Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Gnosticismo, por José Osvaldo de Meira Penna -- 07/04/2008 - 09:33 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caros amigos,

Quero parabenizar o professor Nelson Lehmann por suas observações e sugerir uma maior discussão da obra de Eric Voegelin. Seria Voegelin um liberal, um conservador ou uma espécie de democrata cristão autoritário? E o que significa exatamente a crítica desse filósofo teuto-americano ao que interpreta como “gnosticismo”?

Lembrem-se os colegas que a Gnose foi a grande competidora intelectual do Cristianismo nos primeiros séculos de nossa era, embora tenha ela, a Gnose, sob influência do dualismo da velha religião iraniana, continuamente inspirado as heresias dualísticas ou maniqueístas que se desenvolveram paralelamente ao desabrochar da teologia cristã de raízes greco-judaicas. Um exemplo desse dualismo é a mania de insistir na dicotomia idealismo, misticismo ou espiritualismo, de um lado, e materialismo dito científico do outro.

A título de curiosidade, quero mencionar que nos meus tempos de adolescência universitária, tive um mestre, o professor Leônidas de Rezende, que repetia sem parar a idéia central de uma dicotomia entre os “bons” pensadores “monistas” e os “maus” pensadores “dualistas”. O próprio Leônidas de Rezende acabou encontrando sua Thermópilas por obra de Getúlio Vargas, mais influenciado pelo conceito comtiano de Ditadura Republicana do que por qualquer filosofia de cunho liberal-democrático. Leônidas,o brasileiro, foi demitido, preso e logo em seguida morreu.

Notem ainda que, juntamente com Moisés, o Buda Gautama e Sócrates, Cristo só nos é conhecido pelo que sobre ele escreveram seus discípulos, os apóstolos cristãos – salvo uma breve referência feita pelo cidadão romano Flavius Josephus, que também era judeu. Notem igualmente que o que seria talvez o maior filósofo cristão, Agostinho de Hipona (Santo Agostinho), foi inicialmente maniqueu, antes de se converter sob influência materna.

Cordial Abraço, J.O.

www.meirapenna.org


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui