Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Gastos com cartões corporativos sobem 70 porcento -- 13/11/2006 - 12:17 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Gastos com cartões corporativos do governo Lula sobem 70%

Folha de S. Paulo

As despesas feitas pelo governo federal com os cartões de crédito corporativo explodiram nos dez meses deste ano e superaram em mais de 70% os gastos feitos em 2005.

No ano passado, esses gastos com o cartão, criado para atender despesas emergenciais, somaram R$ 22,5 milhões contra os R$ 38,4 milhões deste ano, até anteontem, segundo levantamento feito pelo site Contas Abertas a pedido da Folha.

Os gastos feitos pela Presidência, que inclui seis setores do órgão e entre eles o Gabinete da Presidência, também apresentam alta. Em todo ano passado, os gastos ficaram cerca de R$ 20 mil abaixo de R$ 11 milhões. Neste ano, eles já superam em R$ 50 mil esse valor.

Segundo a Casa Civil, o crescimento nos gastos com cartões é normal porque se trata de uma substituição do uso de dinheiro e cheque e que não representa um aumento das despesas do governo.

A Justiça Eleitoral de São Paulo investiga o uso de um dos cartões presidenciais em setembro passado para compra de 280 "kits de lanches", no valor de R$ 2.212, em Jacareí.

A investigação foi iniciada após denúncia do advogado Sidnei de Oliveira Andrade, consultor jurídico da Câmara de Jacareí, que disse que parte de dos lanches foram doados para militantes do PT, participantes do comício do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Oliveira não apresentou, porém, nomes de pessoas que receberam o alimento. A Casa Civil, responsável pelos cartões presidenciais, afirma não haver irregularidade e que o alimento foi destinado à segurança presidencial e ao pessoal de apoio da comitiva. Segundo nota da assessoria da Casa Civil, a equipe de seguranças da Presidência é formada por funcionários da Presidência, das Forças Armadas e das polícias Federal e Militar.

Ontem, entretanto, a Polícia Militar de Jacareí negou que o efetivo utilizado para reforçar a segurança do evento tenha recebido lanche. Segundo o setor de comunicação da PM, cerca de 30 pessoas foram escaladas. A assessoria da Casa Civil disse que "geralmente" os PMs estaduais recebem lanches, mas que não poderia confirmar se receberam ou não.

Anteontem, a Casa Civil também chegou a dizer que os lanches foram distribuídos em três remessas. Essa versão foi mudada quando a reportagem informou a posição do proprietário da churrascaria, Celso Romani, de que os lanches foram levados de uma só vez.

Queda

Apesar do crescimento dos gastos gerais com o cartão, há uma tendência de queda no volume de dinheiro retirado na boca do caixa. No ano passado, foram R$ 890 mil contra os R$ 417 mil neste ano. Em 2004, o valor chegou a R$ 5,4 milhões. Também apresenta tendência de queda os gastos com cartões exclusivos da Secretaria da Administração da Presidência. No ano passado, foram R$ 5,5 milhões contra R$ 4,2 milhões, até o início deste mês.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui