Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta a um amigo internauta -- 22/12/2000 - 04:09 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caro amigo,

Bom dia.

Pode ficar despreocupado que eu continuo frio, não me esquentei de maneira alguma. O que quero posicionar é que acho que não fica bem circular textos de qualquer maneira e à revelia sem citar a fonte e o autor. Do jeito que recebi sua mensagem, deu-me a entender que o texto era seu. Se eu não tivesse recebido o mesmo trabalho antes de outra fonte, assumiria que você era o autor. Nós escritores devemos e temos a obrigação de zelar pelo princípio de identificar o autor do texto. Eu também no passado já cometi essa gafe: no calor da emoção, passei mensagens e poemas "de graça e importantes", hoje em dia vejo que não é ético nem poético simplesmente passar por passar um texto ou friamente dizer que quem me passou, me passou assim ou mesmo somente dizer que "foi publicado por um jornal qualquer". Já escrevi sobre o assunto e divulgo muito o artigo "O Autor Desconhecido" (ver http://www.usinadeletras.com.br -http:/tanajura.cjb.net - http://www.blocosonline.com.br - Revista Alternativa-Boston/MA Junho/2000). Não estou fazendo cruzada nem levantando bandeira nem tampouco me inflamando com uma simples mensagem. Repito: quero apenas mostrar meu posicionamento diante da circulação, em qualquer veículo, de textos sem identificação do autor nem da fonte.

Não fique zangado comigo. Como falei repetidamente é apenas o meu posicionamento e estou sempre disponível para um diálogo aberto e sadio para proteger nossos direitos como autor e clarificar malentendidos.

Espero que tenha um bom dia com muitas realizações.

Aceite um grande abraço.

© Fernando Tanajura Menezes
(n. 1943 )
http://tanajura.cjb.net
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui