Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5435)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6193)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1954 - O que é Sucesso -- 07/09/2014 - 20:54 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nobre Amigo, a propósito, o que é sucesso pra você? Esse mesmo Amigo, de minhas últimas conversas e até cronicas, perguntando-me por escrito e me cobrando por viva voz. Sim, prezadíssimo Amigo, quero saber o que é o sucesso para você. De pronto, sorri e disse que o responderia breve. Fácil olhar no Dicionário Houaiss e começar pelo contrário de sucesso, que é o fracasso: falta de êxito, malogro, derrota. Então, sucesso é o contrário de fracasso: vitória, ter êxito, não sofrer o efeito de malograr-se. Ou trazer aqui a definição de sucesso, igual tá lá: qualquer resultado de um negócio, acho que bom, né. Ou, bom resultado, êxito, triunfo. Ou, aquilo que sucede, acontecimento, fato... Se bem que aqui não entendi. Ou, pessoa ou coisa vitoriosa, de grande popularidade. Pronto, respondido, tchau...
Não gostei muito dessa resposta, pois seria do Houaiss, não minha, se bem que posso concordar com ela. Pai, você já viu e me mostra dois quadros lindos, com duas pessoas do mais alto sucesso desse mundo mundial. Audrey e Marilyn, pois é - Hepburn e Monroe. Toda vez que eu revejo filmes das duas, me torno uma pessoa de sucesso. Outro dia revi Sabrina, Audrey acompanhada de Humphrey Bogart e William Holden, mais sucesso junto incomensurável. De cinquenta e quatro, ano em que nasci. Fizemos sucesso juntos.
A Lígia irá colocar os quadros numa parede de seu apartamento. Que coisa de mais sucesso, quando a gente consegue ter a nossa casa. Mesmo de meu filho, saindo agora aqui de casa, para dormir a primeira noite também em seu apartamento, cuja manhã de hoje, passamos por lá para uma primeira limpeza básica. Posso dizer que o sucesso bateu às minhas portas e que sou um pai vitorioso e de grande popularidade, com quatro votos garantidos em qualquer eleição. Por falar nisso, ninguém me convence que a atual situação do nosso País é de sucesso e não vejo a hora de chegar a outubro, para que alguém não sei quem nos leve de volta ao bom caminho. Ontem e hoje, ao ler as revistas, me senti um completo fracasso, com esse estado de coisas. Mesmo assim, as pessoas têm noções diferentes do que é sucesso e alguns acham esse mesmo estado de coisas vitorioso. Sabei-me lá, diria Dona Cida. Eu tenho que dizer: O sucesso está na divergência e no respeito mútuo e democracia não é consenso, é maioria.
Continuando, o Guilherme esteve em Campos de Jordão e correu uma prova de cross country, doze quilómetros em uma hora e trinta e sete minutos. Considerou uma grande vitória e sucesso igual, pois estava com dores nas costas e terminou o percurso. Sua expressão ao me contar traduzia que o êxito também está nas pequenas coisas. Oras, só olhar a foto da Lígia, andando pela ciclovia da Pedroso de Morais, uns vinte quilómetros, ida e volta. Expressão mais feliz não vi. Parecida, quando ela me mostrou os quadros.
Sucesso posso dizer do café, da padaria Galeria dos Pães, na Rua Estados Unidos. Pessoal, hoje saí de lá exagerado, que delícia. Mesma delícia dos pãezinhos, da padaria do Iwasaki, praça de São Miguel Arcanjo, ao findar dos bailes do clube. Não esqueço jamais aquele sabor quentinho, nem meus dezessete anos... Nem meus sessenta hoje, nem meus anos futuros, que espero, sejam só sucessos e por vivê-los.
É duro responder o que é sucesso, quando viver já é um sucesso sem igual, acordar já faz parte da nossa vitória e o sol de hoje então. Neste domingo só sucesso, sete de nove de quatorze, sucesso também foi uma sonequinha pela tarde e fui ver a lua, firme lá no céu e fechando, poderia ter ganhado na loteria, mas deixe estar, amanhã jogarei novamente.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui