Usina de Letras
Usina de Letras
232 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Abaixo 1968; viva 1961! -- 03/09/2008 - 17:09 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Abaixo 1968; viva 1961!

Félix Maier

Não sei por que se fala tanto em 1968, o "ano que não terminou". Já terminou há muito tempo, só o Zuenir Ventura é que não sabe disso. Em seu lugar entrou o 69, e este ano, o 69, é que não acaba nunca, é sacanagem pura o tempo todo...

Sou muito mais o 1961! O Ano Mundial da Semente, instituído pela ONU.

Vejamos o que foi plantado naquele ano:

20 de janeiro - Tomada de posse do Presidente John Kennedy nos Estados Unidos.

21 de janeiro- Assalto ao paquete "Santa Maria" por um comando ligado ao Directório Ibérico de Libertação chefiado por Henrique Galvão

31 de janeiro - Tomada de posse do Presidente Jânio Quadros no Brasil (depois, observou-se que esta semente estava podre...)

4 de Fevereiro - Assalto à cadeia de Luanda e a uma esquadra da polícia por parte de militantes do MPLA, causando alguns mortos, e que marcou o início da luta armada pela independência daquela antiga colónia portuguesa, e o ínicio da Guerra Colonial Portuguesa, já que pouco tempo depois o conflito alastrou-se às restantes colónias africanas. O actual Aeroporto Internacional de Luanda tem o nome de "4 de Fevereiro" para assinalar essa data histórica.

11 de Fevereiro - Patrice Lumumba, Primeiro-Ministro da República do Congo é assassinado. Mais tarde o governo belga admitiu ter tido “uma irrefutável porção de responsabilidade nos acontecimentos que conduziram à morte de Lumumba”; em Julho de 2002, documentos publicados pelo governo americano revelaram que a CIA jogou um papel no assassínio de Lumumba, ajudando os seus adversários com dinheiro e apoio político e, no caso de Mobutu, com armas e treino militar.

15 de Fevereiro - Criadas as Forças Armadas de Libertação do Vietname do Sul.

23 de Fevereiro - O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de António de Oliveira Salazar.

25 de Fevereiro - É assinado o contrato para a construção da Ponte sobre o Tejo, em Lisboa, com a United States Steel Export Company.

12 de Abril - Yuri Gagarin, primeiro homem no espaço.

17 de Abril - Invasão à Baía dos Porcos, por exilados cubanos com auxílio da CIA, termina em desastre a 19 de abril.

18 de Abril - Assinatura da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, CVRD.

27 de Abril - Serra Leoa se torna independente do Reino Unido.

5 de Maio - Alan B.Shepard, primeiro americano no espaço.

1 de junho - O FCC regulamenta o padrão para radiodifusão estéreo em FM

15 de julho - A alemã Marlene Schmidt é eleita Miss Universo.

13 de agosto - Construção do Muro de Berlim.

24 de Agosto - Guerra Colonial: Início de uma operação conjunta, com aviação, pára-quedistas e forças terrestres, na serra de Canda (Angola).

25 de agosto - Renúncia de Jânio Quadros. Crise política no Brasil.

7 de setembro - Regime parlamentarista no Brasil. Posse de João Goulart. Tancredo Neves preside o primeiro Conselho de Ministros.

30 de outubro - Detonação da maior bomba nuclear da história, a Tsar Bomba, pela União Soviética.
9 de novembro - A britânica Rosemarie Frankland é eleita Miss Mundo.

25 de Novembro - O Papa João XXIII cria a Prelazia de Abaeté do Tocantins, no Pará.

18 de Dezembro - a União Indiana invade o Estado Português da Índia.


Obs.: Faltou o Wikipédia dizer que Cuba, sob Fidel Castro, se tornou comunista em 1961. É que faltou espaço no site (http://pt.wikipedia.org/wiki/1961), já que os editores de Wiki perderam muito tempo escrevendo sobre Patrice Lumumba... (F. Maier)


Neste magnífico ano de 1961, tivemos o nascimento das seguintes personalidades:

13 de Janeiro - Julia Louis-Dreyfus, atriz norte-americana.

20 de Janeiro - Jorge Kajuru, jornalista esportivo e apresentador de televisão brasileiro.

24 de Janeiro - Nastassja Kinski, atriz alemã.

16 de Fevereiro - Andy Taylor, cantor britânico.

18 de Fevereiro - Hironobu Kageyama, cantor japonês.

21 de Fevereiro - Christopher Atkins, ator norte-americano.

21 de Março - Matthew Broderick, ator norte-americano.

30 de Março - Felipe de Nóbrega Ribeiro (Bi Ribeiro), músico brasileiro, baixista do grupo Os Paralamas do Sucesso

1 de Abril - Astrid Fontenelle, apresentadora de televisão brasileira.

2 de Abril - Christopher Meloni, ator americano.

3 de Abril - Eddie Murphy, ator norte-americano.

8 de Abril - Leoni, cantor e compositor brasileiro.

4 de Maio - Herbert Vianna, músico brasileiro, líder do Paralamas do Sucesso.

6 de Maio - George Clooney, ator norte-americano.

10 de Maio - Luíza Thomé, atriz brasileira.

14 de Maio - Tim Roth, ator americano.

27 de Maio - Renato Rocha, músico brasileiro.

6 de Junho - Aldo Costa, diretor técnico da Scuderia Ferrari.

9 de Junho - Michael J. Fox, ator americano.

[1 de Julho - Diana, Princesa de Gales (m. 1997).

30 de Julho - Laurence Fishburne, ator americano.

4 de Agosto - Barack Obama, senador norte-americano.

8 de Agosto - David Evans, back vocal e guitarrista da banda irlandesa U2.

22 de Agosto - Andrés Calamaro, cantor argentino.

29 de Agosto - Cássio Gabus Mendes, ator brasileiro.

7 de Setembro - Leroi Moore, saxofonista estadunidense.

8 de Setembro - Fernanda Abreu, cantora brasileira.

12 de Setembro - Mylène Farmer, cantora francesa.

13 de Setembro - Dave Mustaine, músico norte-americano, líder da banda Megadeth.

19 de Setembro - Bia Seidl, atriz brasileira.

25 de Outubro - Chad Smith, baterista da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers.

26 de Outubro - Abel Rocha, regente brasileiro.

31 de Outubro - Larry Mullen Jr., Baterista da banda irlandesa U2.

4 de Novembro - Ralph Macchio, ator americano.

19 de Novembro - Meg Ryan, atriz norte-americana.

25 de Novembro - Nuccia Focile, soprano italiana.

3 de Dezembro - Marcelo Fromer, músico brasileiro (m. 2001).

25 de Dezembro - Ingrid Betancourt, senadora colombiana.


Por que lembrar, então 1968, em que predominam nomes como Fernando Gabeira, Franklin Martins, José Dirceu e outros cubano-brasileiros metidos em atos de terrorismo?

O mundo se tornou muito melhor, em 1961, com o nascimento da Princisa Diana, de Ingrid Betancourt, Fernanda Abreu, Nastássia Kinsky, Luíza Thomé, George Clooney, Eddie Murphy e Barraca da Brahma. Claro, não podemos esquecer do Jorge Kajuru...

É por isso que eu repito: abaixo 1968 e viva 1961!


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/1961


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui