Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As duas guerras do Golfo - 1991-2003 -- 03/08/2003 - 15:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS DUAS GUERRAS DO GOLFO 1991-2003 .



Prof. Edson Pereira Bueno Leal , agosto de 2003 . Email . eleal92@hotmail.com









1.ª GUERRA DO GOLFO 1991



Em 2 de agosto de 1990 Saddam Hussein invadiu o Kuwait com o objetivo de controlar suas reservas petrolíferas . Saddam também tentava estabelecer-se como liderança no mundo árabe e enfraquecer os países pró-ocidentais. A política americana favorável ao Iraque não foi alterada mesmo depois do massacre da população curda , com o uso de armas químicas , denunciado em 1998 . Talvez por esta razão Saddam supôs que não haveria resposta americana .

A ONU e os EUA exigiram a imediata retirada das tropas invasoras . Foram 12 resoluções ignoradas por Sadam. A negativa de Saddam Hussein resultou na formação de uma coalizão internacional, liderada pelos EUA e respaldada pela ONU mobilizou o maior aparato militar desde a 2a Guerra, cerca de 435.000 americanos e 230.000 soldados de 35 países , contra 545.000 iraquianos . A coalizão teve o apoio da URSS , Turquia, Síria , Egito e Arábia Saudita .

Até a Liga Árabe aprovou um documento condenando a invasão e aprovando a formação de uma frente militar para proteger a Arábia Saudita . Só a Líbia , a OLP e o representante do Iraque votaram contra .

A previsão inicial era a de que a guerra se arrastaria durante meses, causasse milhares de baixas e colocasse todo o Oriente Médio em ebulição . O conflito terminou em 40 dias com a derrota do Iraque. A Guerra do Golfo foi uma demonstração da moderna tecnologia de mísseis inteligentes e inaugurou uma nova fase de distensão da política internacional pois a URSS se posicionou contra um seu antigo aliado.

Em janeiro de 1991 começou o ataque a partir de navios do Golfo Pérsico e de bases na Arábia Saudita e na Turquia . Mísseis tomahawk e centenas de caças bombardeios atacaram alvos no Iraque . Os americanos anularam rapidamente a força aérea iraquiana , exercendo total supremacia aérea . A força aérea iraquiana , a maior do mundo árabe com 500 aviões de combate não saiu do chão . A maioria das pistas foi destruída , muitas bases de mísseis atingida e a rede de radares colocada fora de ação.

O Iraque disparou oito mísseis Scud com ogivas convencionais contra Tel Aviv e Haifa . O objetivo era forçar os israelenses a entrar na guerra , arrastando os países árabes . Porém a estratégia não funcionou . Os Scud tinha pouca precisão , alguns foram destruídos no ar por antimísseis Patriot e os EUA conseguiram manter Israel fora da guerra com uma boa compensação financeira de US$ 13,2 bilhões em cinco anos .

Os americanos usaram aeronaves de alta tecnologia como caças F-15 e Stealth , invisíveis ao radar , aviões Boeing AWACS radares , inaugurando a era dos bombardeios de alta precisão . Voando a altas altitudes , para escapar da artilharia foram realizadas 1.300 missões apenas nas primeiras 20 horas de guerra .

O poder destruidor dos ataques aéreos é imenso . Cada bomba de 1000 quilos levada por um B-52 abre uma cratera de 13 metros de profundidade por 17 metros de diâmetro. Em uma missão , 3 B-52 espalham estas crateras por uma área de 3 quilômetros , despejando 60 toneladas de bombas .

Manifestações de apoio a Sadam Hussein ocorreram na Palestina e em todo o mundo árabe . Para este o ditador iraquiano era um herói ao direcionar seus mísseis contra Israel .

Impotente , Hussein colocou na TV Iraquiana prisioneiros aliados com nítidos sinais de tortura, ameaçou usar armas químicas , biológicas e até nucleares e no dia 26 de janeiro , cerca de 7 milhões de barris de petróleo foram despejados propositalmente , a partir do terminal de Sea Island e dos oleodutos de Mina Al Ahmada, nas águas claras e azuladas do Golfo Pérsico . O terrorismo ecológico do Iraque foi equivalente a seis vezes o provocado pelo petroleiro americano Exxon Valdez no Alasca em 1989 . Os americanos no dia seguinte bombardearam as estações de bombeamento do terminal, interrompendo o fluxo . Os iraquianos também colocaram minas nos 360 campos de petróleo do Kuwait.

Mostrando a loucura de seu ato, Hussein totalmente na defensiva ordenou um ataque contra a cidade de Kaffi , na Arábia Saudita , a 20 quilômetros da fronteira no dia 30 de janeiro. Em 36 horas os aliados rechaçaram o ataque suicida feito sem cobertura aérea . Os tanques e blindados iraquianos , tornaram-se alvos fáceis dos aviões caça tanques Thunderbolt e dos helicópteros Apache .

Para não perder sua força aérea Saddam tomou a surpreendente decisão de transferir entre 90 e 100 aviões para o seu ex-inimigo Irã .

Em 25 de fevereiro menos de um mês após o início do ataque aéreo a estratégia tinha se revelado eficiente . Cerca de 1/3 do exército iraquiano estava fora de combate , os mísseis Scud já tinha virado motivo de piada em Israel e os soviéticos negociavam um plano de paz para a retirada das tropas iraquianas do Kuwait em 3 semanas . Havia 20.000 mortos , 60.000 feridos , um prejuízo incalculável , a energia elétrica foi interrompida e prejudicado o tratamento de água e esgoto e os telefones . A gasolina estava sendo racionada em um país com 100 bilhões de barris de petróleo. Os hospitais funcionavam precariamente , aumentando o risco de epidemias .

Segundo um empresário da cidade de Dinwanieeh , no sul do Iraque , "os americanos infligiram mais danos ao nosso país em duas horas que os iranianos em oito anos" . ( Veja, 27.02.91, p. 36) .

O operação Tempestade no Deserto , previa uma fase inicial somente com ataques aéreos e após enfraquecido o exército iraquiano e especialmente a Guarda Republicana , unidade de elite com 100.000 soldados , teria inicio a fase terrestre . Após seis semanas do maior bombardeio aéreo da História , teve início o avanço terrestre , e de forma inesperada , em apenas 100 horas de combate , cerca de 170.000 soldados do Iraque , inclusive a famosa Guarda Republicana , renderam-se aos inimigos. Os aliados chegaram a 160 quilômetros de Bagdá , sem nenhum combate significativo e só pararam por que não receberam ordens para invadir a capital .

Na guerra morreram apenas 147 soldados americanos. Outros 236 morreram devido a acidentes e outras causas . Cerca de 205.000 iraquianos foram mortos , dos quais 118 mil eram civis , dentre os q uais 40 mil mulheres e 32 mil crianças . Cerca de 100 mil mortes foram posteriores aos ataques . O que seria o quarto exército do mundo era uma farsa . Os soldados iraquianos esfomeados e insones , com o moral baixo , se entregaram felizes , demonstrando que a guerra era apenas uma loucura pessoal do ditador .

Os iraquianos ao retirarem-se do Kuwait incendiaram o parlamento , os hotéis Meridien , Sheraton , Plaza e Marriot e os campos de petróleo . Os americanos demoraram oito meses e gastaram US$ 2 bilhões para apagar os incêndios nos campos de petróleo.

Terminada a guerra verificou-se que o exército de Sadam era de no máximo 400.000 soldados e não 540.000 como imaginado . Não havia armas químicas e nem bombas nucleares . Apenas o número de bases de lançamentos de mísseis Scud era superior . Os americanos calculavam em 35 e eram 200 bases .

Por que Bagdá não foi invadida e os americanos prenderam Sadam?

A resolução da ONU que autorizou a guerra mencionava apenas a libertação do Kuwait . Porém se quisessem os americanos poderiam ter chegado facilmente até Bagdá . Mas não quiseram . Seu inimigo na região era o Irã e queriam que o Iraque continuasse sendo um contrapeso ao Irã . A Arábia Saudita não queria um regime xiita se separando pelo sul que poderia também se unir aos iranianos e a Turquia não queria um regime que se libertasse do Iraque pelo norte .. Os americanos erraram ao manter Sadam que se fortaleceu e continuou incomodando , supostamente dando apoio a grupos terroristas como a Al Qaeda .

O Iraque apesar da derrota manteve Sadam Hussein no poder . Porém o país foi submetido a pesadas sanções militares, estando com seu espaço aéreo desde o fim dos combates. Os EUA e Inglaterra definiram uma zona de exclusão aérea desde 1991 , além da qual os caças iraquianos não podiam voar. Periodicamente aviões aliados atacavam bases de defesa antiaérea no Iraque , como em 10.08.2001 . Com as sanções impostas pela ONU a reconstrução do Iraque no pós guerra tornou-se inviável e o principal efeito foi provocar a morte de meio milhão de crianças iraquianas . A mortalidade infantil cresceu , chegando a 130 por mil em 1999 e cerca de 25% das crianças iraquianas passaram a ser subnutridas. As sanções paradoxalmente passaram a fortalecer o ditador pois todos os negócios passaram quase que obrigatoriamente a serem feitos com a intermediação do governo. Calcula-se que entre 500 mil e l milhão de crianças morreram desde 1991 . Segundo William Nordhaus , da Universidade de Yale , o Iraque , sob o governo de Saddam " viveu uma das decadências econômicas mais catastróficas da história moderna " , tendo o padrão de vida caído 90% em 23 anos. " F S P 23.05.2003, p. A-12) . Durante o embargo foram vetados pelos americanos a venda de produtos essenciais , desde vacinas infantis, até equipamentos de purificação de água .

O embargo imposto ao país desde 1991 pela ONU teve um custo aproximado para o país de US$ 180 bilhões.

Sadam Hussein continuou forte e desafiando os americanos .



PUC 1992 – Entre os analistas políticos contemporâneos , é corrente o diagnóstico de que o fim da Guerra do Golfo , não significou a chegada da paz no Oriente Médio. Partindo de sua compreensão sobre a natureza dos conflitos políticos na região , aponte e comente dois aspectos históricos que fortalecem este diagnóstico.

HOLOCAUSTO CURDO

Os curdos são uma etnia minoritária entre a maioria árabe do oriente Médio . Descendentes de tribos indo-européias , chegaram à Mesopotâmia na pré-história . Converteram-se ao islamismo na fase da expansão maometana, mas conservaram identidade própria . Saladin , o conquistador de Jerusalém

Os curdos foram os grandes perdedores com a onda nacionalista iniciada no século XIX e com as divisões pós I Guerra Mundial . Com uma população total de 25 milhões de pessoas , são o maior " povo sem pátria" do planeta ,vivendo nas montanhas entre a Turquia ( 13,5 milhões ) , A Armênia / Azerbaijão ( 300.000 ) Irã ( 5 milhões, Síria ( 1 milhão) e Iraque ( 5 milhões) .

Seguem até hoje, na maioria , costumes tribais e códigos de honra e coragem tipicamente medievais .

Estimulados pela derrota de Saddam , os curdos , uma minoria de 5 milhões de pessoas no Iraque pegaram em armas contra Bagdá . Por alguns dias , chegaram a controlar as principais cidades da região onde vivem , mas não tiveram como resistir ao poder de fogo da máquina de guerra iraquiana . Vencidos , a única alternativa foi a fuga , maciça e desesperada e 1 milhão de refugiados curdos, a maioria mulheres , crianças e idosos , sem alimento e roupas adequadas lançou-se às montanhas do norte do Iraque na tentativa de cruzar as fronteiras da Turquia ou do Irã . Sedentas as pessoas bebiam neve derretida , contaminada pela fumaça negra do petróleo em chamas no Kuwait . Aviões americanos ingleses e franceses jogaram comida , remédios e roupas para minorar o sofrimento , onde 1000 chegavam a morrer por dia devido ás condições desumanas . ( Veja, 17.04.1991 , p. 24-27) .

Os curdos acabaram fazendo alianças com os americanos , que implantaram uma rede de proteção aérea , transformando o norte do Iraque em um enclave relativamente autônomo.

Da mesma forma , uma revolta da população xiita em Basra em 1991 , foi abafada por um banho de sangue . Saddam usou no sul tropas para expulsar os xiitas que viviam em áreas alagadas . Em seguida drenou os pântanos , causando um dos piores desastres ecológicos do século XX .

ULTIMATO DA ONU EM 2002

Os EUA atribuindo ao Iraque fortes ligações com os terroristas da Al Qaeda e a continuidade da produção de armas de destruição em massa exerceram forte pressão internacional sobre a ONU para a aprovação de uma resolução que obrigasse o país a aceitar incondicionalmente o retorno dos inspetores da ONU e da IAEA ( Agência Internacional de Energia Atômica ) que haviam sido impedidos de trabalhar .

Após quase dois meses de negociações , onde o presidente americano George W. Bush deslocou tropas e ameaçou atacar sozinho , o Conselho de Segurança , em decisão inédita, aprovou por unanimidade a Resolução 1441 onde defineu regras e prazos rígidos a serem cumpridos pelo Iraque : 15 de novembro - aceitar a nova resolução e prometer cumpri-la ; 8 de dezembro - apresentar ao CS uma declaração " precisa , integral e completa " de todos os seus programas de armas de destruição em massa ; 23 de dezembro - permitir a entrada de 80 a 100 inspetores de armas , com ampla liberdade de movimentação e trabalho no país , podendo inspecionar qualquer local , interditar áreas e destruir ou remover armas e sistemas ; 21 de fevereiro de 2003 - prazo final para os inspetores de armas apresentarem relatório ao Conselho de Segurança . O inédito é que até a Síria , país árabe, vizinho do Iraque e inimigo dos EUA votou sim . O Iraque , sem qualquer alternativa, com os soldados americanos treinando em suas fronteiras , aceitou incondicionalmente a resolução . ( F S P 9.11.2002 , p. A-16) .

Porém os EUA deram início à escala militar no Golfo , enviando tropas e navios de guerra antes mesmo das inspeções começarem . A Casa Branca divulgou inclusive a existência de planos de governo pós Saddam .

O Iraque submeteu-se incondicionalmente às supervisões dos inspetores da ONU . Abriu palácios e instalações militares . Mais de 400 inspeções foram realizadas , todas sem notificação prévia , cobrindo mais de 300 locais e nada de relevante foi encontrado . Em março de 2003 destruiu quatro de seus mísseis Al Samoud 2 atendendo a ultimato da ONU . O país segundo estimativas teria cerca de 120 destes mísseis , com alcance de 183 km , superior ao limite permitido por uma resolução do Conselho de Segurança .

Os Estados Unidos não consideraram satisfatória esta destruição . O parlamento da Turquia rejeitou uma proposta que permitiria o uso do território do país por tropas de combate americanas , mesmo com a oferta americana de US$ 15 bilhões em empréstimos e doações . Porém o governo turco autorizou os americanos a usarem seu espaço aéreo , recebendo US$ 1 bilhão como compensação.

GUERRA CONTEMPORÂNEA

Durante a Guerra do Golfo apenas 10% das bombas lançadas sobre o Iraque eram inteligentes . Porém em 2003 , 98% das bombas americanas são armas teleguiadas com precisão . Coordenadas do alvo são inseridas na aeronave antes da decolagem ou durante a designação do alvo em vôo . Um sistema de navegação inercial fornece dados de velocidade e aceleração para o controle do vôo e o sistema de posicionamento global (GPS) fornece atualizações de posições durante o vôo . Câmara infravermelha aponta o alvo para a ogiva . Com estes sistemas de orientação pode-se atingir alvos com qualquer condição meteorológica e com grande precisão , inferior a 10 metros . As bombas apenas dependem de um eficaz serviço de inteligência militar que aponte os alvos de importância com precisão .

Enquanto na I Guerra Mundial jogavam-se duas mil bombas para acertar um alvo , na guerra atual apenas um míssil pode fazer o serviço . Com a maior precisão , diminuem muito as mortes de civis , bem como a duração dos combates . "Podemos atingir em 24 horas o mesmo número de alvos que levaríamos uma semana para acertar na Guerra do Golfo de 1991 " , segundo Buster Glosson , general da Força Aérea Americana . ( Veja, 26.3.2003, p. 55) . A quantidade de bombas utilizada na Guerra do Golfo foi apenas 11% das jogadas sobre o Japão na II Guerra , 4% das lançadas sobre a Alemanha nazista e menos de 1% das atiradas sobre o Vietnã " . ( Veja, 19.3.2003, p. 55) .

Destas bombas a mais conhecida é o míssil Tomahawk que voando a 880 km por hora pode atingir um prédio de 6 andares a 1.600 km de distância . A moab , a " mãe de todas as bombas" , que pesa 9,5 toneladas e destrói tudo num raio de 1 quilometro e a e-bomb bomba de microondas que destrói equipamentos de comunicação e computadores num raio de 300 metros por meio da emissão de pulsos de energia eletromagnética.

O historiador Jorg Friedrich escreveu o livro "O Incêndio - A Alemanha sob bombardeio " onde descreve a história dos bombardeios aliados contra as cidades alemãs . "Em cinco anos de guerra aérea , os aliados mataram mais de meio milhão de pessoas e destruíram entre 70 a 80% das cidades . Foram atingidos 30 milhões de pessoas . No ataque aéreo à cidade de Pforzhim , em fevereiro de 1945 , morreu um em cada três habitantes. Na cidade japonesa de Nagasaki , atingida por uma bomba atômica , a taxa foi de um em cada sete habitantes . O auge dos bombardeios foi entre janeiro e maio de 1945, quando a guerra estava praticamente ganha e as tropas aliadas entravam na Alemanha " .

Ele assinala a substancial diferença entre a guerra aérea neste período e a guerra com bombas inteligentes ocorrida na Segunda Guerra do Golfo : " é que se queria então atingir alvos civis . Ingleses e americanos acreditavam que promovendo um massacre da população civil , os alemães se revoltariam e derrubariam o regime nazista" . ( Veja, 16.4.2003 , p.9-11) . No mundo contemporâneo , com a participação permanente dos meios de comunicação esta hipótese nem pode ser cogitada . Se não houvessem as bombas de precisão e os bombardeios atingissem de modo significativo a população civil , a opinião pública mundial certamente se colocaria em sua grande maioria contra a continuidade da guerra .

O poder militar americano não encontra paralelo em nenhum outro exército do mundo . Seu exército possui o maior poder de fogo , as armas mais sofisticadas e mesmo os soldados dispõem de equipamentos de alta tecnologia como aparelhos GPS , óculos com lentes infravermelhas para visão noturna , fuzil M4 com mira a laser , que pode dar até mil tiros por minuto com grande precisão e pistola Beretta 9 mm , máscara contra armas químicas , óculos com lentes blindadas , colete protetor reforçado com uma placa de cerâmica e capacete feito de kevlar , mais leve e resistente do que o aço e equipado com um aparelho de rádio . O uniforme é feito com tecido especial que permite a evaporação do suor .O poder de fogo atual de um soldado americano equipado equivale a 650 combatentes da I Guerra Mundial .

Na aviação possuem os maiores porta aviões e os jatos mais modernos como o Super Hornet que pode atingir 2.200 km por hora e disparar mísseis contra quatro alvos simultaneamente , com sensores a laser . Possuem aviões de reconhecimento sem piloto como o Predador com 8 metros de comprimento e o Pointer com apenas 22,5 cm .

Tudo isto é possível porque os EUA possuem um orçamento militar anual de US$ 380 bilhões que equivale à metade dos gastos militares do planeta . Portanto, com tamanho arsenal , os americanos frente aos iraquianos dispondo apenas de equipamentos convencionais não iriam disputar uma guerra verdadeira , mas muito mais uma exibição unilateral de seu poderio.

A decisão americana de dar início à guerra contra o Iraque , ainda que de modo quase que solitário insere-se na estratégia do governo Bush de realizar ataques preventivos contra nações consideradas pelos americanos como ameaças à segurança dos EUA e apoiadoras do terrorismo internacional .

Segundo Richard Perle , chefe do Comitê de Política de Defesa, órgão de consultoria semi-oficial do Pentágono o ataque se justificou por que " o preço de não tomarmos uma atitude agora só aumentaria no futuro .... Tínhamos a Rússia e a França começando a exercer pressões para que fosse levantado o embargo contra o Iraque . Isso iria ocorrer e seria uma vitória política de enormes proporções para Saddam Hussein . Ele passaria imediatamente a uma nova fase de reaparelhamento de seu Exército . " ( F S P 26.03.2003 , p. A-21) .

A decisão pelo ataque foi tomada de modo imperial , sem a existência de nenhuma das condições para o emprego legítimo de força segundo as leis internacionais . Não houve qualquer ataque atual ou iminente por parte do Iraque , não houve autorização por parte do Conselho de Segurança da ONU e o Iraque estava se submetendo às inspeções de seu arsenal de armas pela ONU .

Os EUA decidiram pela guerra sob a aberta oposição de Vladimir Putin da Rússia , Jacques Chirac da França e Gerhard Schoereder da Alemanha . Na Europa os americanos tiveram apoio explicito de Tony Blair da Inglaterra , José Maria Aznar da Espanha , Silvio Berlusconi da Itália e da Polônia. Os franceses acusam Tony Blair de ser o " poodle da Casa Branca " . A postura americana acabou criando um sério problema na unidade da União Européia , pois suscitou divergências profundas até então inexistentes . Embora tenha havido uma bem sucedida integração econômica na União Européia , a defesa e a política externa continuam a ser competência exclusiva de cada país . Por trás das divergências está uma clara disputa pela hegemonia política no âmbito europeu, principalmente da Inglaterra contra o eixo franco-alemão.

Para Bush , Saddam estocou armas de destruição em massa para controlar o petróleo do Golfo Pérsico , se aliou a terroristas da Al Qaeda e é um tirano para seu próprio povo. Destas acusações que justificaram a guerra , apenas a terceira estava efetivamente comprovada e os fatos posteriores demonstraram que era a única correta .

Para grande parte da opinião pública internacional o desejo americano de controle da produção de petróleo seria o principal motivo por trás da guerra . Na realidade as companhias petrolíferas respondem por apenas 6% da riqueza americana , sendo portanto uma loucura iniciar uma aventura desta apenas por esta razão , considerando os riscos aos restante 94% da riqueza do país , pelos eventuais prejuízos que uma guerra acaba provocando.

Conforme assinala Jurgen Habermas , a legitimação , a exemplo da intervenção em Kosovo acabaria ocorrendo a posteriori , o que de fato acabou acontecendo .

O presidente americano está alimentado por uma visão fundamentalista na qual predomina o mais renitente conservadorismo cristão , sendo Deus citado constantemente como estando do lado dos americanos. Bush pretende usar a invasão do país para ali instalar um regime democrático que sirva de inspiração de liberdade para outras nações da região .

A possibilidade de democratização do Iraque com a intervenção americana é colocada em dúvida por Thomas Carothers , especialista em promoção da democracia pois segundo ele : " o país continuará a não ter nenhuma tradição de pluralismo político . Segundo a sociedade iraquiana permanecerá bastante dividida étnica e religiosamente . Terceiro, a economia do país, é dominada pelo petróleo , o que , ao menos em países em desenvolvimento , tem impedido a consolidação da democracia , pois o petróleo acaba criando uma elite que busca manter-se no poder com todas as suas forças para continuar tirando proveito da receita que ele gera . Assim , geralmente , a concentração do poder econômico numa só fonte , acarreta a concentração do poder político em torno de um só grupo . Ademais, a tradição de violência política existente no Iraque , que foi exacerbada durante o governo de Saddam , também constitui um aspecto que dificultará a democratização da cena política. " ( F S P 2.3.2003 , p. A-14) . u

O historiador Chalmes Johnson também é cético quanto á possibilidade de instalação de uma democracia no país , como os americanos fizeram com o Japão após a II Guerra . " No Japão , os Estados Unidos conservaram e obtiveram a colaboração das instituições nipônicas , e inclusive a cooperação do imperador Hiroíto . No Iraque não há instituições - apenas Saddam, a tortura e a lealdade de clã , tribo e religião . ( Veja, 23.10.2002 , p. 89) . O general Douglas MacArthur permaneceu seis anos no Japão com poder total e os americanos no Iraque não terão nem a mesma colaboração , nem o mesmo tempo.

Em uma sociedade tribal como a iraquiana , só se confia em vínculos de parentesco e de vizinhança . As raízes tribais tem mais força que o nacionalismo . Se formos utilizar o Afeganistão como exemplo as perspectivas não são muito animadoras . O regime Taliban foi derrotado no final de 2001 e quase dois anos após , embora tenha sido instalado um governo central os dirigentes locais , chefes de guerra continuam dominando a vida político social da sociedade civil , ignorando o poder central.

Segundo o iraquiano Elie Kedourie , autor do livro Democracia e Cultura Política Árabe a democracia não irá se espalhar pelo mundo árabe ao contrário do que acontece em outros continentes . Isto por que a tradição política muçulmana não chegou ao estágio de separar o Estado da mesquita . O Islã coloca a soberania política em Alá . Em outras palavras , o Estado deve ser totalitário por ser uma emanação da vontade divina . A lógica prevalece mesmo quando o governante é laico . Outra explicação está no subdesenvolvimento econômico . A burguesia e a classe média são dependentes do Estado e, portanto, não tem interesse em lutar pela democracia . Só uma classe média esclarecida pode tirar os ditadores do poder , resume o libanês Ahmad Dallal , professor de história do Oriente Médio da Universidade Stanford, na Califórnia . Todos os processos democráticos testados nesses países - como a extensão do voto ás mulheres no Catar - foram decisões pessoais de líderes autocráticos " ( Veja, 16.04.2003, p. 51 )

A idéia de usar a religião para regular a vida em sociedade no Oriente não é uma herança do Islamismo , mas do Império Otomano , que se estendeu da Turquia , seu centro, até o sul da Ásia , e do norte da África até o sul da Europa do século XIII até pouco depois da I Guerra Mundial . Seu idealizador foi o sultão Osman I , fundador do Império. Os sultões , seus descendentes , se declararam califas , ou seja, sacerdotes do islamismo . Por séculos eles esmagaram facilmente quase todas as revoltas em nome de Alá . " Poder e religião andam juntos há séculos no Oriente Médio " , diz David Fromkin , professor da Universidade de Boston , autor do livro A Paz para Acabar com a Paz , onde relata o fim do Império Otomano e a criação do Oriente Médio atual . ( Veja, 16.4.2003 , p. 66) .

Segundo estudo realizado em 2001 pela ONG Freedom House , 75 % das 145 nações não muçulmanas são democracias enquanto que apenas 23% dos 47 países que adotam a religião muçulmana como predominante também o são.

No Iraque Saddam montou um regime de terror . Estima-se que , desde a Guerra do Golfo em 1991 , 200.000 pessoas tenham sido mortas nos porões do regime . Os principais postos do regime foram ocupados por parentes próximos . Familiares e aliados receberam cargos, favores e dinheiro . Parentes rebeldes foram mortos como aconteceu com dois genros de Saddam . Eles fugiram para a Jordânia em 1995 , levando todos os segredos do programa nuclear iraquiano . Saddam prometeu perdoá-los se voltassem para Badgá , com suas filhas e netos . Retornaram meses depois e acabaram mortos a tiros , mesmo destino de outros 51 parentes do ditador acusados de traição.

Cerca de 500.000 pessoas encarregam-se de espionar a população . Estima-se que outros 2 milhões de iraquianos atuavam como informantes . Cerca de 32.000 atuavam na segurança pessoal do presidente a maioria recrutada no seu clã , o Baijat, na sua tribo , Bu Nasir , e no entorno de sua cidade natal Tikrit , a 160 quilômetros ao norte de Bagdá . Em 2000 foi inserido no Código Penal o crime de falar mal do presidente punido com a amputação da língua .

De acordo com dossiê divulgado pelo governo inglês centros de tortura funcionavam no subsolo de prédios públicos ou presídios , sendo um deles no centro de Bagdá , no subsolo do Diretório de Segurança Geral , tendo solitárias com o nome de "prisão - caixão" onde os presos são mantidos em caixas de aço retangulares , semelhantes às gavetas dos necrotérios recebendo apenas líquido como alimentação . A maioria morre em questão de dias e seu corpo é entregue à família em caixão lacrado não sendo á família permitido ver o corpo da vítima . ( Veja, 5.2.2002, p. 69-70) .

Cerca de US$ 2,5 bilhões foram gastos na construção de cinquenta palácios nababescos . Em outubro de 2002 , plebiscito aprovou a continuidade de Saddam por mais sete anos , com 100% dos eleitores , pois a votação foi feita com cédulas abertas .

SEGUNDA GUERRA DO GOLFO

A guerra começou por ação americana em 19 de março de 2003 com disparos de mísseis contra Bagdá , um "ataque de decapitação " na tentativa de atingir Saddam Hussein. No dia seguinte novos bombardeios e ataques de artilharia no sul do Iraque , com invasão por terra em direção a Basra , com a participação de soldados americanos e britânicos.

A invasão logo no início demonstrou uma substancial diferença em relação á Primeira Guerra do Golfo , quando as forças aliadas iniciaram o avanço apenas 39 dias depois de iniciados os bombardeios . Embora usando apenas a metade do contingente de soldados que lutou em 1991 , o aumento da eficiência dos bombardeios e a debilidade do exército iraquiano , justificam o rápido início dos ataques terrestres .

A CIA tinha a informação de que pelo menos 1.500 poços de petróleo iraquianos tinham sido minados e caso detonadas , as minas poderiam provocar os incêndios e comprometer a produção iraquiana por pelo menos três anos , mas isto acabou não acontecendo.

Os americanos avançaram por terra em três frentes em direção a Bagdá e ao contrário do esperado não houve grandes combates . Afirmava-se que nas proximidades da capital haveria um grande confronto com a Guarda Republicana , unidade de elite , mas este confronto não aconteceu

Na Guerra do Golfo em 1991 foram mobilizados 500.000 soldados . Desta vez estavam na região apenas 310.000 soldados na região , com pouco mais de 100.000 no Iraque . O exército americano adotou uma estratégia de avanço rápido . Em apenas duas semanas as tropas chegaram até a capital em uma velocidade espetacular , poucas vezes vista na história militar . O avanço foi tão rápido que as cidades no caminho não foram ocupadas , mas apenas desbordadas . O controle do espaço aéreo pelos americanos foi tão amplo que nenhum avião iraquiano ousou levanta vôo . Os radares de mira da artilharia iraquiana eram tão facilmente localizados pelo monitoramento eletrônico que tiveram que ser deixados desligados para não serem destruídos e os iraquianos foram obrigados a disparar a esmo seus mísseis , sem qualquer perigo para a aviação . Os tanques iraquianos M-55 só disparam para a frente e tem alcance de 1 quilômetro sem precisão . Os Abrams americanos atiram em qualquer direção e atingem com exatidão alvos a 1,5 km de distância . Na primeira semana , catorze tanques ingleses enfrentaram o mesmo número de blindados iraquianos em campo aberto, destruindo todos , sem uma única baixa.

Afirmava-se que a invasão de Bagdá poderia gerar um banho de sangue em razão da dificuldade de tropas movimentarem-se por uma área densamente povoada , que teriam sido cavados buracos cheios de óleo para serem incendiados quando da chegada das tropas e que a cidade estaria toda minada , mas esta expectativa não se confirmou .Sábado e domingo 5 e 6 de abril , menos de 20 dias após o início da invasão foram feitas incursões por Bagdá , sem grande oposição e na segunda feira dia 7 de abril tropas tomaram dois palácios , inclusive o principal palácio presidencial e instalaram três batalhões no centro da cidade . No sul os britânicos anunciaram ter controlado a cidade de Basra .

Na quarta feira , 9 de abril a cidade de Badgá foi considerada sob controle da coalizão e anunciada a queda do regime. Uma coluna de tanques chegou ao centro sem ataques significativos e a estátua de Saddam Hussein na praça Al Firdus (do Paraíso) foi derrubada . Iraquianos deram chineladas na cara de Saddam , cuspiram sobre os símbolos do regime , árabes festejando a derrubada de um ditador por tropas ocidentais.

Em apenas 21 dias os americanos e ingleses acabaram com uma ditadura de 24 anos.

Um dia após o anúncio da queda do regime o Iraque estava mergulhado no caos . Com a ausência de um poder central , saques a prédios públicos , tiroteios , assassinatos e atentados ocorreram em Bagdá , Basra , Najaf e Kirkuk .Os saqueadores invadiram lojas, bancos , universidades e até os hospitais levando tudo o que pudesse ser carregado em caminhões , tratores, carrinhos de mão e nas mãos .

Na capital a maioria dos saqueadores era composta de moradores provenientes da Cidade Saddam , ume enorme favela onde vivem 2 milhões de muçulmanos xiitas , tratados pelo regime derrubado como cidadãos de segunda classe.

O saque de maior repercussão internacional ocorreu no Museu Nacional de Bagdá . Apesar de estarem presentes nas proximidades , as tropas americanas nada fizeram para evitá-lo. Cerca de 170.000 artefatos , referentes a um período de história da Mesopotâmia de 6000 anos foram roubados ou destruídos. A biblioteca do museu foi incendiada e teve seu acervo destruído. Parte foi posteriormente recuperada .

Os ditadores estão ficando mais espertos . Enquanto Hitler se suicidou quando as tropas soviéticas estavam prestes a capturá-lo e o romeno Nicolae Ceausescu foi executado pela multidão enfurecida em 1989 , o mulá Omar no Afeganistão e Saddam Hussein no Iraque desapareceram misteriosamente , sendo ignorado o seu paradeiro .

Cerca de US$ 1 bilhão foram retirados pelo governo do Iraque , em dinheiro vivo, de um banco da Jordânia , às vésperas da invasão americana . Os soldados americanos em Bagdá encontraram US$ 656 milhões em maços de notas de 100 dólares , guardados em 164 caixas de metal escondidas em várias casas discretas perto do palácio presidencial . Certamente era o dinheiro para a sobrevivência na clandestinidade , parte dele deixada para trás na fuga feitas às pressas .

Durante o conflito morreram 114 soldados americanos e oito britânicos em combates e 22 americanos e 25 britânicos em acidentes . Não é possível estimar o número exato de mortos iraquianos com os combates , porém estima-se o número de baixas civis em 7.787 , baixo para um conflito destas proporções e pouco significativo face às mais de 200.000 assassinadas pelo regime iraquiano e às 500.000 mortas nos conflitos contra Irã e Kuwait iniciados pelo ditador. Quanto ás baixas militares dificilmente será avaliado o número correto pois divisões inteiras de iraquianos foram dizimadas por bombardeios aéreos e muitos soldados foram de tal forma calcinados que tornaram impossível a contagem além daqueles que simplesmente abandonaram armas e uniformes e desertaram para não morrer.

Terminada a guerra indícios mostram claros erros de avaliação do ditador iraquiano . Foram tomadas todas as precauções para preservar ao máximo recursos para o pós-guerra o que indica que Saddam acreditava em um recuo americano após o início da guerra , a exemplo do que aconteceu em 1991 .

Grande parte da mobília e dos objetos do palácio presidencial foram etiquetadas e removidas para um depósito militar . Grandes carregamentos de armas leves e munição foram encontrados guardados em escolas e hospitais pois se sabia que a aviação americana evitaria atingi-los assim como as mesquitas . Os aviões da Força Aérea, escondidos em bunkers no deserto , não saíram do chão . Dezenas de tanques também não chegaram a entrar em combate , tendo sido encontrados enterrados na areia intactos . ( Veja, 30.04.2003 , p. 55) .

O governo americano esperava que a rápida vitória contra o Iraque e a deposição de Saddam Hussein exerçessem uma espécie de "efeito demonstração " sobre os demais governos árabes , moderando as decisões principalmente daqueles países mais radicais como o Irã e a Síria .

Os americanos tem a difícil tarefa de comandar a reconstrução do Estado iraquiano , criando instituições democráticas que efetivamente funcionem e possam servir de paradigma para os demais países árabes . Para que esta tarefa seja bem sucedida é necessário que fique clara para o povo qualquer conotação colonial ou de dominação neste processo . A exposição das milhares de vítimas do regime e das crueldades perpetradas pela ditadura de Saddam poderão colaborar para o sucesso desta tarefa .

Em 1994 , quando mobilizou seu exército ameaçando invadir novamente o Kuwait , Saddam estabeleceu a mutilação como punição a uma série de delitos. A deserção passou a ser castigada com a perda de orelhas . Os reincidentes tinham uma marca X no rosto, feita com ferro em brasa, com 3 cm de largura e 1 mm de profundidade . A oposição estima que mais de 3.000 pessoas foram mutiladas desta forma. Farris Salman de 23 anos , preso pelos Fedains, a milícia paramilitar comandada por Udai , o filho mais velho de Saddam teve a língua cortada por ter amaldiçoada Saddam em uma discussão . Kadhin Sabbit al-Datajji , de 61 anos , morador da grande favela de Bagdá , conhecida como Cidade Saddam , teve um olho arrancado na prisão , porque nenhum de seus 14 filhos era filiado ao partido Baath . O Iraque era um estado policial onde um em cada dez iraquianos fazia parte do esquema de espionar vizinhos e conhecidos. ( Veja, 30.04.2003, p. 54) .

Trata-se de esforço gigantesco e que irá demonstrar se os moderados islâmicos , favoráveis a regimes democráticos , conseguem superar os radicais , defensores de regimes totalitários. Segundo Abdulwahab Alkebsi , diretor executivo do Centro para Estudos do Islã e a Democracia , sediado em Washington , " a elite intelectual nos países árabes não vê diferença entre os valores da democracia ocidental e os prescritos nos livros sagrados do Islã . Dignidade humana , império da lei e a limitação do poder do Estado estão claramente expostos no Corão " . ( Veja, 16.04.2003 , p. 63) .

O presidente egípcio Hosni Mubarak alertou os EUA às vésperas da invasão dizendo que " a guerra vai produzir uma centena de Bin Ladens" . Outro risco é a continuidade de uma guerra de guerrilha gerando um número indeterminado e contínuo de soldados mortos , que certamente a sociedade americana não irá suportar .

Em 15 de abril os americanos promoveram a primeira reunião com representantes das diversas etnias e movimentos iraquianos e Zalmay Khalizd , enviado especial do presidente Bush afirmou : " Queremos que vocês estabeleçam seu próprio sistema democrático baseado nas tradições e valores iraquianos " . O principal grupo de oposição xiita , o Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque , baseado em Teerã não participou por discordar de um processo dirigido por um general americano . Uma declaração de 13 pontos foi aprovada e deverá nortear o processo de reconstrução do país

1. O Iraque deve ser democrático ; 2. O futuro governo iraquiano não deve se basear em identidades locais ; 3. O governo deve ser organizado como um sistema democrático federal , mas baseado em consulta nacional ; 4. O Estado de Direito deve ser soberano ; 5. O Iraque deve respeitar a diversidade , incluindo o respeito ao papel da mulher ; 6. O papel da religião no Estado e na Sociedade , deverá ser discutido em próximos encontros ; 7 . O encontro debateu o princípio de que cabe aos iraquianos escolher seus líderes , os quais não devem ser impostos de fora do país ; 8. A violência política deve ser rechaçada ; os iraquianos devem se reorganizar imediatamente para a reconstrução , tanto em nível local quanto nacional ; 9. Os iraquianos e a coalizão anglo-americana devem trabalhar juntos para lidar com os problemas imediatos de restaurar a segurança e os serviços básicos ; 10 . o partido Baath deve ser extinto , e seus efeitos na sociedade eliminados ; 11. Deve haver um diálogo amplo com todos os grupos políticos nacionais para engajá-los no processo de reconstrução ; 12. O encontro condena os saques e a destruição de documentos . ( F S P 16.4.2003, p. A-13) .

A tarefa mais difícil do processo de reconstrução do país será acomodar as duas principais forças organizadas que sobreviveram à guerra . Os partidos curdos no norte , que colaboraram com os americanos querem a independência ou no mínimo a autonomia da região . Outro grupo fortíssimo são as organizações xitas que certamente irão fazer de tudo para tornar o Iraque uma cópia da republica fundamentalista do vizinho Irã , onde os xiitas são maioria . Bem a propósito a principal organização xiita no exílio funciona no Irã , o Conselho Supremo para a Revolução Islâmica e seu líder é o aiatolá Mohamed Baqir al-Hakim , que pode ser considerado o "Khomeini iraquiano " .

Exemplo da luta pelo poder que se instalará no país foi o assassinato do aiatolá Abdul Majid al-Khoei , que havia acabado de retornar de doze anos de exílio na Inglaterra e era o homem escolhido pelos americanos para fazer a mediação com as lideranças xiitas . Abdul foi morto a facadas na mesquita de Ali, um lugar sacrossanto para os xiitas , possivelmente por membros da Dawa , uma organização fundamentalista .

Outra liderança xiita é o grão-aiatolá Ali Sistani , que foi o autor de uma fatwa , um decreto , posteriormente desmentido , orientando os xiitas a não interferir no avanço das tropas dos EUA .

Medida fundamental para a reconstrução do Iraque , em 22 de maio de 2003 o Conselho de Segurança da ONU , adotou a resolução 1483, por 14 votos a zero , com uma abstenção ( a Síria) , acabando contra as sanções e entregando o controle do país aos EUA e Reino Unido , que serão os responsáveis pela reconstrução e controle da exploração do setor petrolífero . Apesar da oposição inicial de França , Alemanha e Rússia , a proposta americana acabou sendo aprovada pois garantiu-se a sobrevida por mais seis meses do programa de troca de petróleo por comida , abrindo caminho para que contratos assinados anteriormente com empresas russas sejam respeitados pela ONU .

Com a resolução o Iraque poderá voltar a exportar petróleo. O país que exportava antes de 1991 cerca de 3,5 milhões de barris por dia , após a Guerra do Golfo teve a exportação praticamente interrompida . Somente no início de 1997 , os EUA concordaram em criar o programa de petróleo em troca de alimentos que permitiu a retomada parcial das exportações , que chegaram a 1,7 milhão de barris/dia passando a ser o oitavo exportador mundial , apesar de ter a segunda maior reserva . A receita petrolífera foi controlada pela ONU , sendo usada para a aquisição de produtos de necessidade humanitária básica. O Iraque tem uma dívida externa em torno de US$ 400 bilhões.

Em 13 de julho de 2003 foram empossados os 25 membros do Conselho de Governo do Iraque , criado pelos EUA e formado por líderes iraquianos , sendo o primeiro passo do processo de transferência gradual do poder da Autoridade Provisória da Coalizão ( APC) , liderada pelo diplomata americano Paul Bremer , para os iraquianos , processo que não tem data para ser finalizado.

O conselho é composto por 13 muçulmanos xiitas , cinco muçulmanos sunitas , cinco curdos , um cristão e um turcomeno . O conselho poderá indicar ministros , aprovar o Orçamento, revisar leis . Irá conduzir o processo de elaborar uma nova Constituição para o país , aprová-la por referendo e depois realizar eleições democráticas , uma novidade no Iraque. O Conselho trabalhará na reforma das Forças Armadas , da Polícia e do Poder Judiciário , sendo que a APC continuará responsável pela segurança durante o período interino . O Conselho representará o Iraque no plano internacional.

Justamente por sua constituição o conselho terá grandes dificuldades de atuar . dada a multiplicidade de facções religiosas , políticas e étnicas que o compõem . Seus 25 membros dificilmente conseguirão tomar decisões consensuais . Esta dificuldade ficou evidente quando o grupo demorou duas semanas para eleger seu presidente e acabou optando por uma presidência rotativa a ser ocupada por nove de seus integrantes , cada um ficando um mês.

Mesmo assim a esperança dos americanos é que haja eleições gerais já no início de 2004.

A primeira decisão do Conselho foi abolir todos os feriados em homenagem a Saddam e a seu partido o Baath , que foi colocado na ilegalidade . O dia da queda do regime passa a ser feriado nacional. Apesar do ceticismo da população sobre a legitimidade do Conselho , Abdel Aziz al Hakim , do Conselho Supremo Islâmico e integrante do mesmo afirmou " Esse conselho é um passo correto. E esperamos que a autoridade dele se expanda até a ocupação terminar " . ( F S P , 14.07.2003 , p. A-8 ) .

O Conselho criou em 15 de julho um tribunal de crimes de guerra para julgar membros do regime de Saddam Hussein . O tribunal pretende julgar os iraquianos presos pelos americanos . Logo após a guerra os americanos divulgaram uma lista de 55 iraquianos mais procurados e destes 34 já tinha sido capturados.

Tendo em vista a continuidade de ataques de guerrilha realizados por partidários do regime derrubado e a recusa de diversos países em contribuir militarmente para o ocupação sem um mandato da ONU , os EUA anunciaram a prorrogação da permanência de 9.000 soldados da 3ª Divisão de Infantaria que estavam prestes a retornar para os EUA . Os ataques contra tropas dos EUA após o fim dos combates chegam a 25 por dia e já provocaram 52 baixas americanas de 1° de maio a 31 de julho .

Segundo informações divulgadas pelo serviço de inteligência americano a maioria dos ataques contra os americanos está sendo realizada por células isoladas de remanescentes do Baath, o partido único dq ditadura e que não aceitam a perda do poder. ( Veja, 30.07.2003, p. 59. )

Ironicamente , a decisão de Bush e Blair sobre a guerra passou a ser colocada em dúvida face à divulgação de que dados foram falseados. O diretor da CIA americana admitiu que documentos que procuravam demonstrar que o Iraque queria importar urânio do Niger, no oeste da África , eram falsificados . Esta afirmação foi colocada por Bush em seu Discurso sobre o Estado da União . O próprio presidente Bush admitiu ter usado informações falsas em seu discurso em 30.07.2003 ( F S P . 31.07.2003 , p. A-13) .

Tony Blair também viu seu mandato ameaçado com o suicídio, em 18.07.2003 , de David Kelly , cientista especializado em armas biológicas , que participou de 37 inspeções de armas no Iraque e era consultor do Ministério de Defesa da Inglaterra e que foi a principal fonte da BBC que divulgou uma reportagem afirmando que o dossiê Iraque , documento de cinquenta páginas produzido pelo serviço secreto inglês afirmando que o Iraque tinha capacidade de disparar armas químicas em apenas 45 minutos e em apenas cinco anos poderia ter sua bomba nuclear era um documento mentiroso. Ele não passou de material copiado, sem menção da fonte , de três artigos disponíveis na Internet. Não foram encontradas até o momento armas químicas e biológicas , nem armas de destruição em massa em todo o território iraquiano.

Em 22 de julho de 2003 os americanos anunciaram terem matado os dois filhos de Saddam , Uday e Qusay .

Quando Saddam se tornou presidente do Iraque em 1979 , levou os dois filhos , então com 15 e 13 anos para assistir à execução de seus desafetos políticos . Posteriormente Udai contou ter matado pessoalmente alguns deles. Udai , o primogênito . era o herdeiro natural e famoso por sua crueldade . Entre suas proezas conta-se ter jogado o Ministro da Saúde em um canil para ser estraçalhado pelos cães . Em uma festa de família discutiu com o tio , baleando-o na perna que teve que ser amputada . Estuprava mulheres e adolescentes a seu bel prazer , pegas nas ruas ou esposas, ou filhas de membros do governo, civis ou militares . Em 1988 , com 24 anos marou a pauladas o guarda-costas predileto do pai que o mandou para a Suiça por um tempo. Em 1996 sobreviveu a um atentado a tiros , cometido, ao que parece , por parentes de uma moça que ele estuprou e passou a andar de bengala .

Com estas proezas o pai resolveu considerar como herdeiro o filho mais novo Qusai . Mais quieto e reflexivo , mas não menos cruel. Depois da Guerra do Golfo em 1991 , Qusai comandou o assassinato em massa dos muçulmanos xiitas revoltados no sul do Iraque . Supervisionava pessoalmente as sessões de tortura e os presídios superlotados foram aliviados com a execução dos presos . Atribui-se a ele a idéia de jogar prisioneiros dentro de máquinas trituradoras . Os mais afortunados eram colocados com a cabeça para a frente e morriam logo. A agonia era mais prolongada para aqueles que tinham os pés esmagados primeiro. ( Veja, 30.07.2003, p. 60).

Os dois filhos de Saddam eram seus sucessores naturais no poder e sua morte representa a impossibilidade de continuação do clã , fator fundamental para o sucesso da estratégia americana . Tendo em vista o ceticismo demonstrado pela população de que realmente os dois teriam sido mortos os americanos decidiram divulgar fotografias e filmagens dos corpos , bem como exames de DNA e arcada dentária. O provável delator do paradeiro dos irmãos é o xeque Nawaf al Zaydan Muhhamad proprietário da mansão em Mossul onde eles estavam e que saiu do local com a família pouco antes da ação americana . A recompensa de US$ 15 milhões por informações sobre o paradeiro de cada um era um atrativo irresistível



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui