Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->LUXAÇÀO CONGÊNITA DO QUADRIL - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 21:27 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: LUXAÇÃO CONGÊNITA DO QUADRIL
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
Disciplina: Fundamentos de Pediatria
Professor Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Isabella Teixeira Quaresma


Luxação Congênita do Quadril (LCQ) ou displasia é a perda de contato da epífise femoral proximal com a cavidade acetabular. Esta perda de contato pode ser decorrente de um desenvolvimento anormal de um ou mais elementos que formam a articulação do quadril ( cabeça do fêmur, acetábulo, ou tecidos moles), ou devido ao excesso de mobilidade da articulação. A incidência da LCQ é mais freqüente no sexo feminino e a lesão unilateral é mais comum que a forma bilateral. A etiologia é multifatorial. Parece haver participação de fatores genéticos e, a posição do feto no útero e os tocotraumatismos também são incriminados, já que alguns casos ocorrem após o parto. O diagnóstico precoce feito logo após o nascimento, no berçário ou no máximo até o fim do primeiro ano de vida é que permitirá um resultado satisfatório de tratamento. A triagem realizada no recém-nascido é feita através de um exame sistemático dos quadris observando a assimetrias da pregas das coxas e das regiões glúteas e ruídos e sensações de estalos quando se manipula o membro. A triagem também pode ser realizada em crianças maiores onde se observa a marcha. Se a criança tiver uma marcha anserina deve-se realizar exames radiológicos para de comprovar a LCQ. Existem dois exames que nos permitem descobrir a instabilidade do quadril: o teste de Barlow e a manobra de Ortoloni. A manobra de Ortoloni consiste na abdução gradual do quadril fletido em ângulo reto, com a criança em decúbito dorsal, de tal forma que, a epífise femoral proximal escorrega para o anterior da cavidade acetabular ocasionado eu ressalto palpável, também percebido, às vezes, quando se faz a manobra contrária da abdução. No teste de Barlow inicialmente, com a criança em decúbito dorsal e com os membros inferiores apontados para o examinador, os quadris são fletidos em ângulo reto com os joelhos em flexão; o dedo médio da mão que examina é colocado sobre o trocanter maior e o polegar em posição oposta sobre o trocanter menor, na face medial da coxa. As coxas são levadas em média abdução, quando então se faz pressão para dentro sobre o trocanter maior, com o dedo médio, enquanto a outra mão fixa a bacia e o fêmur oposto, sentindo-se que a cabeça escorrega para o interior do acetábulo. Em seguida, aplicar pressão em sentido contrário com o polegar apoiado na face medial. O tratamento ortopédico é conservador. A cirurgia pode ser indicada se este fracassar. O objetivo do tratamento visa repor a luxação e manter esta reposição, causando menor traumatismo possível à cabeça do fêmur e aos tecidos moles adjacentes à articulação coxofemoral. O papel do fisioterapeuta no tratamento de LCQ consiste na aplicação de dispositivos imobilizantes, na explicação dada aos pais da criança sobre os cuidados que o caso exige e na elaboração de um programa específico de exercícios e treinamento da motricidade.

BIBLIOGRAFIA:
BEHRMAN, Richard E. KLIGMAN , Robert M. Princípios de Pediatria
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui