Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->AS TREVAS DA LUZ - O DRAMA ENERGÉTICO DOS MINEIROS -- 23/06/2006 - 16:18 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Deus disse: "Haja luz". E houve luz. (Gn 1,3). E a Cemig inventou a tarifa abusiva.

Uma pesquisa realizada nas contas de energia elétrica da Cemig constatou que, enquanto as famílias pagam até R$600,00 o megawatt (1000 Kw) de energia, as empresas pagam menos de R$ 126,00 (ou seja, as famílias pagam seis vezes mais que as empresas).

Enquanto o ICMS pago pelas famílias, em MG, é de 30% (o mais caro do Brasil) , o das empresas consumidoras é de 18%. Além dos 30% de ICMS, o governo Aécio ainda cobra 9% de ICMS "por dentro", elevando os impostos sobre a energia para 42,5%. Enquanto as famílias consomem apenas 16,9% da energia vendida pela Cemig em MG, as empresas consomem até 58%; enquanto o total pago pelas famílias chega a 36% da receita da Cemig, o total pago pelas empresas soma à receita da Cemig 32,87%. Enquanto a inflação de 1997 a 2005 foi de 82,08%, a tarifa de energia subiu 246,61%.

A Cemig teve um lucro de R$2.000.000.000,00 (dois bilhões de reais) em 2005, lucro sugado do povo pobre. Todos os dias, muitas pessoas recorrem às igrejas, aos sindicatos, a pessoas, pedindo, pelo amor de Deus, dinheiro para pagar a conta da Cemig, pois, após duas contas sem pagamento, a energia é cortada. Centenas de famílias, hoje, deixam de comer para pagar conta de luz, com medo de ficarem sem energia. Já são 50 mil famílias atingidas pelas Barragens em Minas Gerais, 1 milhão no Brasil.

As barragens das hidrelétricas, em Minas Gerais, estão sendo construídas à revelia das populações locais, que são tratadas com truculência. As indenizações às famílias, quando ocorrem, são irrisórias e não correspondem aos danos materiais e morais sofridos. Some-se que a energia gerada é monopólio privado e serve apenas para enriquecer as grandes empresas há muito favorecidas pelos governos. É preciso denunciar!

Em Minas, caixa d"água do Brasil, pagamos uma das maiores tarifas de energia do País. A Cemig, que se diz a melhor empresa energética do Brasil, e que se alardeia "estatal e dos mineiros", tem 76% de suas ações em mãos privadas.

Com esse intuito, lançamos a Campanha pela redução da tarifa de energia. Queremos pagar o que pagam as indústrias. Além disso, reivindicamos 100 Killowatt de energia gratuita para as famílias de baixa renda; que a tarifa social seja elevada para 200 Kilowatt, conforme determinação do juiz federal Charles Renaud em Ação Civil Pública deferida em 20/04/2006. No Estado do Paraná, quem gasta até 100 kilowatt/mês é isento de tarifa, não paga nada. Abaixo a ditadura dos ricos sobre os pobres! Organize sua comunidade e entre nesta luta conosco!"
(Fonte SITRAEMG)

Quem ouve rádio em Belo Horizonte ouve propaganda governista o dia inteiro em várias emissoras. É comercial da CEMIG, é da COPASA, etc., e nós estamos pagando por isso.

O importante observar é que, até onde eu pude verificar, a matéria do SITRAEMG mostrou-se verdadeira. Então não temos por que duvidar da parte que não podemos conferir.

Veja mais uma constatação, clicando AQUI.

Ver MAIS...



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui