Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5435)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6193)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1415 - Pensares -- 24/06/2015 - 14:08 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Nem tudo na vida é fácil, mas com certeza nada é impossível, ser forte não é ter a força de um leão, mas sim a paciência e humildade de um pássaro que mesmo na gaiola não perde a esperança de cantar". Recebi ontem esta sabedoria por e-mail, num momento bom de ler e pensar. Bem tempo atrás escrevi - "Pensando pensei meu pensar, que não sai do meu pensamento...". Eu era jovenzinho, posso dizer, antes de me desculpar por este fato pensado e escrito. Em setembro passado, escrevi, ou cometi outros pensares. Ei-los:
"Hoje não estou em mim, preciso dizer não e fico dizendo sim e não tenho recomeço porque isso ainda não tem fim. Beleza seria estar numa ilha. No entanto, só planilha, mais planilhas, querendo fechar minhas escotilhas. Esta sexta vai acabar depois do fim de semana e parece estar desumana. Restou-me dizer que nada emana".
"A sexta acabou, mas invadiu o sábado. Hoje, segunda, fiquei fora de mim. De novo, outra vez, tudo por uma balinha. Um sujeito cantou de galo, apesar de ser uma galinha. Por opinião, resolveu ter um conflito. Quase caí, mas divergência é opinião e respeitar é a solução, mesmo aflito. Uma só não causou uma desunião. Vamos viver e deixar viver. Está na Veja numa entrevista. Deixar viver e vamos viver, mesmo que o futuro não pareça estar perto e à vista".
"Saí mais cedo para cumprir minha missão. Ir para São Miguel Arcanjo. Mais cedo saiu também a procissão e cheguei a tempo de acompanhar meu Anjo. Parei na esquina minutos depois e rápido me encaixei no meu lugar. Não é que é meu, apenas a ele pertenço". "Esperavam chuva, mas estava sol. Cinco paradas, cinco orações, mexendo com todos os corações. Como sempre, entrei na igreja e fiquei quieto. Comigo mesmo, bem à frente. Nada melhor, ao lado do Santo".
Não achei pensares no Houaiss, porém no Dicio, Dicionário Online de Português, tem alguns significados: cismares, cogitares, considerares, meditares, ruminares e outros ares, além de significar pensar como o processo pelo qual a consciência apreende em um conteúdo determinado objeto, refletir, formar, combinar ideias. Podem-se utilizar os matutares e imaginares também.
"Imaginando imaginei minha imagem, que não sai da minha imaginação..." Posso até escrever que esta frase se assemelha à minha outra acima, ou quem sabe esta outra: "Matutando matutei meu matutar, que não sai da minha matutação...".
Os demais, que escrevi em setembro passado, deram para notar o dia vinte e nove, dia de nosso Padroeiro. Nesse dia, pela manhã, estava aqui no trabalho na expectativa dos desenrolares, quando pelo almoço saí até Saltinho e depois São Miguel. O Edison foi comigo e durante aquelas três horas de procissão e missa tive a oportunidade de acertar esses pensares todos.
Hoje, vinte e quatro de seis de quinze, aqui no escritório entre inúmeros cogitares a solucionares, iniciei esta crónica e terminarei agora, também pelo almoço, um silêncio só, visto o pessoal ter ido almoçar fora e tenho até um lugar reservado lá, mas acho que não irei; sabem por quê. Não me saem da cabeça os considerares e, ah, os pensares...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui