Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O sol de Renato Russo -- 23/09/2003 - 14:08 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Mais uma vez..."



Essa música, letra de Renato Russo e canção em conjunto com Flávio Venturini, é uma espécie de conselho que um pai daria ao filho quando este se encontrasse confuso por algum motivo relacional. Provavelmente pensando em sua própria experiência, Renato coloca um tom de esperançosa melancolia, ou uma melancolia otimista, como queiram. Ele tem certeza de que o sol vai voltar a nascer. O futuro não nos pertence, o amanhã é incerto, mas...diante daquela sensação de que nada nem ninguém vale à pena, por que não esperar que o outro dia venha suprir o desassossego de hoje? Se hoje alguém nos disse que não somos importantes, quem sabe amanhã não apareça outro que nos diga: “cara, tu és dez!” Se hoje aqueles com quem mantemos alguma relação nos decepcionaram por não serem confiáveis, por não ligarem pros nossos grilos, quem sabe o sol do outro dia não faça surgir um grande amigo em quem possamos confiar plenamente? Porém, mesmo que esse amigo não apareça, diz Renato, confie em você mesmo.



Estamos cercados de pessoas com interesses conflitantes. Todo nós temos nossos interesses, é legítimo tê-los. Mas, às vezes é preciso renunciar ou mesmo adiar a contemplação de alguns deles se isso for necessário, se tal atitude for importante pra ajudar um amigo. As relações se fundamentam em grande parte na capacidade de abrir mão de certos interesses pessoais pra contemplar os de terceiros. Isso se queremos viver em harmonia com o próximo. Ocorre que, segundo o lirismo de Renato Russo, há pessoas que nunca estão dispostas a ajudar um amigo, quando essa ajuda implica em perda ou renúncia. Nesse caso, as pessoas que aparentemente estão de nosso lado na verdade deveriam estar do outro lado, ou seja, do lado daqueles que não querem o nosso bem, não desejam nosso conforto ou alegria, pois são, em outras palavras, “amigos da onça”.



Amizade verdadeira é aquela que incentiva, faz o amigo crer que é possível realizar um sonho, construir uma realidade desejada, mesmo que isso demande muito esforço e sacrifício, podendo se tornar uma tarefa bem mais fácil quando temos pessoas com quem compartilhar a construção, através de seus conselhos, seu apoio e força na hora em nada parece dar certo. No final, quando você diz: “consegui”, aqueles que o ajudaram vão se sentir tão satisfeitos e realizados quanto você mesmo.



Creio que essa música é uma ode à esperança na amizade entre as pessoas. Sim, porque a opção de permanecer sozinho, confiar apenas em si mesmo por não ter em quem confiar, é sempre a última, a mais difícil e dolorida opção, afinal não somos uma ilha, e nos mares da existência é na amizade que muitas vezes conseguimos superar as tormentas que nos querem fazer náufragos da tristeza absoluta e sem fim.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui