Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1962 - É chato... -- 12/07/2015 - 00:10 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É chato, mas necessário tomar remédios para corrigirem os meus problemas, como é chato ter dúvida se é corrigir ou corrigirem. Sejam chatos e me corrijam se for necessário. É chato conferir a mega-sena e não ganhar nada, tão bom seria e necessário ganhar. Agora se torna necessário jogar novamente, o que fica chato ter que ir à loteria e gastar mais.
Olha que chato definir o que é chato e se não fosse necessário, porém vamos lá. Do Houaiss, temos definições; como adjetivo: plano, uniforme, raso, pouco, modelado, acanhado, estreito, monótono, sem originalidade e sem brilho. Como substantivo masculino, temos: maçante, enfadonho, insistente; o que aborrece, irrita, estorva, perturba e o que preocupa.
O chato, chato mesmo é este: inseto anopluro, da família dos ftirídeos, cosmopolita e vive na região pubiana do homem, no entanto não é necessário coisa nenhuma. Chato de galocha, então, não é bom escrever ou falar. Não é o que anda pela chuva; é o maçante, o que tem vocação e até no sol se utiliza da tal galocha.
De necessário, achei o que é absolutamente preciso essencial, indispensável, imprescindível, requerido e ficará chato eu continuar com outras. Ah, só mais esta, de lógica, do que não pode deixar de se seguir a uma hipótese, condição ou proposição. Chato não. E olha este antónimo - adiáforo, ou estes - desútil, supervacàneo e o inecessário.
Oi pai, tudo bem e como está o trabalho? Digo que tudo bem, mas está chato. Ele sorri e entende. O trabalho sempre é necessário e chato está por razões de momento. Nem por isso deixarei de sair de casa, na próxima terça, pelas cinco da manhã. Isso para pegar menos trànsito, menos motoristas dorminhocos pela esquerda. Necessário uma estrada com cinco pistas, mas porque todos querem ir pela quinta pista. Uma estranha e chata mania atual; não peçam passagem, nem tentem. O chatice.
Não pensem que não trabalho as segundas, é que tenho outra coisa chata, porém muito necessária. Cuidar da minha saúde e acertar os remédios, aqueles do início, com as duas doutoras, uma gastro e outra endócrino. Não são chatas, mas apanharei, por não ter perdido peso, aliás, coisa mais chata que é uma dieta, não é... Necessário uma nutricionista.
Hoje sábado, onze de sete de quinze, escrevendo e vendo o Serginho, quando aparece o jogador Daniel Alves, todo "fashion", na moda e tal, mas a calça "saruel" dele é de uma chatice ao cubo. Das tatuagens dele eu gostei. Necessário é ele jogar mais. O Neymar também está muito chato, uma vez que não consegue explicar a desclassificação do Brasil na Copa América. Eu sei explicar. Era só o time jogar futebol, parar de aparecer para as càmeras de televisão e deixar de usarem aquele boné virado para trás.
Achei este texto na revista Superinteressante - "Chatos existem porque existem, oras. Existem porque são chatos e são chatos porque existem. Se não existissem não seriam chatos. Não há dúvidas: o texto aí em cima é chato! E o principal motivo é o fato de ele repetir quatro vezes as palavras chato e existem".
O Tratado Geral dos Chatos, escrito em sessenta e dois, por Guilherme Figueiredo é uma referência sobre o assunto. Pioneiro, sem linguagem acadêmica, que é muito chata. Da mesma revista, alguns chatos: Galanchateador, Folgado, Existenchatista, Diabinho, Bebê Chorão, O Prestativo, Telemaníaca, Cuspidor, Sem Noção, Chatimbanco e Chato-etílico. Uma visão raio-xato desses tipos em festas.
Não tenham dúvidas de esta crónica ser chata, embora necessária. Nem tentei contar o número de chato, chatos, chatice, que escrevi; foram necessários. Termino com uma frase do escritor Guilherme de Figueiredo - "Os chatos não se chateiam".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui