Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1988 - Palavras -- 09/11/2014 - 14:05 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Isso aí é um chócho... O Edison, meu amigão do peito, definindo um prato qualquer, cuja feitura não passa pelo primor de seu crivo. Chocho, eu já conhecia e quer dizer sem graça, o que se aplica bem ao guisadão, que ele quer definir. Pode até ser gostoso, mas não passa de um chócho. Sabe aquele sujeito sem graça, atrapalhado, poderia até ser enquadrado com um chócho, porém ele tem outra palavra. Não ligue não, nem dê bola, esse aí não passa de um nhocu. Ah, vá, Jairão, não se chateie, nhocu igual esse não existe. Papo encerrado, com o elemento já no seu devido lugar, passe o café com Bono. Esse nhocu não sabe nem fazer chócho, coitado.
Em oitenta e oito fui trabalhar na Praça Ramos, quando me deparei com uma palavra usadíssima, por nosso chefão e por todos os outros menos chefes - Equànime. Nunca soube o que eles queriam dizer, pois a tal de equànime se encaixava em qualquer coisa e eu acabei levando pelo lado da gozação. Fui ao dicionário, mas deixa pra lá. No entanto, um equànime com uma expressão facial séria e pensativa dava um moral, isso dava. Deixe-me ver se este assunto está equànime...
Quatro anos depois, já em outra empresa, o moral vinha pelo uso da palavra raitéqui, usada por um e repetida por outro, com ares de grande superioridade. Dá-lhe raitéqui e mais raitéqui, afinal anos noventa. O Fábio, vou aos States ver um caminhão raitéqui de tudo e ciúminho despertado; raitéqui é o que eu vou ver na Feira da Mecànica, uma máquina de ensacar automática. De raitéqui em raitéqui, vocês já perceberam nada mais que high-tech, do inglês, que define tecnologia avançada, de ponta. Já um raitéqui, acrescido de primeiro mundo, era top: Isso aí é tão raitéqui e de primeiro mundo. Pronto, só nos restava chorar...
Mais simples era o bráulio, uma palavra derivada de um comercial, que brincava com aquilo que todo masculino tem. Um simples comercial, cujo dito cujo se chamava bráulio. Fiquei pouquíssimo tempo nessa empresa, o suficiente para ouvir tanto bráulio, mais até que o com certeza de hoje. Engraçado a origem disso é a nossa própria cidade, pois algumas pessoas vieram churrasquear por aqui e o sítio era ao lado da venda do Bráulio. Pronto, pespegou de tal forma, a ponto de encher o saco. Bom dia e resposta vinha como bráulio dia. E aí, tudo bem? Tudo bráulio...
Às vezes, o uso exagerado de uma palavra simples acaba com o discurso do sujeito. Tenho dois casos. Um sério candidato a ser o melhor governador rotário de todos os tempos, foi contaminado pela palavra realmente, que realmente atrapalhou sua jornada. Realmente eu o avisei, mas ele realmente não me deu bola, aliás, ficou realmente irritado comigo. Realmente, eu poderia dizer que realmente ele ficou chateado. Outro, um renomado professor, então, um professor de gestão, então, cuja palavra usada por mais era então. Então pessoal, estava eu ouvindo a matéria, então já esqueci. Professor, uma pergunta... Então, daqui a pouco você faz, pois, então, eu preciso terminar a matéria, então, pode ser. Pode ser então. De então em então, saí da aula um antão, se me entendem, então...
Um bolo, dois bolos; tolo, tolos... Assim, eu corrigi meu sócio, insistente nos rólos; fechamos um pedido para estruturas de cadeia de rolos, cuja pronúncia por ele era rólos. De cadeia de rólos em cadeia de rólos, a vida foi ficando chata e o bolo desandando, fazendo dele um tolo maior, até que aceitou a correção e nos deixou menos tólos, oops, menos tolos.
Uma palavra que me persegue é a chique, ou chic, ou xic, xique, chiquérrima, e mais variantes, etc... Só depois, preciso de mais foco e espaço. Chiquetosa, eu gosto. Podem usar, é chique, mas não existe. Domingo, nove de onze de quatorze, escrevendo neste meu computador raitéqui, sem querer ser um nhocu, esperando não ter feito um chócho, por equànime que seja, realmente, então...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui