Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2511 - Idade -- 25/11/2012 - 21:23 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fomos almoçar no Cinquenta e Três da Castelo, para comemorar os aniversários da Edna e da Emília, ambas nascidas em vinte e cinco de onze, com um ano de diferença. Ainda são jovens e bonitas, o que serão sempre, são e serão. Éramos dez à mesa, olhei e disse - Puxa, acho que sou o mais velho de idade; não, não é, disse a Regina e falou o ano que nasceu, dois a mais que eu. Somos do mesmo início de uma década do século passado. Todos da mesa já vivendo em dois séculos, pensei comigo, vislumbrando até uma certa vantagem, o que não deve ser nada, se imaginarmos toda a existência infinita do infinito, melhor nem imaginar.
Voltando ao mundo terreno, pelo Houaiss, idade é substantivo feminino e têm sete acepções e outras tantas locuções e etimologia. O tempo de vida decorrido desde o nascimento, a duração total da vida; cada um dos períodos em que se costuma dividir a vida - Idade avançada, madura, escolar, idade de casar, a idade do bronze. No homem, a idade do lobo; na mulher, a idade crítica. Idade da pedra lascada tem conotação geológica. Idade de Cristo corresponde a trinta e três anos de vida. Tem até a idade legal, que é uma prevista por lei para o exercício de determinados cargos ou direitos. E a Idade Média, que fala de um período histórico da nossa civilização, diferente da idade média de uma população de uma região, etc.
O Houaiss também define terceira idade como sendo o último terço da vida, geralmente considerado a partir dos sessenta e cinco anos e como eu não cheguei ainda nessa idade, posso me considerar jovem, apesar de eu ter tirado a barba branquinha de tudo anteontem mesmo. Nossa, você fica bem mais moço, me disseram e eu acreditei. Ah ah...
Em qualquer idade somos sempre jovens, pois uma pessoa mais velha sempre é alguém vinte anos mais que nós, já ouvi isso algumas vezes e é melhor seguir. Em oitenta e quatro, eu tinha trinta e fui ajudar o Alencar na sua aposentadoria, ele com quarenta e quatro. Achava ele já de idade, um jovem de tudo. Aposentou-se com trinta anos de trabalho, tendo começado aos quatorze. Sei que nunca parou mesmo e hoje aos setenta e dois ainda se acha jovem de idade. Quando fiz vinte e cinco meu pai fez cinquenta, achei um momento matemático - Olha ele tem o dobro da minha idade, o que parecia um monte. Imagine a minha mãe, com o dobro da minha idade, ela era uma moça ainda. E eu agora, faz tempo que já tive o dobro da idade dos meus filhos. Até a Lígia, na mesa, falou estar já se sentindo velha, uma vez que ela também já tem o dobro da idade de algumas primas, fora o primo que está para nascer. Na casa da minha mãe tem gente de todas as idades e séculos.
Quando na idade de criança eu via algumas pessoas, achava elas bem mais velhas, velhas mesmo, coisa de criança achar. No entanto, tenho descoberto que elas eram jovenzinhas, pelo critério atual da minha própria idade. É só olhar o blog "Museu da Pessoa" e descobrir a idade daqueles que já se foram e na flor da idade. Quem eu achava velho, era jovem. Hoje, sou mais de idade que muitos deles. Parece-me ser sempre uma questão de relação do seu tempo com o tempo de cada um e o tal do vinte anos mais. Por mais jovens que fossem, os professores sempre eram de idade e mereciam se chamados de "seu" ou de "dona". Outro dia passei o dia ouvindo o Professor Cortella dando aula e palestra de liderança. Fiquei no Cortella mesmo, vez que ele é mais novo do que eu. Na empresa tem gente que me chama de Seu Jairo, até de senhor, o que recuso gentilmente. Duro está sendo para meu sócio, seis anos menos, ser chamado de tio ou de seu ou de senhor. É, a idade chega e o que fazia a diferença já não faz mais.
Engraçado é que na mesa as mães estavam soltas, moças despreocupadas com idade. Os filhos já começam a se preocupar mais; nessa fase, eles vão ficando com mais idade e nós com menos, se me fiz entender. A conta, por favor. Preocupação tirada de mim por duas de menos idade e fomos comer bolo na chácara, para comemorar a idade nova, assim chamada. Parabéns para você, bolo, mousse, balinhas artesanais, café de bule, repeti tudo. Achei tudo muito bom, em vinte e cinco de onze de doze e quero mais idade para ter menos idade, ser mais velho; no entanto, mais novo...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui