Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1991 - Extrapolhando -- 03/11/2013 - 12:32 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esses dias dei de ouvir o Frank Aguiar, o Cãozinho dos Teclados, e entre Moto Táxi, Mulher Madura e mais, ouvi uma boa - Alaquitanga, com o trecho "Alaquitanga, alaquitanga de vovó, é muito chamego, muito xodó..." Muita alaquitanga no meio e ainda termina com alaquitangaaa, tan... tan! Não tem nos dicionários o significado, não seria coisa feia, se não ele não cantaria. Pesquisando, achei que alaquitanga é o mesmo que chamego, um afago, carinho, etc. Quem nunca foi acariciado pela sua avó? Eu não me lembro de uma alaquitangada de vovó... Pera aí, não não... Segue o Frank com Safadin Safadin, uaauuu!
Inho, quem é essa? É a Lara Flyn Boyle, de Twin Peaks. Espanto só... Ah vá, não se lembra, um tempo atrás estourou no norte. Duplo espanto - Estouroouu noo Noorte?? Éé, foi um grande sucesso. Nunca, nunca ouvi isso. Não ouviu mesmo e nem sei por que falei, quis ampliar o sentido do sucesso, um mega sucesso. Passava nas noites de domingo, depois do Fantástico, vai ver só eu assistia. Fui pesquisar e achei - Vixe!!! Estourou no norte ainda não possui nenhuma definição. E agora, José? Diria Drummond.
Não sei, mas tenho mais - Estourou a boca do balão. Quer dizer que arrasou, extrapolou e estourar a boca do balão é uma coisa estupenda, demais. Por exemplo - Cara, o Pato no Corinthians vai estourar a boca do balão. Vocês já sabem que o balão dele murchou. Meu amigo Araújo costumava dizer, quando o sujeito estourava a boca do balão: Meu, esse aí extrapolhou...
Dois anos atrás, o Eike era o Rei da Cocada Preta, pessoa que se acha a tal, convencida e neste caso achei uma explicação melhor - A cocada preta é um doce típico da culinária brasileira. Em Salvador ele é vendido nos tabuleiros das baianas, entre acarajés, abarás e vatapás. Dizem que, quando a Família Imperial veio ao Brasil, esse quitute era disputado na Corte, onde o rei era o primeiro a se servir da iguaria. Daí a expressão "rei da cocada preta", que a irreverência carioca criou e é usada, como deboche, para identificar uma pessoa convencida. Hoje, apesar de toda a situação, ele ainda se acha o Rei de todas as cocadas.
Pensa que está por cima da carne-seca, cujo significado é estar bem de vida, achar-se em situação próspera e em boa posição. Talvez ele esteja pessoalmente, mas moralmente e no ambiente dos negócios ele está mais sujo que pau de galinheiro, frase que nem precisa de definição.
Menos, menos, só porque está se achando a última bolacha do pacote, pensas que pode tudo; pode nada! Uma pessoa última bolacha é aquela pessoa que se sente o máximo, pois a última é cobiçada. No entanto, nem tanto, a última bolacha do pacote não é a mais gostosa, ou está quebrada, esfarelada ou murcha. Portanto, menos...
Do tempo do onça, algo muito antigo, assim como do tempo do zagaia, fora de moda, velha e desatualizada. Um antigo e conhecido engenheiro dizia - Quando eu tinha uma loja de tintas, pronto, já estávamos no tempo da arca da velha ou do arco da véia, como eu ouvia. Pior é ouvir ou ler - No meu tempo era melhor... Ai ai, mais velho que andar pra frente.
Que tortura, Inho, vire o disco. A Edna cansada do Frank, pedindo para mudar de música, mas poderia pedir para mudar de página, mudar de assunto, ir para outro. Fui para o Kaoma, piorou. Antes que ela vire onça, vamos de Roberto Carlos com Detalhes. Até sorriu.
Sem mais delongas, neste domingo de sol, três de onze de treze, termino com uma frase definitiva de meu sócio - Não é ruim não! Mais em cima do muro, impossível. Que achou desta crónica? Não é ruim não.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui