Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10338)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta ao Aroldo, o Estatólatra babaca -- 31/10/2006 - 11:35 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De:
Enviado: sábado, 28 de outubro de 2006 18:01:32
Para: ttacitus@hotmail.com
Assunto: Usina de Letras -- Contato do Leitor

| | | Caixa de Entrada


Mensagem referente ao texto - curriculo.
Enviado Por: AROLDO B.C. DE MELLO
Da cidade : SÃO MATEUS - ES

VÊ-SE Q O SR. É UM CARA LETRADO, PORÉM DE
"PRIrATIZAÇÃO" NÃO ENTENDE BULUFAS NENHUMA. ATÉ EU
Q SOU UM DEBILÓIDE E CONSEGUISSE CONVEN$$$$ER O
FHC A ME VENDER A CVRD PELO PREÇO DE 3BÍ(COM FINAN
CIAMENTO DO BNDES), COM O MESMO MONTANTE EM CAIXA
E SABENDO Q O SEU VALOR
DE MERCADO ERA DE 10 A 15 VEZES MAIS Q ISSO.
ATÉ EU CONSIGUIRIA AUMENTAR SEU PREÇO DE MERCADO,
AUMENTANDO O PREÇO DO MINÉRIO, DE SEUS SUBPRODUTOS
E OUTROS SERVIÇOS COM COMPLA$$EN$$IA DE FHC, COMO
FEZ OS NOVOS "DONOS" DA EMPRESA.
NÃO SOU PARTIDÁRIO DE LULA NEM NUNCA O FUI, E O
TEMPO PROVOU Q NÃO ESTAVA ERRADO... MAS POR FAVOR
QUERER DEFENDER O ENTREGUISTA DO FHC É DEMAIS...
PENA Q NESSE PAÍS AINDA NÃO APRENDEMOS IR AS
RUAS COMO EM OUTROS PAÍSES E REAGIRMOS COM ENERGIA
E RAÇA. COISA Q TÁ FALTANDO A NÓS BRASILEIROS,
PORQUE SOMOS UMA CAMBADA DE COVARDES. MAS AO MENOS
TENHO CONSCIENCIA DE QUE FHC É CRÁPULA E AINDA TEM
BRASILEIROS Q....
PELAMORDEDEUS Q PAÍS O SR MORA????????????


Resposta a Aroldo

Félix Maier

As privatizações realizadas por FHC foram úteis ao povo brasileiro.

Como diria o esquartejador, "vamos por partes".

Antes das privatizações, um telefone custava, em média, o equivalente a R$ 6 mil no Rio de Janeiro. Na Ilha do Governador custava R$ 13 mil, na Barra da Tijuca, R$ 15 mil. Como funcionava isso? Você pagava, p. ex., em 24 prestações e depois ainda tinha que esperar anos, anos e anos para que instalassem a linha. Em Brasília, no Plano Piloto, em 1992, eu comprei uma linha por 800 dólares (eu sei disso, porque foi o equivalente a isso que eu paguei, quando retornei do Egito), cerca de R$ 2 mil.

Depois das privatizações, você não paga mais pelo uso da linha, seja o telefone fixo, seja o celular. No fixo, hoje, você paga apenas a taxa de instalação, não mais a linha em si. Em ambos os sistemas - fixo e celular - você paga pelo que consome. No Brasil pós-privatização, todos os brasileiros têm condições de comprar um telefone, mesmo uma empregada doméstica ou um faxineiro. É incalculável o benefício que o celular trouxe a milhões de brasileiros, profissionais liberais ou autônomos, que podem distribuir cartões com seu celular, para angariar uma infinidade de novos clientes.

Com a Embraer, foi a mesma coisa. De uma empresa quase falida, depois da privatização, triplicou o número de funcionários e é um dos carros-chefe das exportações brasileiras. Hoje, a Embraer é uma multinacional próspera, está criando plantas industriais na China e no Sudeste asiático.

E com a Vale do Rio Doce, o que aconteceu? A última edição da revista Veja traz números que só provam que a privatização foi benéfica para o País, não maléfica, como você Aroldo, ignorantão pela própria natureza, ousa afirmar.

No artigo "O salto da Vale", pg. 88 a 89, lê-se que "A privatização foi decisiva para o crescimento da Vale do Rio Doce, que, com a compra da Inco (por US$ 13,3 bilhões), se tornou a segunda maior mineradora do mundo" (pg. 88).

Números da Vale:

Vendas de minério de ferro e pelotas (em milhões de toneladas):
1997: 100
2005: 252,2

Número de funcionários (diretos):
1997: 11.000
2005: 39.000

Lucro líquido:
1997: 350 milhões de dólares
2005: 4,8 bilhões de dólares

Valor de mercado:
1997: 9 bilhões de dólares
2006: 77 bilhões de dólares

Números de países em que está presente:
1997: 7
2006: 18

Ainda Veja:

"A Vale, criada em 1942, constituía uma exceção à infeficiência reinante nas estatais. Desde 1974 era a maior exportadora de minério de ferro do mundo. Mas o Estado funcionava como um freio que impedia seu pleno desenvolvimento. A companhia era competitiva internacionalmente. No Brasil, entretanto, submetia-se aos órgãos de controle de preço do governo. E, a partir de 1979, quando foi criada a Secretaria de Controle de Empresas Estatais (Sest), perdeu completamente a autonomia. Não podia gastar, ainda que fosse para gerar mais receita. Estava, portanto, condenada ao sucateamento, num processo estimulado também por focos de ineficiência típicos de empresas estatais. Os processos de licitação eram burocratizados, havia restrições à contratação de pessoal e limites a reajustes salariais, sem falar na nefasta ingerência política na nomeação de diretores. Hoje a companhia tem uma política de incentivos que permite a contratação de profissionais de primeira linha, o que contribui para aumentar sua eficiência. A privatização deu à Vale liberdade de gestão, e isso é o que está por trás do desempenho atual , resume Tito Martins, diretor de Assuntos Corporativos da empresa" (pg. 88 e 89).

"Um outro estudo, de 1996, feito pelo BNDES pelo economista Armando Castelar, mostra que, no conjunto de 46 empresas privatizadas entre 1981 e 1994, o faturamento cresceu 27%, as vendas por funcionários subiram 83%, o patrimônio triplicou e o investimento quadruplicou" (pg. 89).

Portanto, caro Aroldo: deixa de escrever asneiras. Procure antes se inteirar do assunto para não falar bobagem. Privatização, na maioria dos casos, só traz benefícios ao país, por eliminar o fator político de sua administração, assim como estancar a hemorragia de verbas desviadas pela corrupção inerente a toda atividade governamental. Veja o caso dos Correios, Banco do Brasil (Visanet), CEF e Petrobrás, todos mastodontes federais a serviço da ladroagem petista.

Se a Petrossauro não fosse estatal, se em 1953 os nacionalisteiros babacas e os socialistas retrógrados não tivessem vencido a queda de braço "o petróleo é nosso", criando um monopólio estatal, por certo hoje estaríamos pagando uma gasolina muito mais barata. A Argentina, p. ex., que começou a explorar o petróleo na mesma época que o Brasil, não caiu na armadilha xenófoba e nacionalisteira, deixando que várias empresas, nacionais e internacionais, tocassem o negócio. Em 5 anos, eles estavam exportando petróleo. Hoje, na Argentina se paga a metade do preço por um litro de gasolina. Idiotas como você, Aroldo, acham que é bom pagar o dobro pelo litro da gasolina...

Nacionalisteiros babacas e socialistas retrógrados, os verdadeiros males do Brasil são! No Brasil, infelizmente, há muitos militares que também se apresentam como nacionalistas, porém são apenas babacas, por contribuirem em prejudicar a sociedade brasileira.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui