Usina de Letras
Usina de Letras
258 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Flávio Tavares: um guerrilheiro genial! -- 07/02/2007 - 15:58 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Flávio Tavares: um guerrilheiro genial!

“ ‘Seu Flávio, o senhor é um gênio!’, comemorou o operador de telex improvisado no centro de imprensa junto ao gabinete do primeiro-ministro. O titular estava de férias, e Flávio era meu velho amigo, Flávio Tavares, correspondente do Estadão e exilado político, que fora obrigado a procurar o próprio Mário Soares em meio à crise para que se providenciasse um teletipista. O problema era que este colocava a fita amarela do telex ao contrário, e foi só depois da sugestão de Flávio para que ele a invertesse que as coisas começaram a funcionar” (idem, pg. 78).

Obs.: Faltou Kotscho dizer mais sobre o guerrilheiro genial. “1. O Movimento de Ação Revolucionária (MAR) tinha ligações com o jornalista Flávio Tavares, da “Última Hora”, que respondia em liberdade ao processo sobre a frustrada guerrilha do Triângulo Mineiro, de inspiração brizolista. O objetivo do MAR era a fuga dos militantes da prisão e a busca de um local para implantar um foco guerrilheiro; para isso, o grupo externo promoveu assaltos para obter recursos necessários para aliciar guardas, adquirir armamentos e introduzi-los no presídio. Durante a ação de fuga, foram feridos 3 pessoas: os guardas Aílton de Oliveira (que morreu dias depois) e Jorge Félix Barbosa, e João Dias Pereira, funcionário da Light, que ficou paraplégico. Após a fuga, o grupo dirigiu-se a Angra dos Reis, RJ, e instalaram na mata um barraco, a “Cabana do jacu”, onde iniciaram treinamentos de guerrilha. Com as declarações de um prisioneiro à Polícia, a Marinha cercou a área com tropas de Fuzileiros Navais. Um dos guerrilheiros, ferido na perna, foi preso e os demais fugiram, incorporando-se uns ao PCBR, outros fugindo para Cuba ou pedindo asilo político no Uruguai. Veja Foquismo e OLAS. 2. Movimento Armado Revolucionário (MAR): o professor de História da USP, Wilson Nascimento Barbosa, “militante” do MAR (e também da POLOP e da VPR), era assaltante de bancos e foi um dos banidos para Santiago, Chile, em troca da vida do Embaixador da Suíça, que havia sido seqüestrado em 07 Dez 1970” (Verbete extraído de “Arquivos I”, de Félix Maier, publicado em www.usinadeletras.com.br).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui