Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O poder da mente -- 08/09/2003 - 09:37 (Carlos Luiz de Jesus Pompe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As medicinas chamadas alternativas há muito povoam o imaginário de amplos setores da sociedade, inclusive entre gente progressista. Pseudoterapias entram e saem de moda, não poucas vezes com resultados funestos. Existem bases reais sobre as quais se constroem inúmeros mitos, crendices, teses, teorias, modas. A influência dos astros na vida das pessoas (quem há de negar que, sem o Sol, não haveria vida na Terra - ao menos como a conhecemos?), do fator Deus, ou das crenças, nas sociedades (quantos e quantos conflitos e desditas se ancoraram no fideísmo...), ou o sempre limitado conhecimento da humanidade em torno da realidade em que vive.

O funcionamento do cérebro continua sendo objeto de pesquisas intensas e teses as mais variadas, muitas vezes meras especulações subjetivas, que buscam comprovação empírica. Os defensores da percepção extra-sensorial são os que mais conseguem recepção para suas teses nos meios de comunicação e entre os mais crédulos. A gritaria que fazem chega a intimidar pesquisadores sérios que buscam analisar a realidade a partir do desenvolvimento objetivo da matéria. Mesmo assim, os cientistas continuam obtendo avanços sobre o tema.

No final de agosto, o jornal norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences publicou estudo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, comprovando que o pensar negativo faz mal à saúde. Os pessimistas apresentam maior nível de atividade no lado esquerdo do cérebro, chamado de alto pré-frontal córtex. Já as atividades do lado direito estão ligadas aos pensamentos positivos. Pessoas que apresentam alto nível de atividade do lado esquerdo do cérebro não reagem bem, por exemplo, a vacinas contra a gripe, o que indica que o pessimismo afeta o sistema imunológico.

Foram analisadas 52 pessoas com idade entre 57 e 60 anos. Depois de uma entrevista, cada voluntário recebeu uma vacina contra a gripe. Os voluntários que mostraram maior volume de atividade do lado esquerdo do cérebro apresentaram piores níveis de imunidade à gripe. "As emoções representam um importante papel na modulação do sistema corporal que influencia na nossa saúde", disse Richard Davison, que orientou o estudo. "Estamos observando o cérebro para tentar entender os mecanismos que fazem com que o estado mental influencie o corpo".

Em outro estudo, de setembro do ano passado, neurologistas de um hospital universitário da Suíça descobriram a região do cérebro responsável pela sensação de sair do próprio corpo, relatada por pacientes em situações próximas à morte. A experiência foi reproduzida com o estímulo de uma área do córtex direto do cérebro, chamada giro angular, e relatada na revista britânica Nature.

Estimulando o cérebro de uma paciente em tratamento para epilepsia, os cientistas fizeram-na atingir a sensação sobrenatural. No início do experimento, a mulher sentiu que estava caindo e ficando mais leve. Conforme os cientistas foram aumentando a intensidade do estímulo, ela disse que flutuava e que poderia ver seu próprio corpo deitado na cama.

O giro angular direito é uma região que integra o sentido da visão e o sistema que cria a representação do corpo na mente. Isso é baseado no equilíbrio do corpo e na resposta dos membros sobre sua posição no espaço. Quando esses dois sistemas se dissociam, pode ocorrer uma ilusão, dando ao paciente uma experiência fora do corpo. Uma pequena parcela das pessoas que passam por situações que as deixam entre a vida e a morte podem experimentar algo parecido como sair do próprio corpo. Uma das razões para isso é a falta de oxigênio ou mau funcionamento de algumas regiões do cérebro, segundo os autores do estudo.

A mente tem poderes! Há quem ultrapasse os próprios limites, a depender da motivação. Há quem adoeça ou quem sare. Há, ainda, muito de desconhecido e de desafios para o conhecimento. Só não há nada de sobrenatural.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui