Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA A FERNANDO TANAJURA - A FESTA DA VIRADA!! -- 06/01/2002 - 16:59 (J. B. Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A FESTA DA VIRADA!!
J.B.Xavier
06-01-2002




Ao ler seu artigo AS DUAS FACES DO BEM E DO MAL, banhei-me uma vez mais em sua visão clara de duas versões do mesmo fato, análise possível somente a poucos.

Entretanto fiquei com um gosto de preocupação na boca, alguma coisa ácida, a me lembrar que o vinho para a festa de celebração de um mundo mais justo, estragou. Virou vinagre!

Espero ardentemente o dia da virada, quando festejarei o dia da compreensão entre os homens!!

Por ora, quero acreditar na justiça, mas vejo que sua venda é transparente.

Quero torcer pelo lado onde há mais vítimas, mas há vítimas igualmente distribuídas em ambos os lados.

Quero ver a preocupação com o semelhante em ambos os lados, mas vejo apenas incompreensão e extremismo.

Quero acreditar nos padrões de boa convivência, mas vejo que novos padrões são criados às expensas da conveniência.

De um lado, ouço palavras imputadas a Deus, que, acredito, ele nunca proferiu.

Do outro lado, ouço um discurso alardeando equanimidade, construída com a argamassa do Diabo: Sangue e areia de desertos e paredes tombadas.

De um lado vejo a tentativa de forçar a aceitação de uma fé baseada na corrupção pelo ópio, pela pobreza extrema, pelo ceifamento das liberdades de seres humanos que nasceram para ser livres.

Do outro vejo a tentativa de forçar a aceitação de uma lógica maniqueísta baseada em princípios que a História já demonstrou várias vezes estar equivocada.

E assim, amigo Tanajura, vou adiando a festa da renovação do mundo. Vou fabricando novos vinhos, à medida que os velhos estragam, à espera de que
a pretensa experiência dos que conduzem a humanidade e colocam as palavras que lhes convém nas bocas de seus deuses, resolvam procurar suas verdades não nos extremos, sejam eles quais forem, mas no meio termo do ouvir e ser ouvido, no equilíbrio do espírito em paz.

Fico à espera de que esses líderes compreendam que quanto mais informados forem, tanto mais se afastam da sabedoria e que busquem suas respostas não nos extremos, mas em algum ponto entre eles.

Abraços do amigo

J.B.Xavier
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui