Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A COMPETIÇÃO -- 13/05/2001 - 16:18 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Em um dia, ou mais provavelmente uma noite de novembro de 1957, uma grande corrida é marcada. Com muito carinho se prepara a pista para milhões de corredores se arriscarem numa aventura de vida ou morte. Somente um deverá ter a vida como troféu. Os demais estão fadados ao extermínio. Não haverá prêmio para segundo lugar.

Chega o grande momento: uma explosão de prazer dos patrocinadores da corrida. Os incontáveis competidores são lançados no espermódromo ou espermatódromo, e é dada a largada. Cada um emprega toda energia possível pela sobrevivência, todos em busca do mesmo alvo, ou ovo, onde um, somente um, estará apto a se preparar para os futuros concursos da vida. Nesse ácido trajeto, milhões e milhões vão ficando extenuados e sem chance pelo caminho, onde impera a lei do mais forte, ou do mais ágil.

Concluída a maratona, sem aplausos, sem qualquer platéia torcedora, o vencedor comemora solitariamente colocando-se no seu lugar e introduzindo a cabeça onde deve. Aí tem início outra grande etapa, onde o atleta vitorioso, em uma simbiose com seu alvo, cresce espantosamente, ficando milhões de vezes maior do que por ocasião de sua primeira competição.

Exatamente na noite de 28 de agosto de 1958, surge no cenário, para prosseguir enfrentando os muitos desafios da vida, o último membro da família, a quem se dá o nome "João" (Dádiva de Deus).

Agora a situação é bem mais cómoda. Mesmo quando não obtenho o primeiro lugar, continuo vivo. Assim, as disputas ocorrem em clima de maior tranquilidade.

Em 28 de agosto de 2000, completei a quadragésima segunda volta ao redor do Sol. Imagino que, se não houver nenhum acidente, ainda completarei esse circuito por muito mais vezes do que já o fiz, porque cuido dos mínimos detalhes para que meu combustível tenha o máximo rendimento.



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui