega-sena; fiz um terninho de nada e pronto vamos para a próxima quarta, com a expectativa de ganhar mais de cinquenta milhão, dos bãos mesmo. Loteria é assim, expectativa, ansiedade e nada. Quem joga nos números regularmente entende o que estou falando e vambora pra lotérica. Devo dizer que jogo, não insano, mas jogo.
Essa palavra ansiedade tem definições pelo Houaiss, como desejo veemente e impaciente, ou falta de tranquilidade e receio, ou grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia e estado afetivo penoso, pela expectativa de algum perigo e você se julgar indefeso. Se quiserem diminuir a própria ansiedade podem pesquisar no Google em mais de treze milhões de citações, o que eu já não fiz, apenas verifiquei e desisti, pois haja ansiedade e eu já tenho todas as minhas.
E vocês sabem que uma das minhas é viajar de avião, que eu não quero de jeito nenhum, porém estou na luta para voar, pelas promessas que tenho feito aos meus e a mim mesmo, para aumentar minha geografia de além-mar. Tal como o Flávio e a Fernanda que voltaram da Europa, com mais de vinte e duas horas de voo. Foi só me contarem das turbulências, que eu já fiquei ansioso e porque se não passei por elas, por imaginar eu viajando e passando por elas, e daí seria a pergunta. É o que estou perguntando para mim.
Filmes de suspense aumentam a nossa ansiedade e para isso são realizados, assistam Alien, O Oitavo Passageiro. Já assisti e não assisto mais. Recomendo um que se chama Alta Ansiedade, de Mel Brooks e é uma paródia de filmes de suspense, parecendo um sonho que nunca se concretiza. Já os Aliens vêm assustando desde setenta e nove.
Ansiedade mesmo é dirigir a empresa, nessa economia atual e falta de contratos, mais a política que não se resolve nunca; quando pensa que vai, não vai e não sai do mesmo e dá vontade de falar para a presidenta: Ou faz, ou desocupa a moita. Mês passado, mais de dois milhões de pessoas falaram e ela fez ouvidos moucos. Contudo, o Congresso está lhe arrumando cotonetes. Vamos ver...
Agora ansiedade mesmo é ganhar contratos nessa economia e faze-los rodar nessa estrada de indefinições. É o meu tema do momento e a minha convivência para os próximos dois ou três meses. Temos contratos, mas não temos pagamentos ainda e o será que vamos receber se instala. Instala-se também a agonia de colocar o mais rápido na produção, com a certeza que dará certo e passará pelos crivos das inspeções. Tudo isso somado faz você sair fazendo e sair fazendo parece que acalma, mas aumenta a impaciência. Toca eu ficar segurando e dizendo para pensar e planejar. Os japoneses são mestres nisso e erram menos.
Dizem que nós brasileiros pensamos por apenas cinco minutos e levamos noventa e cinco para fazer, já os japoneses pensam noventa e cinco e levam cinco minutos para fazer. A diferença entre isso é que eles fazem melhor e mais barato, pois não tem retrabalho. Não é certeza, mas o certo é que os orientais convivem com a ansiedade melhor que nós. São mais zens e contemplam a vida, além de vivê-la. Nós somos de chegada, quando a estrada é para ser percorrida e vivenciada.
Vivo ouvindo esta frase: "Você acha que eu vou aguentar vendo as coisas e a minha ansiedade como fica...". Viro os olhos e exercito minha paciência, pois, que saco, tenho que controlar a minha própria ansiedade e também a do meu colega. Resultado é que controlo a dele e aumento a minha.
Ontem brincando chamei uma colega de trabalho de Rainha da Ansiedade, pela volúpia que ela tem de realizar bem as coisas, mas neste sábado, nove de quatro de dezesseis, vou retirar o título. A verdade dela é ser bem educada, gentil e querer sempre fazer o melhor, diferentemente de nossa governanta presidanta...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui