Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1959 - O Lencinho -- 02/07/2015 - 23:23 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Encontrei um lencinho jogado na rua que vai pra estação, de cocó grudado e teu nome bordado, caído no chão bem fedidinho, hi hi hiiii, e o seu lencinho guardei com carinho, para um dia poder lhe entregar... Assim, por vezes, cantava para a Lígia e o Guilherme, enquanto esperávamos a Edna chegar no trem. E o seu lencinho guardei com carinho, só na minha lembrança, claro, pois o mesmo sempre foi fantasia, mas a cantoria era real. Real também é a dupla Canário e Passarinho, quem cantava essa música "E Seu Lindo Lencinho", base da minha musiquinha de espera na estação.
A dupla sertaneja Canário e Passarinho era formada pelos irmãos António e Pedro Bérgamo, nascidos em Altinópolis-SP, trabalhadores na lavoura e cantores nas festas das redondezas. Iniciaram a carreira em cinquenta e nove, na cidade de Orlàndia e depois por São Paulo, gravando pela Chantecler seu primeiro disco. A dupla se consolidou como um dos grandes nomes da música sertaneja de raiz.
Entrei no tema, ao voltar a ouvir a dupla, pois tenho um cedê deles. Resgatei-os, segunda pelas cinco da manhã, indo para Piracicaba e lógico que cantei a minha musiquinha e lembrei-me daquele tempo bão todinho, com as crianças e o fusca-bala.
Não tenho muita certeza de quando foi, mas uma vaga memória me diz de um circo, atrás do grupo escolar e eu, do lado de fora, ouvindo essa dupla dando seu show. É, naquelas épocas as duplas se apresentavam nos circos, dividindo a renda. Também não tenho detalhes, mas tenho nomes de duplas, que possivelmente andaram por São Miguel: Liu e Léu, Zilo e Zalo, Zico e Zeca, Pedro Bento e Zé da Estrada, Tião Carreiro e Pardinho, Tibagi e Miltinho; certeza eu tenho de Belmonte e Amaraí, eu os vi chegando, na porta de um circo qualquer. Agora dos Zezé di Camargo e Luciano posso dizer que peguei na mão deles e eles chegando de carro Chevrolet Omega, na Festa da Uva, uns anos atrás, mas bem depois, né.
Meus bons amigos, estimados companheiros, lará laiarará... Este início eu tenho de uma música de Pé de Cedro e Zé das Flores, chamada Flor Serrana, do primeiro disco deles, que eu ouvi lá em Iguape, quando estavam vendendo esse compacto duplo, durante a Festa de Bom Jesus. Artistas pioneiros da nossa cidade, fizeram sucesso na PRD9 Rádio Difusora de Itapetininga e também se apresentaram na televisão em São Paulo, Record e Tupy. O Pé de Cedro, era o Fernando da Empresa, morava em Ibiúna e já nos deixou e o Zé das Flores mora em Capão Bonito. O Fernando Pé de Cedro formou em outras duplas e fez sucesso com outras músicas.
Devo colocar aqui o Filisbino, cantando, não sei se no circo, ou no cinema - "Eu me chamo Filisbino, não sou gordo nem sou fino, nem tampouco sou nervoso...". E o Filisbino, muita gente se lembra de antes e de agora.
"Encontrei seu lencinho jogado na rua que vai pra estação, com seu nome bordado, de orvalho molhado caído no chão. Você foi cruel, que feio papel fizeste pra mim, até o céu de tristeza chorou e de orvalho molhou seu lencinho assim. Foi embora de madrugada, nem carta, nem nada deixaste pra mim e seu lindo lencinho guardei com carinho para um dia poder lhe entregar..." Eis a letra original e nesta noite de dois de sete de quinze, deixo a música para vocês imaginarem.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui