Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Antiga - resumo para vestibular -- 28/09/2003 - 13:44 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA ANTIGA RESUMOS DE AULA PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL . CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR MUNICIPAL MARÇO 2003



A teoria sobre o surgimento do homem que prevalece hoje é a teoria da evolução de Darwin . De acordo com as descobertas recentes os primeiros ancentrais humanos viveram no Leste africano há cinco milhões de anos .

Fóssil mais antigo encontrado Toumai , encontrado no deserto do Chade em 2002 . Crânio e fragmento de mandíbula com idade entre 6 e 7 milhões de anos . Tem cérebro igual ao de um chimpanzé moderno e mandíbula pouco proemiente , menor que a dos hominídios posteriores .

Achado na área de Baringo no Quênia em 25.10.2000 , pela equipe do palentólogo Martin Pickford do Collége de France , o Homem do Milênio - O Orrorin tugenensis , tem idade estimada de 6 milhões de anos . A criatura estaria em um estágio evolutivo superior ao dos hominídeos mais recentes .( Revista Veja , 13.12.2000 , p.88-90 ) .

Depois existe enorme lacuna fóssil até os 4 milhões de anos com o

Australopitecus ramidus de 4,4 milhões de anos . Esqueleto mais completo encontrado Lucy – aproximadamente 3,18 milhões de anos . Ao longo do tempo surgiram várias espécies que competiram mutuamente : austrolopithecus africanos , afarensis , garhi , bolsei , robustus . Homo rudolfensis , ergaster, habilis, antecessor , helderberg e erectus . Mais recentemente surgiu o homo sapiens neandertalensis que viveu de 600.000 a 30.000 anos , tendo convivido com a espécie humana, mas sem cruzamento aparente . O homo sapiens sapiens atual apareceu por volta de 200.000 anos.

Duas teorias explicam o povoamento da terra – ARCA DE NOÉ – a mais aceita defende a idéia de que a população atual surgiu de uma única população que viveu na África Austral entre 200 e 100.000 anos atrás. CANDELABRO – defende a tese de que os seres humanos surgiram simultaneamente em diversas partes do globo. Recentemente antropólogo australiano Alan Thorne afirmou que o fóssil australiano O Homem de Mongo , com idade entre 58 e 68.000 anos é geneticamente diferente do homo sapiens africano.

Por outro lado , pesquisadores da universidade de Michigan afirmam que o homem é produto do cruzamento entre várias espécies de hominídeos.

POVOAMENTO DAS AMÉRICAS – Nas Américas , a teoria mais aceita situa o povoamento iniciado há 15.000 anos quando tribos do sul da China chegaram na América do Norte pelo Estreito de Bering. A antropóloga Niéde Guidon defende a tese do povoamento no Brasil há 50.000 anos.

NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA – período recente mais significativo pela Revolução Neolítica , descoberta da agricultura que permitiu a sedentarização dos grupos humanos ( antes vivendo como nômades da caça, coleta e extrativismo) , e a formação dos primeiros núcleos urbanos e civilizações.

HISTÓRIA PERIODIZAÇÃO

Idade Antiga - início escrita até queda de Roma em 476 d.C.

Idade Média - 476 d.C. até 1453 , queda de Constantinopla para os turcos

Idade Moderna - 1453 até 1789 com a Revolução Francesa

Idade Contemporânea - 1789 até os nossos dias .

ANTIGUIDADE ORIENTAL

EGITO -

Estudo das sociedades asiáticas , civilizações hidráulicas ou de regadio – Mesopotâmia , Oriente Médio e Mediterrâneo . Características gerais : comunidades de aldeia agrícolas , estado despótico controlando a produção e a sociedade, atividade agrícola predominante , trabalho escravo .

EGITO ANTIGO – civilização fascinante . Intensa produção artística . Beneficiada pelo isolamento geográfico – deserto da Líbia a Oeste e do Sinai e Arábia a Leste . Agricultura produtiva graças a enchentes regulares do Nilo. Rio transborda de julho a novembro , depositando humus fertilizante em suas margens " O Egito é uma dádiva do Nilo" Heródoto .

PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO – comunidades rudimentares chamadas de Nomos que se agruparam , por volta de 3.500 ªC. formando dois reinos Alto Egito ao sul e Baixo Egito ao Norte .

PERÍODO DINÁSTICO – Menés unificador do Egito e primeiro faraó em 3200 ªC . Monarquia teocrática , faraó como deus . Estado proprietário das terras .

ANTIGO IMPÉRIO – 3200 a 2300 aC . fato mais importante – construção das 3 pirâmides. Política pacífica . Enfraquecimento do poder do faraó no final , fortalecimento dos Nomarcas .

MÉDIO IMPÉRIO – 2000-1580 ªC. novo fortalecimento do faraó até invasão dos Hicsos , povo da Ásia entre 1788 e 1580 ªC , fim do isolamento e Egito conheceu pela primeira vez a dominação estrangeira . Hicsos introduziram cavalo, diversos armamentos .

NOVO IMPÉRIO – 1580-525 ªC. – APOGEU . Expulsão dos Hicsos . escravização dos Hebreus até êxodo com Moisés em 1250. Imperialismo com Tutmés III e Ramsés II . Conquista da Síria e Palestina . Reforma religiosa fracassada com Amenófis IV , numa tentativa de enfraquecer os sacerdotes , com substituição do deus Amon por Aton- círculo solar. Sacerdotes vencem coroando Tutankhamon . Construídos os templos de Luxor e Karnac. Após Ramsés III declínio até domínio Assírio de 670 a 663 ªC .

RENASCIMENTO SAÍTA de 663 a 525 ªC , liderado por Psamético , governador da cidade de Saís , que expulsou os assírios. Construído por Necao , canal de Ramsés II, ligando o Mediterrâneo ao mar Vermelho.

Em 525 domínio persa até 332 , domínio macedônio de 332 a 30 e em seguida domínio romano.

ECONOMIA – Agricultura em torno do rio Nilo. Estado controlava sociedade de castas formada pela elite – faraó, sacerdotes, nobreza , militares . Camada média - escribas, comerciantes e artesãos e pelo povo : camponeses , e escravos .

RELIGIÃO - elemento fundamental na vida egípcia . base da religião era o culto local , o que colocava cada cidade sob a proteção de um deus e fazia dos sacerdotes o grupo de maior poder e prestígio da sociedade . Politeísta e antropozomórfica ( deuses com formas humanas e animais) . Principais deuses – Amon Rá , Osíris, Ísis , boi Ápis . Crença em vida pós morte , daí mumificação . Escrita desenvolvida em 3 tipos – Hieroglífica ( sagrada) , Hierática ( documentos ) e Demótica ( popular) , decifrada por Champollion na pedra de Roseta .





MESOPOTÂMIA



Localizada no atual Iraque, região do Crescente Fértil ( que compreende também os vales do Nilo e Jordão) , entre os rios Tigre e Eufrates ( que nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico ) , menos regulares que o Nilo, sem as proteções naturais do Egito , daí região muito agitada historicamente . Dividida , a grosso modo em Alta ao norte , região da Assíria ( árida e montanhosa) e Baixa , ao sul, a Caldéia , pantanosa e alagadiça .

Horóscopo tão comum hoje em dia já era intensamente consultado na mesopotâmia.

SUMÉRIOS – Cidades Estado comandadas pelo Patesi . Base cultural da civilização mesopotâmica. Criadores da escrita cuneiforme . Precursores do código de Hamurabi com o Código de Dunji. Lei do Talião . Avanço da astrologia .

ACÁDIOS – Semitas vindos do deserto da Arábia , dominaram os Sumérios , destacando-se Sargão I, responsável pela unificação da região .

I IMPÉRIO BABILÔNICO – Amoritas criaram primeiro império na região . Destaque Hamurabi , dominou Assíria e Golfo Pérsico e criou Código Hamurabi , composto de 282 leis , maior ordenamento jurídico da antiguidade oriental, cuja base é a pena do talião .

IMPÉRIO ASSÍRIO – Império militar famoso por sua crueldade . Com Sargão II, dominaram reino de Israel . Sob Tiglatfalasar dominaram a Babilônia. Senaqueribe transferiu a capital de Assur para Nínive e Assurbanipal construiu em Nínive a maior biblioteca da antiguidade antes de Alexandria com 22.000 tábuas e venceu Egito . Após sua morte houve decadência

II IMPÉRIO BABILÔNICO – auge com Nabucodonosor. Conquistou a Palestina, escravizando os judeus do reino de Judá , no “Cativeiro da Babilônia” . Construiu os jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo e do Zigurate ( torre de Babel) .Aniquilou os fenícios . Agricultura atividade principal , mas comércio altamente desenvolvido. Estado teocrático, menos religioso que o Egito. Religião politeísta , contém a Epopéia de Gilgames , narração do dilúvio por outra fonte que não a Bíblia.

PERSAS – Leste da Mesopotâmia , no atual Irã. Fusão dos Medos e Persas, povos arianos. Maior império da Antiguidade Oriental. Despotismo de direito divino unificado por Ciro (559-529ªC) que dominou o Império Babilônico e libertou os judeus . Cambises ( 529-522ªC) dominou o Egito. Dario I ( 521-484ªC) dividiu o império em satrápias , construiu estrada real de 2400 km e adotou dáricos ( moeda) . Com Dario e depois Xerxes , os persas atacaram os gregos , nas Guerras Médicas , mas foram derrotados tendo início decadência até o domínio dos macedônios com Alexandre Magno. Religião dualista – Zoroastrismo – 2 divindades Ahura Mazda deus do bem , da luz e Ahriman deus do mal , das trevas. Crença na vinda do messias e ressurreição dos mortos tendo influenciado o judaísmo e o cristianismo. Livro sagrado Zende-Avesta .

HEBREUS – povo de origem semita que se instalou na Palestina ( terra de Canaã ou terra prometida) no século 18 ªC . Norte , fronteira com a Síria , ao sul com o Sinai , a leste com a Arábia desértica e a oeste o Mediterrâneo . No interior destaca-se o rio Jordão e o Mar Morto,

possibilitando a agricultura em uma região árida . História contada na Bíblia , no Antigo Testamento.

ERA DOS PATRIARCAS – início da ocupação com luta contra Cananeus e Filisteus , sob o comando dos patriarcas , chefes dos clãs : Abraão que conduziu seu povo de Ur na Caldéia, para a Terra Prometida , Isaac e Jacó ou Israel que teve 12 filhos dos quais se originaram as 12 tribos de Israel. Secas obrigaram judeus em 1800 ªC a migrar para o Egito , sendo escravizados após expulsão dos Hicsos em 1580 ªC. Na Bíblia este processo é narrado pela história de José , um dos 12 filhos de Jacó que vendido como escravo, acabou ministro do faraó e chamou seus irmãos .Moisés em 1250 ªC libertou o povo , voltando à Palestina após 40 anos , , o êxodo , recebendo no caminho as tábuas da Lei , os Dez Mandamentos ( decálogo) e a confirmação dos hebreus como povo escolhido de Javé .

JUÍZES – Com Josué , chegaram á Palestina , lutando contra os Filisteus . Gideão , Sansão e Jefté e Samuel .

REIS – Saul primeiro rei e depois Davi que derrotou Golias e conquistou Jerusalém . Auge com Salomão construtor do Templo de Jerusalém , estabilidade e crescimento comercial . Instituídas várias festas religiosas : Sabat ( dia de descanso) , Páscoa ( êxodo) , Pentecostes ( recebimento do Decálogo ) , etc.

CISMA – A morte de Salomão gerou disputa que criou dois reinos – Israel e Judá . Judeus se enfraqueceram . Em 701, reino de Israel conquistado pelos Assírios. Em 586 reino de Judá , conquistado pelos Babilônios – Cativeiro da Babilônia. Em 539 retornam à Palestina como província persa., na região de Judá, daí o nome de judeus .

Em 332 domínio macedônico. Em 63 protetorado romano . Em 70 d.C . revolta levou o Imperador Tito a destruir Jerusalém . Em 135 d.C nova revolta levou á diáspora judaica. Judeus se dispersaram pelo mundo. Única religião monoteísta da Antiguidade. Crença no Messias. Estado só volta a existir em 1948 d.C. criado pela ONU .

RELIGIÃO - principal contribuição .Religião monoteísta , única do período e que contribuiu para a formação do islamismo e do cristianismo . Predominou o patriarcalismo e a poligamia. Economia pastoril e posterior desenvolvimento comercial pelas rotas de caravanas .

FENÍCIOS – Norte da Palestina – região do Líbano atual. Forte comércio e navegação marítima . Predomínio de cidades Estado – Biblos , Sidon e Tiro , dominadas pelos ricos comerciantes – Talassocracia. Fundaram Cartago. Criaram alfabeto de 22 letras , que deu origem aos alfabetos modernos.



ANTIGUIDADE CLÁSSICA GRÉCIA -



Geografia da Península Balcânica com relevo acidentado, montanhoso, dificultando comunicações internas, facilitando autonomia das cidades . Solo pouco fértil , bons portos e conhecimento de navegação, favorecendo o comércio marítimo . 3 regiões – Continental – norte da península ; Peninsular – sul e Insular - ilhas do Mar Egeu ( leste) e Mar Jônio ( oeste) .

PERÍODO PRÉ HOMÉRICO ( até séc. XII ªC) – Região habitada por povos atrasados os pelasgos , sofreu influência da adiantada civilização minóica da Ilha de Creta .Houve a invasão dos arianos aqueus – destruíram Creta e fundaram civilização creto-micênica ( conflito com Tróia narrada na Ilíada ) . Depois chegaram os Jônios e os Eólios. 1200 ªC . chegaram os Dórios , guerreiros que destruíram muitas cidades e dispersaram a população causando a Primeira Diáspora Grega ( colonização para fora da Grécia) e retrocesso chamado Idade Média Grega . Povo grego portanto resultado da miscigenação de todos estes povos .

PERÍODO HOMÉRICO – ( séc. XII a VIII ªC ) . Estudo baseado na Ilíada e Odisséia, escritas por Homero . ( Guerra de Tróia e aventuras do herói Ulisses (Odisseu) em sua volta a Ítaca ) . Gregos reunidos em Genos – coletivismo igualitário , grandes famílias chefiadas pelo pater . Em 800 ªC crescimento populacional e disputa por terras acabaram com genos e levaram à Segunda Diáspora Grega , com colonização do Sul da Itália e da Sicília ( Magna Grécia) .

PERÍODO ARCAICO –( séc. VIII a VI ªC ) surgimento das cidades Estado , ou pólis . Centro político, religioso e econômico regional . Unificação de cidade e campo.( não havia unificação política , cada cidade era independente das demais , possuindo suas próprias leis, seu próprio sistema de governo ) Aparecimento da noção de cidadão e codificação das leis que limitou arbitrariedade. Da monarquia passaram para a oligarquia ( governo de poucos ) e tirania ( governos ilegais ) .

ESPARTA – situada no Peloponeso , na Planície da Lacônia, fértil e cercada por montanhas . Dominada pelos dórios . Sociedade estamental, cuja organização foi atribuída a Licurgo , que teria trazido o modelo de Creta . Elite espartíatas ( dórios) , donos do poder , predominando a Xenofobia ( aversão a estrangeiros) e o laconismo ( falar pouco). Periecos – aqueus livres , moravam na periferia sem direitos políticos e Hilotas – escravos pertenciam ao Estado e eram usados pelas famílias espartanas em uma situação singular na Antiguidade . Para alguns autores eram servos pois estavam presos à terra, não podendo ser vendidos ou trocados . O grande número de escravos permitiu á elite espartana dedicar-se exclusivamente às atividades militares .

Regime aristocrático ou oligárquico . Dois reis com funções religiosas e militares ; Ápela – assembléia com funções consultivas, formada pelos cidadãos em idade militar , que nomeavam os Éforos e Gerúsia , conselho de 28 cidadãos com mais de 60 anos que elaborava as leis e 5 Eforos que exerciam o poder de fato. Sociedade fechada, regime rígido , educação militar. Dos 7 aos 12 anos educação pelo Estado . Dos 12 aos 17 vida no campo e 18 até 60 , participação no exército.

"Os pais não eram livres para educar seus filhos da forma que queriam . Quando nascia , a criança era levada a um lugar onde se reuniam os mais velhos de cada tribo . Ali era examinada e , se fosse saudável , ordenavam que fosse criada ; se possuísse compleição frágil , era atirada do Monte Talgeto . Acreditavam que, estando destinada desde o nascimento, a não possuir força nem saúde , não seria vantajoso nem para ela , nem para o Estado deixá-la viver " . ( Plutarco, Vidas Paralelas )

ATENAS – Origem jônica. Localizada na Península da Ática . Porto de Pireu tornou-a centro mercantil e potência marítima . Classes – Eupátridas , elite agrária ; Georgois – pequenos proprietários rurais ; Thetas – camponeses sem terra e trabalhadores urbanos; Demiurgos – artesãos e comerciantes livres ; Metecos – estrangeiros ; e Escravos –a maioria, base da economia , executavam as atividades manuais . Escravos por dívidas ou guerras .

EVOLUÇÃO POLÍTICA – a) MONARQUIA – Basileus (rei) com Areópago – Conselho de Aristocratas . b) OLIGARQUIA – Arcontado com funções executivas e Areópago. C) LEGISLADORES – com crise política surgem legisladores Dracon criou leis escritas severas. Início da Eunomia – igualdade perante a lei , porém desigualdades continuaram .

Sólon – fim da escravidão por dívidas e regime censitário- direitos políticos proporcionais à riqueza ( governo censitário) . Bases do futuro regime democrático . Reformas de Sólon desagradaram os aristocratas que não queriam perder seus privilégios , surgindo os tiranos

d) TIRANIA – governos ilegais instaurados por golpes – Psístrato, Hiparco, Hípias e Iságoras . E) democracia – Clístines acabou com a tirania e estendeu direitos políticos aos 40.000 cidadãos , deixando de fora 100 mil metecos , 200 mil escravos e 60 mil mulheres . Decisões tomadas pela Eclésia (Assembléia mensal) .. Fez nova divisão territorial , criando os demos , de onde tirou os 500 membro do Bulé ou Conselho dos 500 principal órgão do governo que acabou com o poder da antiga aristocracia . Democracia direta . Ostracismo – exílio por 10 anos, dos subversivos, mas sem confisco de seus bens . Educação preocupação em desenvolver no cidadão u conjunto harmonioso das qualidades do espírito e do corpo .

PERÍODO CLÁSSICO ( séc. VI a IV ªC.) – esplendor de Atenas

GUERRAS MÉDICAS - causadas pelo conflitos de dois imperialismos em expansão – gregos e persas . Persas em expansão atacam a Jônia e reação ateniense foi pretexto para invasão da Grécia . 1ª Guerra Médica , com Dario derrotado em Maratona ( 490 ªC.) . Espartanos chegam atrasados , quando a batalha já havia acabado , pois festividades religiosas os retiveram.

2ª Guerra Médica com Xerxes , espartanos são vencidos em Termópilas ( 480 aC) , onde Rei Leônidas e 300 espartanos são massacrados e arrasam Atenas , mas tem a esquadra derrotada na batalha de Salamina ( 479 ªC) e sem suprimentos ou reforços , exército é derrotado em Platéia ( 479 ªC) , por forças atenienses e espartanas . Atenas líder da vitória iniciou imperialismo interno com a Confederação de Delos , cobrando tributos que embelezaram a cidade. Século de ouro ou de Péricles . Auge da democracia, aperfeiçoada com a introdução de remuneração para os cargos públicos , tornando-os acessíveis aos cidadãos pobres . Persas capitulam definitivamente em 449 ªC. com a Paz de Callias . Contra imperialismo ateniense muitas cidades , ligam-se a Esparta na Liga do Peloponeso .

GUERRA DO PELOPONESO - conflito entre Atenas e Esparta por 27 anos , vencido por Esparta , na batalha de Egos Pótamos em 404 ª C , que acabou com a democracia ateniense , mas esgotou os gregos . Tem início curto imperialismo espartano que acabou em 371 ªC. na batalha de Leuctras , que deu início a um imperialismo tebano também curto que durou até 362 ªC. quando atenienses e espartanos reconciliados venceram Tebas . As lutas fratricidas entre os gregos, facilitaram o domínio macedônico, na batalha de Queronéia em 338 ªC, apesar dos esforços de Demóstenes que alertava os gregos do perigo macedônico em seus discursos , as " filípicas ".

PERÍODO HELENÍSTICO ( séc. III a I ªC) - com Alexandre Magno , filho e sucessor de Filipe II , fusão da cultura grega e persa . Alexandre foi educado por Aristóteles . Com a ajuda dos gregos, cruza o Helesponto, vence Dario III , liberta o Egito onde funda a cidade de Alexandria . Em 331 ªC. torna-se rei dos persas . Tentou expandir seu império até a Índia , mas rebelião de suas tropas o fez voltar . Instalou sua capital na Babilônia , morrendo aos 33 anos de idade . Com sua morte o império foi partilhado por seus generais , permanecendo a cultura helenística , caracterizada pelo despotismo , realismo nas artes, pessimismo e indiviualismo .

Civilização Helenistica será aquela iniciada por Alexandre Magno , representando uma fusão dos elementos culturais persas e por extensão orientais com os gregos.





CULTURA GREGA



RELIGIÃO – Politeísta antropomórfica . Religião sem dogmas ou códigos de conduta . Deuses moravam no Olimpo, estavam no mundo, faziam parte do mundo e eram imortais . Não há separação entre sagrado e profano. Não havia culto à parte, a religião era parte do cotidiano. Oferendas não eram para expiar pecados, mas para agradar deuses e obter favores. Além dos deuses : Zeus, Hestia, Demeter , Poseidon, Afrodite, havia os heróis – Perseu, Jasão, Édipo, Hércules. Os oráculos eram locais de consulta aos deuses do futuro. Jogos eram realizados em homenagem aos deuses : ístimicos, neméios , píticos e olímpicos. Vitória nos jogos, significava favorecimento dos deuses.

ARTES – 3 estilos arquitetônicos – Dórico, Jônico e Coríntio. O teatro grego inventou o drama. Encenação feita somente com homens usando máscaras (persona) em papéis femininos. Esquilo – Persas, prometeu Acorrentado, Sete contra Tebas ; Sófocles – Antígona, Édipo Rei e Electra ; Eurípides – Alceste , Medéia, Mulheres Troianas ; Aristófanes (comédias) As Rãs, Os cavaleiros, As nuvens.

FILOSOFIA – Pré-socráticos . ESCOLA DE MILETO – Abandonam a mitologia em busca da explicação racional do mundo. Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes . PITAGÓRICOS – Busca da essência das coisas não em uma substância material , mas em um princípio abstrato, o número. Pitágoras, Parmênides e Heráclito. SOFISTAS – Reflexão para fins imediatos, inclusive comerciais . Humanismo e relativismo. Protágoras , Górgias. SÓCRATES – Felicidade e virtude só com o conhecimento. Criou a Maiuêutica ou parturição de idéias, onde através de perguntas e respostas tirava do próprio interlocutor á verdade . Condenado à morte Frases - "Conhece-te a ti mesmo " ; " Só sei que anda sei " .PLATÃO – livros Apologia de Sócrates, Críton , Banquete, Fédon, A República. Defendia governo de sábios. Desenvolveu doutrina das idéias ou tipos ideais . A realidade percebida pelos sentidos apenas cópia imperfeita das realidades supremas – as idéias. ARISTÓTELES – maior filósofo grego. Autor de Política. Defendia a virtude no governo. Real existe independente das idéias e para conhecê-lo usa-se a lógica. HISTÓRIA – Heródoto pai da História e Tucídides , fundados da História Científica. CIVILIZAÇÃO HELENÍSTICA – Fusão da cultura helênica e cultura oriental (persa e egípcia) . Centro deixa de ser a Grécia e passa a ser Alexandria, Antioquia e Pérgamo. Governo despótico com divinização dos governantes. Comércio em larga escala . EPICURISMO – individualidade e materialismo . ESTOICISMO – firmeza de espírito e indiferença à dor . CETICISMO - nada podemos provar, impossível alcançar a verdade. CIÊNCIA – grande desenvolvimento. Biblioteca de Alexandria – com mais de 400.000 volumes . Aristarco ( heliocentrismo) , Euclides ( geometria) , Hiparco ( trigonometria) , Eratostenes ( circunferência da terra ) . Grande avanço da medicina.



ROMA MONARQUIA E REPÚBLICA



Península Itálica localização central entre Penínsulas balcânica e ibérica. Solo mais fértil que a Península Balcânica , relevo simples. Costa menos recortada . Norte Alpes, centro Apeninos. Povos autóctones – ligures , sículos. Povos arianos – italiotas , sabinos, umbrios, latinos, etruscos, gregos. Origem lendária de Roma narrada em Eneida do poeta Virgílio. Gemeos Romulo e Remo, netos do rei Numítor , atirados ao Tibre, amamentados por Loba e criados por pasto. Adultos , vingaram o avô e fundaram Roma. Os dois teriam se desentendido e Rômulo matado remo e se transformado no primeiro rei de Roma .

Origem histórica , Roma acampamento militar fundado por volta de 1.000 ªC . às margens do rio Tibre , por latinos e sabinos , contra ataques dos etruscos .



MONARQUIA – Período baseado em interpretação de lendas, apresentados por Virgílio e Tito Lívio . 4 primeiros reis latinos e 3 últimos etruscos . Fim da monarquia golpe dos patrícios para expulsar etruscos . Classes: patrícios – elite, grandes proprietários ; clientes – parentes pobres, prestavam serviços aos patrícios ; plebeus – maioria da população, trabalhadores livres sem direitos políticos, em geral estrangeiros ; escravos – pouco numerosos, instrumentos de trabalho sem nenhum direito . Rei chefe supremo e Senado composto pelos patrícios propunha leis e administrava a cidade. Assembléia Curiata, elegia rei e podia vetar suas decisões, composta pelos patrícios divididos em 3 tribos.





REPÚBLICA – Res publica. Estado voltado para a coisa pública, modelo romano . Patrícios recuperaram o poder, porém criaram mecanismos para evitar sua concentração e manter a plebe afastada do poder , daí tornar-se modelo de governo , como a democracia. Sincretismo como modelo de governo :

Magistrados (elemento monárquico) , eleitos pela assembléia para cargos de 1 ano com funções executivas – Cônsul (chefes) , Pretores ( justiça) , Censores ( censo), Questor (tesouro) , Edis( conservação pública) , Pontífice ( culto religioso) .

Senado – (elemento aristocrático) , sob domínio dos patrícios , tornou-se principal órgão de governo. Designava cônsules para as províncias , nomeava embaixadores , fiscalizava os questores , decidia pela guerra .

Assembléia Centuriata (elemento democrático) , reunia centúrias, divisões do exército que eram dominadas pelos patrícios. Elegia os magistrados e votava leis.

Aristocrática no início, a República com as revoltas da plebe foi se democratizando. Plebe , maior parte da população, mas marginalizada politicamente , revoltou-se por cinco vezes de 494 a 286 ªC. Criaram tribuno da Plebe (vetar leis do Senado ), Lei das 12 Tábuas – primeiras leis escritas ; Lei Canuléia – casamento entre patrícios e plebeus ; Lei Licínia Sextia – proibia escravidão por dívidas e Lei Hortênsia – decisões da Assembléia da Plebe ou Plebiscito, passam a ter validade legal. Estado continuou forte, mas houve equilíbrio de poderes entre patrícios e plebeus.



EXPANSÃO TERRITORIAL – inicialmente romanos dominaram os vizinhos, depois as colônias gregas no Sul da Itália. Em 275 ªC criada confederação liderada por Roma . Cartago colônia fenícia no norte da África era grande rival comercial de Roma e sua conquista indispensável para a continuidade da expansão .

GUERRAS PÚNICAS . Houve três guerras e Roma venceu todas elas .

Na primeira Roma anexou a Sicília, Córsega e Sardenha .

Na segunda revanche de Cartago, Aníbal invadiu a Itália , mas romanos atacaram Cartago, obrigando-o a recuar . Espanha ocupada e Cartago perdeu sua frota .

Terceira Guerra , foi provocada pelos romanos que arrasaram a cidade e escravizaram seus habitantes .

Guerras Macedônicas submeteram Grécia, Península Ibérica em 133 ªC. . Júlio Cesar dominou a Gália em 55 ªC e o Egito foi conquistado em 30 ªC . Mar Mediterrâneo tornou-se mare nostrun, ou seja mar romano.

Repercussões das Conquistas – imperialismo e militarismo, ruína dos pequenos produtores que migraram para as cidades. Grande afluxo de riquezas e escravos – desvalorização do trabalho e baixa produtividade. Surge nova classe social os Homens Novos ou cavaleiros. Exército profissional, valorização do luxo e ócio. Crise das instituições republicanas , território muito grande .

CRISE REPÚBLICA – conflito entre patrícios e plebeus, os cavaleiros e o exército. Como tentativa de solução para a marginalização dos plebeus buscaram-se reformas , sem sucesso

TIBÉRIO GRACO – Tribuno da Plebe , propôs reforma agrária com limite de 125 hectares por cidadão. Resto seria redistribuído pelo estado, 7,5 hectares para cada um . Foi assassinado com mais 300 adeptos .

CAIO GRACO – Lei Frumentária – reduziu o preço do trigo. Tentativa de controlar o poder contra os patrícios o levou ao suicídio em 121 ªC.

Fracasso das reformas , fortaleceu o exército . Generais apoiados pelos soldados passaram a ser identificados como os únicos que poderiam resolver a situação.

MÁRIO – general vitorioso , eleito Cônsul 6 vezes o que era proibido. Reformulou o exército que era privilégio dos cidadãos em exército de assalariados criando o soldo, participação nos espólios e após 25 anos de carreira , um pedaço de terra . Homem novo era detestado pelo Senado.

SILA – General Patrício , tornou-se ditador. Expulsou e perseguiu violentamente os partidários de Mário , desarticulando os grupos populares . Procurou restaurar o poder senatorial .



ROMA IMPÉRIO



Após Mário e Sila crise do modelo republicano continua , apesar de calmaria aparente . Novo líder aristocrático , Pompeu consegue abafar na Espanha revolta popular comandada por Sertório ( 78-72 ªC) . Crasso obtém prestígio após liquidar com a revolta de escravos comandada por Espártaco ( 73-71 ªC) e Júlio Cesar faz fama com suas vitórias militares .

Catilina , um patrício fracassado tenta tomar o poder político , desmascarado por Cícero , homem novo e orador destacado e busca de saída foi a formação dos triunviratos . Poder foi dividido entre três generais , ficando cada um responsável por parte do território romano .

PRIMEIRO TRIUNVIRATO – Crasso, Pompeu e Júlio Cesar . Crasso morreu na Pérsia e Pompeu em 52 ªC obteve o título de Cônsul único e destituiu César do comando da Gália . às margens do Rubicão , César profere a famosa frase : " a sorte está lançada " Parte para Roma , para enfrentar Pompeu , vencendo-o somente em Farsálias ( 49 ªC. ) , na Grécia .

César desembarcou em seguida em Alexandria e apoiou Cleópatra como rainha do Egito contra o faraó Ptolomeu . Posteriormente na Ásia Menor aniquilou as tropas sírias , pronunciando outra frase famosa : " Vim, vi e venci " .

Retornando a Roma foi proclamado ditador vitalício com a oposição do Senado . Fez várias reformas e obras públicas , deu cidadania aos gauleses e espanhóis. Distribuiu trigo gratuitamente , reformou calendário (mês julho) . Desejo de se tornar rei e poderes hereditários , levou-o a ser assassinado no Senado em 15 de março de 44 ªC, a punhaladas em uma conspiração dirigida por Caio Cássio e Marcus Brutus . .

SEGUNDO TRIUNVIRATO – 3 políticos ligados a César : Lépido, Marco Antonio e Otávio. Perseguiram e eliminaram os opositores de César . Otávio aproveitou-se da ausência de Marco Antonio , que se encontrava no Egito junto a Cleópatra , para ampliar seu poder . Afastou Lépido em 36 ªC e declarou guerra a Marco Antonio , vencendo-o na batalha naval de Actium em 31 ªC. e tornou-se único senhor de Roma .

PRINCIPADO - período de transição da República para o Império . Otávio recebeu do Senado o título de Príncipe ( primeiro cidadão da República ) . Passou a concentrar todo o poder , sendo comandante do Exército e tendo o poder de veto sobre as decisões do Senado e o controle da religião .

Em 27 ªC recebeu o título de Augusto ( divino e sagrado), até então reservado aos deuses . Período mais próspero e glorioso de Roma . Apaziguou conflitos sociais, ampliou política republicana de pão e circo. Exército permanente formado por soldados profissionais . Arrecadação direta de impostos , consolidou fronteiras, cidadãos divididos pelo critério censitário : ordem senatorial, equestre e plebéia . Embelezou Roma , criou a Guarda Pretoriana para proteger o imperador Apoiou as artes e escritores como Horácio, Virgílio, etc .

ALTO IMPÉRIO – DINASTIA JÚLIO CLAUDIANA 14-68 d.C. Muitos imperadores tiranos e brutais como Tibério ( morte de Cristo ) Calígula e Nero.

DINASTIA DOS FLÁVIOS 69-95d.C. – Exército passou a participar da escolha do Imperador, antes privilégio da guarda pretoriana . teve bons imperadores – Vespasiano, Tito e Domiciano, que morreu assassinado .

DINASTIA DOS ANTONINOS 96-192 d.C. – Apogeu do Império . Maior extensão territorial ( Trajano) , grande prosperidade econômica ( Adriano e Antonino) , progresso cultural ( Marco Aurélio).

DINASTIA DOS SEVEROS 193 a 235 d.C. – Início da decadência . Problemas - queda na produção , crise escravismo ( fim das guerras ofensivas) , cristianismo ( crescimento e oposição á escravidão) , exército ( rivalidades e interferência na vida política, uso de soldados bárbaros e menor treinamento ) , invasões dos bárbaros germânicos , revoltas dos povos dominados ; saída de metais preciosos na importação de produtos do oriente, levando à diminuição do conteúdo metálico das moedas, causando inflação . Com a crise generalizada, iniciou-se a ruralização da economia. Estado criou o colonato, prendendo camponês à terra , impedindo-o de abandoná-la.

BAIXO IMPÉRIO – De 235 a 284 predominou anarquia militar . De 21 imperadores , só um não teve morte violenta . Alguns imperadores tentaram reverter a decadência. DIOCLECIANO – 284-305. Implantou a Tetrarquia - 2 Augustos e 2 Césares . Império dividido em 4 regiões. Decretou Edito Máximo em 301 , tentando tabelar os preços. Tetrarquia não sobreviveu ao seu criador.

CONSTANTINO – 313-337 . Edito de Milão , deu liberdade de culto aos cristãos. Transferiu capital para Constantinopla

TEODÓSIO – 379-395 – Tornou cristianismo religião oficial do Império . Dividiu Império em Ocidental ( capital Milão ) e Oriental ( capital Constantinopla) . Pressão dos bárbaros aumentou.

BÁRBAROS - para os romanos eram todos os que não falavam latim , os não romanos.

Celtas - indo-europeus , da Europa Central e Oriente ; Eslavos - russos , poloneses , tchecos, sérvios, etc ; Tártaro- mongóis - hunos , turcos, búlgaros , etc ; Germanos - visigodos, ostrogodos, hérulos , anglo-saxões, francos, etc . Imperadores romanos no século IV permitiram que povos bárbaros se fixassem nas fronteiras do Império como "aliados" .

Roma tomada em 410 pelos Visigodos , em 455 pelos Vândalos e em 476 pelos Hérulos que depuseram o Imperador Romulo Augústulo pondo fim ao Império Ocidental.

CULTURA ROMANA – DIREITO – Mais evoluído da antiguidade . Uma das maiores contribuições para a época moderna . Jus Civile – regulamenta vida dos cidadãos romanos . Editos pretoriais, decretos imperiais e costumes . Jus Gentium – aplicado aos demais e Jus Naturale – direitos dados pela natureza e comuns a todos os homens .

LITERATURA – Influenciada pelos gregos – Virgílio( Eneidas) , Horácio , Ovídio ( Arte de Amar ) , Tito Lívio ( História de Roma) . Fase final poesia satírica com Petrônio ( Satyricon) . Cícero maior orador romano

RELIGIÃO – cópia da grega politeísta, ajustada às condições romanas , antropomórfica e contratual. Antepassados cultuados em cerimônias feitas pelo pater familias. Principais deuses : Júpiter ( Zeus) , principal deus ; Juno ( Hera) protetora da família) , Diana ( Artemis) deusa da caça , Baco ( Dionísio) , deus do vinho , Vênus ( Afrodite) , deusa da beleza .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui