Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1977 - Anjos da Guarda -- 21/04/2013 - 01:14 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Definições da internet dão que anjos da guarda são os que Deus envia para nos proteger durante a nossa vida. Também correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui, sempre de natureza superior a nos proteger. Do Houaiss, tirei a pessoa que tem afeição à outra e que a defende e dirige, moral ou fisicamente. De mim mesmo tenho que ele existe e não refuto. Tenho mais, vai tomando formas e jeitos diferentes ao longo da nossa jornada; único ou não, sempre tive ao meu lado. Desde quinta venho pensando a respeito, por um dos meus ter voltado ao plano superior e diferentes situações me acorreram, como prova dele ou deles. Subindo a rua de costas, não mais que oito ou nove anos, fui atropelado por uma bicicleta a toda, desmaiei claro, mas acordei inteiro e choroso, com pessoas me olhando e o rapaz bicicleteiro todo ralado também. Atropelado de novo pelo caminhão do meu próprio pai, carregando uma das minhas irmãs de colo; só caímos com o impacto, a milímetros dos perigosos pneus, só e mais nada, a não ser o nervoso da minha mãe. Não posso me esquecer de quando me afoguei no poção do ribeirão do seu Azarias, bebi água e me tiraram do fundo, com choro e sol na cara depois. Só com isso, confirmo o que disse.
Mais tarde, eles tomaram nomes e mesmo por um período fizeram e fazem parte da minha vida. Terceiro colegial em Itapetininga foi fácil, com a presença do Pucci, colega de classe e parceiro de pebolim; com seus dois metros de altura me acolheu de tal forma, fazendo desse ano uma vivência sem fim. Ano seguinte, setenta e dois, primeiro semestre parecia que a cidade de São Paulo não iria me facilitar; foi um andar de cursinho bem solitário, nem a entrada na Fatec ajudou. Então, eles surgiram em forma de carona e depois em teto, com a seguinte fala – Fique aqui, amanhã você vai. Já noite fiquei, por obra do Eiso e depois fiquei mais, por obra do Naile. Este me arrumou emprego e me indicou vários rumos por um bom tempo, fora a paciência toda. A ânsia de conhecer a capital toda me fez pedir demissão de um emprego seguro, mas me levou a outro deles, entrei na Telefunken e lá estava ele com o sorriso, sua casa e família. Vamos lá em casa, a Isaura faz um feijão dos bãos. Assim, o Silvio me chamou para jantar e ficamos um tempão de uns três anos, trabalhamos juntos em duas empresas, até ele se desgarrar e ir embora da cidade. Só com esses, confirmo o que disse.
Você é o Jairo, né. Sabe que eu trabalhei no seu lugar. Foi assim que eu conheci o Alencar, no escritório da Irmãos Abreu, uma fundição de ferro, lá no Tatuapé. Papo inicial de um relacionamento, rompido na quinta passada, por ele ter ido conversar com o chefe de todos eles. Ele foi mesmo no ano passado, em Maio, só eu soube agora. Desde setenta e sete, vivi cruzando com o Alencar, um trancete só. Nos empregos, o substitui em duas empresas, trabalhamos numa mesma por quase seis anos e pela guarda dele, sou sócio na atual. Tudo começou quando fui ver um negócio a seu pedido, acabei ficando para ajudar; ajudando e sendo ajudado, comprei a participação inicial. Ele ficou vendendo para nós até uns três anos atrás, quando adoeceu. Só com ele, dá para confirmar o que disse.
Meu anjo maior chama-se Edna, autora de outros dois Lígia e Guilherme com a Esther e confirma o que eu disse, desde setenta e dois, testemunha tudo ao meu lado. Sabe de outros, diferentes nomes a me acompanhar – Vizintin, Nanci, Luiz, Jucilene, Leila, Régis, Carricondo, José e Maria. Alexandre e Wellington, sócios que te olham e são olhados por você, afinal quinze anos são um bom período para o exercício da guarda. Quase o mesmo tempo que a Iriana nos e me acolhe, com a ajuda da sua família e também do banco, onde ela trabalha. Ontem sexta, estive na cidade vendo outros meus anjos, Camila, Dona Cida e Mike e na igreja, quando pedi a São Miguel Arcanjo continuar me olhando. Neste sábado, vinte de quatro de treze, mando um beijo ao meu pai, que me olha eternamente, confirmando o que eu disse. Anjos da Guarda!
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui