Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1969 - Gostar e Amar -- 25/08/2013 - 14:29 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diga aí a diferença de gostar e amar... Ah, não sei, tudo igual. Tchiaa... Amar é mais intenso e quer ficar com a pessoa ao lado. Gostar, já tanto faz. Uma coisa assim, hoje eu gosto, mas se a pessoa não estiver, não faz diferença. É assim, não é... E procê o que que é? Fale pra mim. Pra mim, gosta de amar, né. No meio de assinaturas e documentos, entabulamos essa conversa, inconclusa claro. Ei você ama ou gosta? Tchau e saiu sorrindo. Quase ouvi - Vá trabaiá nego...
Antes eu já tinha perguntado e recebi - Igual, eu gosto de algumas coisas. Amo meus filhos, gosto da minha casa, aahh, tudo igual. Interrompidos fomos por uma pergunta; fulano vem aí, quer marcar próxima terça. Sujeito chato, não gosto dele. Se eu pudesse, esganava, mas pode marcar. Amar, no caso, só a inexistência dele. Continuamos fazendo o que gostamos, tentando mais com o mesmo.
Viu, diga a diferença... Ahãã, vá não sabe. Gostar a gente gosta de todo mundo, entre aspas falando. Amar, um ou outro. Oras, você também sabe, não sabe definir o seu sentimento, defina; vou internetar e defina você mesmo. Péssima hora para uma enquete, posto que os dois verbos estão em choque total, tudo por causa de uma atividade bucólica e ensolarada. Amar incondicional e gostar demais estão juntos, será assim pela eternidade, menos na próxima meia hora. Depois a falta de tato será relativizada e tudo como dantes, sempre!
Como irei definir, se amo e gosto o tempo inteiro; se não amo e não gosto, também o tempo inteiro. Estou gostando da situação e meu rosto não mostra. Amo a pessoa e ela não enxerga, por que acha que não estou gostando. Já me disseram - Seu rosto não expressa o amor de pessoa que você é. Gostei demais do amor de pessoa. Uma noite, baile bombando e eu amando dançar; ao final, alguém veio ao meu encontro e fui sacudido: Eu achava você muito bravo e até mal; mudei minha opinião, pois quem dança assim, alegria toda, só pode ser do bem. Gosto do seu jeito, disse e me deu um leve abraço, saiu e o marido fez um positivo para mim; a Edna já à mesa, nem percebeu se gostei ou se amei.
Como não saberei definir a diferença, o jeito é o dicionário. São tantas as definições para amor, só a primeira: Forma de interação psicológica ou psicobiológica entre pessoas, seja por afinidade imanente, seja por formalidade social. É a mais técnica, me parece. No Google, uma delas: Amor é o nível ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos. Tem mais quatrocentos e setenta milhões de resultados a serem lidos. Gostar, encontrei que é achar agradável, sentir prazer em; amar, apreciar. Gostar e amar, viram, juntos.
Escreva quatro ou cinco linhas sobre, pedi. Já fez? Abra aí. A poeta, aqui de casa, me ajudando com: "Gostar, a gente gosta de coisas, situações e até mesmo de pessoas. Amar requer mais. Amar a gente ama sem querer, quando vê está apaixonado e, logo depois amando, porque paixão tem prazo de validade, dura um certo tempo, agora amor não. Amor é um sentimento tão completo que com o tempo vai se aprimorando, mudando de cor, feito camaleão, sem deixar de ser amor. Amor amadurece, toma juízo, aumenta, às vezes é até incondicional, sem regras, coisa e tal. Gostar pode durar pouco ou para sempre, assim como o amor, mas a essência, a intensidade e importància são desde sempre objeto de estudo dos poetas e cantadores de sentimentos!" Gostei e amei a resposta, subi e dei um beijo.
O sol continua e amar e gostar, não importando diferenças, é o que deve nos guiar. Neste domingo vinte e cinco de oito de treze, amar e gostar, gostar e amar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui