Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1978 - Casamento -- 08/03/2015 - 16:13 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fui ver a definição de casamento e dei de cara com o efeito de casar; esposório. Primeira vez na minha vida que vi e li essa palavra. Sabem o que quer dizer - casamento, efeito de casar. Entonces, casamento e esposório são sinónimos e ambos são o efeito de casar. Como todos vocês sabem sou casado com a Edna, pelo efeito de casar ocorrido no longínquo ano de setenta e oito. Fácil né, dizer que saí do casamento casado. Agora do esposório seria esposoriado, ou esposado. De qualquer jeito, eu até já passei pelas Bodas de Aventurina.
Se alguém quiser se aprofundar no tema, adianto que no Google tem mais de sessenta e cinco milhões de resultados para a palavra casamento e para esposório só uns três mil. Casamento pode ser aberto, fiduciário, civil, misto, morganático, nuncupativo, putativo, religioso, de mão esquerda, branco, de polaco e hoje em dia de qualquer sexo.
Vou casar, você vai? Se me convidar, vou. Então tó aí o convite. Aceitei e fui. Gente, que chuva, maior temporal do mundo. Não deu dó, mas ver o noivo puxar água com o rodo foi diferente, ainda mais com a calça dobrada até quase o joelho. Ele levou na esportiva e só sorria. A noiva se escondeu e apareceu depois, irritação à prova. Sei que pela meia noite, saí à francesa, sem jantar e com o maior temporal de novo. Nem olhei para trás, porém menos de um mês, soube da separação deles. Deve ter sido culpa do rodo sim; pelo que ouvi depois, parece que ela passava o rodo...
Uma das definições de casamento que encontrei é que é uma passa de figo com recheio de pedaços de noz, nunca vi e nunca comi. Ah, tem casamento por procuração, arranjado, comprado, fraudulento, tocante, choroso, meloso, desfeito, de interesse, forçado, na marra. Esse na marra, eu ouvia, na minha adolescência, quando alguém fugia e depois todo mundo dizia que fulano e beltrana casaram na marra. Eu não queria casar na marra e com a Edna foi na boa, mas hoje se ela deixar, eu caso na marra com qualquer Panicat... Nem precisa ser forçado. Pronto, certeza que vou apanhar, mas direi que só na marra.
Tem casamento demorado e tenho exemplo, pois a noiva não chegava, um pequeno acidente foi a causa. O padre se irritou e passou a vez para depois de todas. Quando chamou essa noiva, não é que ela perdeu as alianças. Fui procurar e achei, mas nada salvou a cerimónia do matrimónio, o mesmo que casamento. Esse casamento é daqueles que foi, mas não devia ter sido. Quem gosta de casamento deve ser a atriz Zsa Zsa Gabor, nove vezes. Parece que o recorde é de um tal Glynn Wolfe, só casou dezenove vezes. Já o mais longo é de um casal indiano, oitenta e seis anos. O mais rápido é o meu com a Panicat, nem pisquei acabou.
Casamento gelado deve ser o dos esquimós, também com aquela neve toda, nem me falem quem já foi em algum. Por aqui mesmo em São Paulo, já senti tudo isso, quando um amigo meu casou, em noventa e dois. Na Igreja estava quentinho, mas no salão ao lado, senhor que frio. Vento de cortar, fazendo daquele sábado um dos mais friorentos que já senti. O contrário, porém, foi num sábado qualquer em Ouro Verde, quase na barranca do Rio Paraná e eu de safári, um conjunto que se usava naquele momento, tecido grosso, que caloorrr.
Calor passei num Cadillac, dos mais antigos, quando minha filha casou-se. Por causa do dia e do quentão que vinha do motor. Até hoje eu pergunto por que ela não alugou uma limusine gelada. Mesmo esse calor não nos salvou dessa fria, mas já passou.
Não fui ao casamento dos meus pais, só nos seus cinquenta anos de casado, quando querendo fazer o discurso da minha vida, só fiz chorar. Dinheiro achei só uma vez, próximo à porta da igreja, mas não o vi primeiro, só coloquei o pé primeiro, para desencanto de quem viu. A nota de cinquenta foi dada ao noivo e neste domingo, oito de três de quinze, Dia da Mulher, estou muito feliz com a minha, casado e esposado, pelo efeito de casar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui