Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1840 - Óquilandi -- 21/04/2014 - 14:52 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Óquilandi onde será? Esses dias estou andando por lá, tão fácil, que nem os mais de doze mil quilómetros de distància impedem, fora as mais de dezoito horas de voo necessárias. Tenho ido num piscar de olhos, até entrei num supermercado para umas comprinhas e vocês não vão acreditar, não tem caixas. Cada um pega o seu carrinho com as suas coisas, registra, paga e vai embora; ninguenzinho confere. Para melhorar a pergunta inicial, acrescento a origem do nome: Tãmaki-makau-rau. Fundada em mil oitocentos e quarenta, fica a trinta e sete graus de latitude sul, localiza-se sobre um vulcão, com um grande número de gêiseres no local. Nem assim? Situa-se na Ilha do Norte, aproximadamente um milhão e quatrocentos mil habitantes, banhada por dois mares, o da Tasmània e o Pacífico.
Chefe, o Tiago ganhou uma viagem de estudos e está em dúvida entre a América, Europa e um lugar longe de tudo. Falaram que é ótimo e não tão caro, afinal um mês, mas irá ficar em casa de família, como num intercàmbio. Ele acertou, pois nossa cidade misteriosa é um grande centro de ensino de idiomas no exterior, com expressivo número de estudantes estrangeiros, sobretudo asiáticos orientais e, agora, um brasileiro. Ela também é o lar de muitas culturas, europeias, comunidade maori e outras das ilhas do Oceano Pacífico, com maioria polinésia e pessoas asiáticas como origem, grupos étnicos de todos os cantos do mundo, tornando-a a cidade mais cosmopolita do país.
Chega de suspense, claro que estou falando de Auckland, uma cidade da Nova Zelàndia, quinze horas de fuso a menos e como o país é ruim no futebol, a gente quase não ouve falar, mesmo assim ela já participou das copas de oitenta e dois e dois mil e dez, quando empatou com a Eslováquia, ganhando seu primeiro ponto. Os esportes em Auckland são o rúgbi e o críquete. Os parques são importantes para a cidade e uma das suas atrações turísticas.
A capital da Nova Zelàndia, no entanto, é Wellington e o país recebe muitos turistas, interessadíssimos na sua natureza belíssima, selvagem, própria para os esportes radicais. Não à toa, foi escolhido para representar a Terra Média, nos livros de J. R. Tolkien - O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Falando em comida, come-se muito bem por lá e no mundo gastronómico o país tem uma grande reputação, inclusive na produção de vinhos e produtos orgànicos, com cultivo de hortas como um grande prazer. O Tiago deve estar passando bem e, talvez, volte gordinho. Só para dar água na boca, algumas comidas: merengue com chantili e morango, salada de kiwi e rabanete, borrego com molho de hortelã e pavlova de kiwi, fora que os caras são bons de churrasco, mas no estilo deles; melhor ir lá.
Por coincidência, acompanho uma página de caminhões e eles colocaram várias fotos de caminhões antigos de lá, com direção à direita. Nem continuei a pesquisa, tem muita coisa e caminhão é caminhão, aqui e lá. Contudo, um comercial feito pela agência de Transporte da Nova Zelàndia, virou um dos temas mais discutidos na web, desde que foi postado, no início de janeiro agora. O vídeo mostra o tempo parando milésimos de segundo antes de um acidente e chama atenção para o excesso de velocidade, os motoristas descem e conversam sobre a situação. Vejam no Youtube.
Quando o Tiago voltar, saberei mais em conversa com a Ju e nesta segunda, vinte e um de quatro de quatorze, por enquanto: Nova Zelàndia, em inglês New Zealand e em maori Aotearoa é um país insular, depois da Austrália, ou antes, depende por aonde se vai. Têm duas ilhas principais, do Norte e do Sul e outras ilhas menores, Stewart e Chatham as conhecidas. É longe e isolada, só da Austrália fica mais de dois mil quilómetros, pelo Mar da Tasmània e outros vizinhos são a Nova Caledónia, Fiji e Tonga. Fala inglês e o maori, que prefiro, por ser mais fácil. Ah, Auckland é a maior área metropolitana e capital financeira da Nova Zelàndia. Boa Viagem!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui