Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62315 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Tua arte consiste em teres rigor, não mais nem menos -- 02/08/2001 - 14:14 (Rodrigo Contrera) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vim a conhecer a obra de Weber quem sabe tarde demais. Weber, que uns preferem discutir somente sob o prisma do debate da autonomia das esferas de valor, e outros encaram apenas como aquele que conectou o espírito religioso com o espírito capitalista, é para mim simplesmente o pensador mais rigoroso dentre todos os que caíram ao meu conhecimento.

Por quê?

Não questiono o valor incomensurável dos escritos gregos. Diversos dos diálogos platônicos são autênticas obras-primas de rigor silogístico. Não questiono os escritos de todos os filósofos posteriores. Só para citar um, o arcabouço hegeliano é algo que não pode - digo, não pode - deixar de assombrar quem quer que dele se aproxime. Perco quase a respiração sequer ao tentar apreendê-lo, seja no todo, seja em qualquer de suas partes.

Acontece que Weber não optou pela filosofia, ao contrário. Weber optou por estudar o homem no espaço e no tempo. Suas origens enquanto ser civilizado, suas direções e seu sentido. Tarefa a tal ponto hercúlea não o poupou de estafas nem de uma vida curta. Isso mal quer dizer alguma coisa, mas tal qual ele só - ao que sei - Nietzsche levou seu empreendimento.

Ler Economia e Sociedade, sua obra póstuma, traz-me uma calma que mal consigo explicar. Horizontes abrem-se à minha frente, o rigor conceitual domina-me por completo, escapismos que porventura venham-me assaltar assumem seu real porte, o mundo adquire brilho e torna-se um grande desafio. O problema é que tudo à minha volta, em comparação, torna-se pequeno. É como se a sua tarefa fosse a de um ferreiro. Ou a de um guerreiro, sempre a afiar a lâmina de sua arma. A arma de Weber é a razão.

Pode-se achá-lo pernóstico. Mas até nisso ele mostra-se grande: logo ao apresentar seus escritos exaustivos, ele já o admite. Difícil não admirá-lo. Mas admirá-lo sem assumi-lo como exemplo equivale a desprezá-lo. Vem daí eu duvidar de muitos dos que dizem seguir seus ensinamentos.

© Rodrigo Contrera, 2001.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui