Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->China, 3 sistemas (um, o da miséria) -- 05/03/2007 - 12:19 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para o Roberto Fendt.

Obrigado, caro amigo.

Suas observações sobre a China são corretas. Mas talvez o mais certo seria dizer que a China tem TRÊS SISTEMAS, sendo o terceiro a miséria da maior parte da população rural.

O critério da Paridade do Poder de Compra da moeda é o mais legítimo.

Cordial Abraço

Meira Penna

www.meirapenna.org



-----Mensagem original-----
De: Em nome de Roberto Fendt
Enviada em: quinta-feira, 1 de março de 2007 20:21
Para:
Assunto: RES: [RL] Re: Artigo - PARA O MEIRA PENNA


Querido amigo,

As suas observações são irretocáveis. As comparações internacionais--em paridade de poder de compra para não distorcer os valores--de fato colocam a China como a segunda maior economia do mundo. Evidentemente, a renda per capita ainda é baixa e cada vez mais mal distribuída, já um dos "sistemas" cresce a taxas vertiginosas, enquanto o "outro sistema" tem baixíssima produtividade. Enviei hoje meu editorial semanal para o Diário do Comércio de São Paulo. Tão logo saia publicado vou reproduzir aqui (não posso furar meu próprio veículo!).

Forte abraço

RFendt


****

De: Em nome de José Osvaldo de Meira Penna
Enviada em: quinta-feira, 1 de março de 2007 22:14
Para: Assunto: RES: [RL] Re: Artigo - PARA O ÁLVARO -- AGORA PARA O YEHOSHUA


Para o Roberto Fendt, Instituto Liberal, Rio,

Caro Roberto,

Depois de quatro visitas à China e dois estágios em posto, Xánghai e Nanking (quando era capital de Xiang Kaichek) talvez me seja mais fácil compreender o programa “uma nação, dois sistemas” que foi encetado por Deng Xiaoping, depois de suceder ao Mao.

Hoje, em Beidjing existe realmente um governo autoritário e centralizado na grande tradição dinástica do país, convivendo com uma abertura da economia liberal capitalista em Hong Kong e Xanghai, a qual já elevou o País Central à posição de segunda economia , junto com a maior população do mundo, 1,4 trilhões.

Xanghai igualmente é provavelmente a maior cidade do mundo, competindo com Nova York

Os dados estão no World Report do Banco Mundial. O PIB chinês deve situar-se entre 4 a 5 trilhões de dólares anuais. É evidente que os chineses estão interessados APENAS em investir em seu próprio país.

Antes do Lula, o Brasil competiu com a China como o segundo ou terceiro maior receptor de investimentos do mundo. Hoje, de longe a Índia nos supera. Em ordem de importância, as economias do mundo são USA, China, Índia, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Brasil. O Brasil estaria na frente da Rússia, mas esta se recupera rapidamente da crise por que passou com a queda do regime comunista. E o Mèxico também se apresenta como outro importante rival.

Acredito na veracidade do Relatório do World Bank que não tem interesse em fazer propaganda a favor ou contra qualquer um de seus membros.

Gostaria de seus comentários.

Cordial Abraço

Meira Penna

www.meirapenna.org



Obs.: Roberto Fendt é o presidente do Instituto Liberal do Rio de Janeiro; o embaixador e escritor Meira Penna é o presidente do Instituto Liberal de Brasília. Neste mês, dia 14, Meira Penna fará 90 anos! Parabéns! (F.M.)




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui