Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Peixe-boi da Ilha de Marajó. -- 18/06/2012 - 18:46 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PEIXE-BOI DA ILHA DE MARAJÓ

A Ilha de Marajó é reconhecida mundialmente por reunir uma grande quantidade de atrativos ecológicos, sociais e culturais. A ilha principal faz parte de um imenso arquipélago situado na foz do rio Amazonas, que reúne centenas de ilhas entrecortadas por um emaranhado enorme de canais, furos e igarapés, que no seu total envolvem uma área de 104.140 Km² - área esta que vale destacar é superior a de vários estados brasileiros.
Essa imensidão possui uma biodiversidade gigantesca, com muitas espécies de animais raros e ameaçados de extinção, como é o caso da onça-pintada (Panthera onca), o pirarucu (Arapaima gigas), o boto-cinza (Sotalia guianensis), o boto-vermelho (Inia geoffrensis), o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) e o peixe-boi-da-Amazónia (Trichechus inunguis).
Muitos desses animais estão ameaçados pela pressão que sofrem de caçadores e pescadores ilegais que matam indiscriminadamente essas raridades, sem levar em conta sua importància para o equilíbrio do ecossistema do arquipélago do Marajó.
Por outro lado, para reverter esses problemas estão surgindo ações de conservação de espécies da fauna e flora com enfoque na responsabilidade social e ambiental.
Uma dessas belas iniciativas surgiu no interior da floresta alagada, bem no coração da Ilha de Marajó. Na Reserva Extrativista Mapuá, que é uma Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), um grupo de alunos e professores da Comunidade Santa Rita elaborou um Projeto de Educação Ambiental com enfoque na proteção do peixe-boi-da-Amazónia (Trichechus inunguis). Assim, dentro das estratégias pedagógicas desse Projeto os estudantes desenvolveram várias atividades, entre as quais: canções, histórias, desenhos, apresentações e um interessante jogo de tabuleiro - tudo com objetivo de envolver as comunidades ribeirinhas na conservação desse importante representante da fauna local, trazendo informações sobre os hábitos do peixe-boi, além de dicas para sua proteção.
A idéia dessa proposta é usar o peixe-boi como uma "bonita bandeira" que ao ser hasteada bem no alto do mastro pode ser vista de longa distante, cativando muitas pessoas. O Projeto de Educação Ambiental sobre o peixe-boi da RESEX Mapuá pode ser o primeiro de outros para tratar diversos temas relacionados ao cotidiano dos moradores da floresta, para que assim as crianças brinquem aprendendo e aprendam brincando.
O peixe-boi é um animal que inspira muito amor e carinho, especialmente nas crianças e jovens, e é a partir desse atrativo que se pretende trabalhar outros temas relevantes para buscar um caminho para a sustentabilidade, como o lixo, a poluição das águas, as queimadas, o desmatamento etc.
A Educação Ambiental é uma poderosa ferramenta para sensibilizar os moradores locais a respeito da necessidade de conservação da biodiversidade e riqueza ecológica que existe nessa região.
Como fruto desse trabalho, a RESEX Mapuá se inscreveu para participar do "Concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola" - que reúne vídeos de todas as localidades do Brasil de projetos de meio ambiente com base nos temas da Conferência Rio+20, e na seguinte pergunta norteadora: Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável ???
Caso você queira colaborar com essa bela iniciativa, ajude os moradores da floresta divulgando o vídeo do peixe-boi da Ilha de Marajó (que está disponível no seguinte endereço: http://youtu.be/WZ6n43IbDb4), pois o ganhador desse Concurso será o vídeo que obtiver o maior número de visitas.
Muitas pessoas gostariam de fazer uma viagem para conhecer e ajudar as comunidades que vivem no meio da floresta, mas nem sempre isso é possível. Entretanto, você pode ajudar a melhorar a vida dessas comunidades apoiando esse Projeto. Então, mãos à obra: vamos todos participar, pois juntos podemos ajudar os moradores da floresta a salvar o peixe-boi da Ilha de Marajó !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 459, p. 15, de 20/04/2012. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui