Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1998 - Puf -- 06/01/2013 - 15:57 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pode deixar que eu mato no peito e resolvo isso. É o que disse o cara que não sou eu. Claro que o peito de aço aí se revelou uma geléia só e não resolveu nada. Não é dele que pretendo falar, é do depois, quando as urgências apareceram e começamos a tratar delas. Estava explicando o jeito de cada um ao pedi-las, quando cheguei num deles, com a palavra na ponta da língua. Olha, ele é assim... "puf"!? Olhares trocados; o quê, chefe... Sumiu, vou lembrar.
Fechei a reunião, com as anotações e fomos cuidar da vida. Eu, com o puf meu amigão, já sem aspas. Seria sinistro, pensei. Poderia, pois sendo adjetivo pode ser canhoto, agourento, funesto, pernicioso, temível, perigoso, trágico; até substantivo como dano, acidente ou item do idioma segurês. Tsc tsc... Só pode ser pessimista, aquele que espera pelo pior e só vê o lado desfavorável das coisas. Não, muito simples e isso ele já é mesmo, todo mundo sabe.
Dia seguinte - E aí, Jú, novidades? O de sempre, não seria terrorista. É um modo de impor a vontade pelo uso do terror. Isso ele faz, pois liga e finge que não ouve. Contudo a palavra está mais ligada aos fins políticos e das convicções, não no nosso dia-a-dia. Ela concordou e saiu pensando em outra; não se preocupem, está quase. Pronto, calamitoso. Não, descartei na hora pelo excesso. Desastroso, catastrófico, desgraçado, traz aflição, envolve ou resulta em calamidade, faz estrago. Muita coisa, né.
Já escrevi, cheguei a pensar o catastrófico, que não tem solução, apocalíptico, flagelo, muito mais ligado às causas naturais, deixei de lado por nossos assuntos serem previsíveis. Já sei, ele é trágico, dado a fazer tragédia ou drama de acontecimento insignificante. Puxa. Aplica-se, no entanto é muita insignificància e nesses dias estamos todos meio trágicos, haja vista que andamos acreditando em fim de mundo, por qualquer data puramente aritmética.
Até agora não lembrei mesmo e nem sei como surgiu o cabalístico, que é relativo à cabala, mas pode ser secreto ou misterioso, enigmático e incompreensível, o que poderíamos imputá-lo com sobras; nem vale a pena já que incompreendido está e que venham as de última hora. Fui andar e, na subida, puf puf de cansaço e falta de forma, só que o puf meu amigão firme ali comigo. Quéisso Inho, todo vermelho, ai, um copo d´água, faz favor... Talvez seja sorumbático, total engano, pois eu não queria dizer sombrio, macambúzio ou triste. Já pensou, quando você levar uma fechada no trànsito e sair-se com - "Ó seu sorumbático de uma figa..." Ainda mais sorrindo; é capaz da pessoa te agradecer.
Talvez seja venusiano ou marciano, muito longe e não chegou ainda. Lunático, não o que veio daquela coisa linda das noites claras, mas o que procede de maneira incoerente, meio maluco, dado a divagações ou atacado de mania. Isso até, visto que o tal não larga de seu guarda-chuva, mesmo na seca mais braba. Despontou um terrífico, de terrificus, espantoso, terrível, medonho, horripilante, ah, nada a ver. Simplificando, poderia chamá-lo de problemático, aquele sempre complicado, intrincado, controverso, não decisivo, duvidoso, melhor não, de vez em quando até aparece com uma solução, sempre amanhã, quando o certo seria ontem. Guilherme chegou e pedi uma palavra, para quem seria assim, ó... Atabalhoado pai. Aquele sem ordem, confuso, sem método, atrapalhado, desorientado, estouvado, que se atabalhoou. Nossa, isso tudo tá me levando a cada palavra, que não definem a pessoa mesmo. Ele deve estar só sofrendo de incompetência, como a minha memória e neste domingo seis, primeiro de dois mil e treze vou dar um "puf" no meu puf amigão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui